sábado, 5 de julho de 2008

Silverstone só até 2009

O chefão da F1, Bernie Ecclestone, não perde tempo. Esta semana anunciou que a partir de 2010 o GP da Inglaterra passa a ser realizado em Donington, onde estão previstos investimentos da ordem de 100 milhões de libras durante os primeiros anos. O contrato é para 10 anos de GP da Inglaterra em Donington.

A reação geral que se viu ao anúncio foi de, no mínimo, insatisfação. Acontece que Silverstone é um circuito de grande tradição no automobilismo mundial. Lá foi realizado o primeiro GP de F1 em 1950. Desde então o circuito não passa mais que 2 anos sem receber o GP da Inglaterra. A partir de 1956 passou a fazer rodízio com Aintree (Silverstone ficando com os anos pares). Foi assim até 1960. Em 1961 e 1962 a honra ficou por conta de Aintree. Depois foi a vez de Brands Hatch entrar no rodízio com Silverstone. O tradicional circuito recebia o GP todos os anos ímpares até 1986. A partir de então Silverstone voltou a ser o único a sediar o GP britânico. Donington chegou a receber um GP em 1993. O GP da Europa.

Durante este longo período foi-se construindo toda uma infra-estrutura no seu entorno, que facilitou o transporte, acomodação e lazer das pessoas envolvidas com o automolismo. Infra-estrutura esta que terá de ser construída agora em Donington.

Criticam Donington exatamente pela ausência de uma infra-estrutura que acomode bem a F1, além do que haverá grandes prejuízos em Silverstone com a decisão.

Especula-se que o fator determinante para a decisão da mudança tenha sido financeiro. Cada circuito paga um valor X para Bernie Ecclestone por GP realizado. Acontece que este valor X tem sofrido uma superinflação devido ao crescimento do mercado asiático. Os GPs asiáticos têm pago US$ 30 milhões por GP e agora Ecclestone está querendo atualizar os valores de todos os contratos. Os organizadores de Silverstone não toparam, mas Donington sim. O mesmo problema tem acontecido em Indianápolis nos EUA.

Nenhum comentário: