segunda-feira, 7 de julho de 2008

Balanço da primeira metade

- Ferrari confirmou ter o melhor carro, mas tem pecado com erros em momentos críticos. Além, claro, de problemas com confiabilidade. Os dois motores quebraram no primeiro GP e na França houve o problema com o escapamento do carro de Raikkonen. A equipe errou em Mônaco com Raikkonen nos procedimentos de largada e 2 vezes com Massa (escolha dos pneus e reabastecimento). No Canadá errou de novo com Massa no reabastecimento. Na Inglaterra errou com Raikkonen em não trocar os pneus.

- McLaren tem mostrado que não está tão atrás quanto se esperava. Em alguns GPs inclusive supera a Ferrari, mesmo em condições normais. A equipe tem enfrentado uma série de problemas com Kovalainen, mas com Hamilton está na liderança do mundial de pilotos, mesmo com os altos e baixos do piloto.

- BMW tem sido a grande surpresa do mundial. Havia muitas expectativas para este ano devido ao desempenho da temporada anterior e pelo objetivos traçados pelos seus diretores. O principal objetivo era a conquista da primeira vitória, que veio com Kubica na 7ª etapda (Canadá), e com direito a dobradinha. Antes tinha conquistado pole com Kubica e melhor tempo com Heidfeld. Apesar de possuir um carro nitidamente inferior à McLaren encontra-se com 10 pontos de vantagem no mundial de construtores.

- Red Bull e Toyota têm mostrado uma boa consistência e evolução.

- Williams na pré-temporada prometia. Depois do pódio na primeira etapa, caiu bastante de desempenho e só tem se mantido na 6ª posição porque a Renault não parece estar focando no mundial, mas sim em resultados pontuais.

- Renault esperava muito, mas não tem conseguido grandes coisas. Em determinados momentos parece que vai crescer, mas sempre acontece algo. Como falei, parece estar focando em resultados pontuais e não no mundial de construtores. Tem enfrentado dificuldade com Nelsinho, que em seu ano de estréia tem tido dificuldade com os circuitos onde ainda não havia disputado em outras categorias.

- Para a Honda já esperava-se um ano de transição. Não se esperava grandes resultados, mas alguma evolução sim. Está devendo. Rubinho tem feito algumas boas apresentações, a exemplo de ontem levando a Honda de volta ao pódio.

- Toro Rosso tem feito o que se esperava dela, que é eventualmente boas apresentações. Tem feito isso pelo menos com Vettel. Bourdais está devendo.

- Force India tá na mesma, mas não havia expectativas mesmo. Mesmo assim, destaque para Sutil, que teve uma apresentação de gala em Mônaco. Não chegou em 4º devido a um erro de Raikkonen.

- Dentre os pilotos coloco Kubica como o melhor até aqui, apesar de estar em 4º no mundial. O polonês está a apenas 2 pontos dos líderes e o grande detalhe é que com um carro visivelmente inferior às Ferraris e McLarens. Além do ritmo forte, o piloto tem apresentado uma consistência incrível. O piloto terminou em 7 de nove etapas, enquanto os líderes terminaram 6. Lembrando que na primeira etapa foi tirado da pista pelo Nakajima quando estava em 5º. Além da vitória tem dois 2ºs, um 3º, dois 4ºs e um 5º. Tem feito grandes apresentações em condições adversas e minimiza os estragos quando o carro não está rendendo, como foi na França e como estava fazendo ontem.

- Massa teve um início de temporada muito complicado, principalmente por erros seus. Fez um GP da Austrália desastroso. Na Malásia jogou fora uma segunda colocação por perder a cabeça com a ultrapassagem de Raikkonen nos boxes. Então cresceu no campeonato, conquistando 28 dos 30 pontos disputados nas três etapas seguintes. Em Mônaco surpreendeu a todos com a pole e com seu bom desepenho na corrida e com pista molhada. Lá foi prejudicado por erros da equipe e chegou apenas em 3º. Parcela do erro para ele também na decisão da mudança de estratégia. No Canadá vinha de um treino ruim, onde classificou-se apenas em 6º, mas na corrida, com o erro de Hamilton (Hamilton e Raikkonen saíram naquela ocasião) poderia ter conquistado mais pontos, não fosse o erra da Ferrari no reabastecimento. Vitória na França e ontem na Inglaterra, uma corrida muito ruim. A equipe o prejudicou na classificação, mas na corrida ele também errou muito. Chegou a liderar o campeonato pela primeira vez e mostrou grande evolução. Com isso, Massa coloca-se de vez como forte candidato ao título desta temporada.

- Hamilton tem apresentado altos e baixos. Voltou a cometer erros como os da China e do Brasil na temporada passada. Como o Fábio Seixas da Folha fala, hora ou outra dá um tilt cerebral no inglês e faz umas grandes besteiras. Mesmo assim é o líder atualmente e forte candidato ao título.

- Raikkonen tem apresentado desepenho inferior ao esperado dele. Fez lambança na Austrália e em Mônaco. O título deve ficar entre ele e Massa, seu companheiro, uma vez que a equipe tem o melhor carro no geral e inglês tem menos experiência.

- Heidfeld está devendo. Tem tido um desempenho muito ruim principalmente nos treinos classificatórios.

- Kovalainen tem tido uma série problemas que tem impedido de mostrar o seu real potencial. Em alguns momentos consegue mostrar melhor desempenho que o companheiro.

- Trulli e Webber têm mostrado grande consistência. Não é a toa que aparecem logo depois das Ferraris, McLarens e BMWs.

- Alonso parece estar focando em resultados pontuais e não no mundial. Dispõe de um carro fraco, mas tem feito algumas boas apresentações. Como vai ao limite, comete erros e já abandonou algumas vezes quando estava em boas posições. Tem tido problemas com a confiabilidade do carro também.

- Barrichello tem surpreendido com algumas boas apresentações. A de ontem foi espetacular.

- Esperava mais de Glock, que venceu a GP2 ano passado. Enquanto soma apenas 5 pontos, seu companheiro soma 19 e já conquistou até pódio.

- Outro que esperava melhor desempenho é o Bourdais. O tetra-campeão da ChampCar, está devendo. Conquistou apenas 2 pontos e foi naquela corrida maluca da Austrália, onde quem terminou pontuou. Seu companheiro, Vettel, soma 5 e com uma grande apresentação em Mônaco. Lá conquistou a 5ª posição.

- Nelsinho Piquet ainda tem muito a evoluir, mas começa a dar sinais de grande potencial. Fez boas corridas na França e na Inglaterra, circuitos que conhecia.

- O mundial de construtores deve ficar mesmo com a Ferrari. Possui o melhor carro no geral e certamente a melhor dupla no momento. Na McLaren o que pesa é a inesperiência e na BMW o Heidfeld não encontra-se num bom momento da carreira.

- A briga deve ficar mesmo é pelo segundo posto. Acho que BMW tem chances, o que é incrível.

- Estou curioso pela disputa entre Red Bull, Toyota, Williams e Renault. Daí acho que Williams cai e disputa posição com Honda. Renault tem muito a fazer se quiser vencer a disputa.

- Espero que Honda comece a presentar melhores resultados.

- Espero que Toro Rosso também cresça no mundial.

Nenhum comentário: