sábado, 5 de julho de 2008

Chuva capenga, mas treino estranho

Que a McLaren viria forte para o GP inglês, já esperávamos, mas uma Ferrari tão fraca foi surpresa. Depois de marcar o melhor tempo dos 3 treinos livres logo no primeiro deles, Massa sofreu forte acidente ao perder o controle do carro em óleo deixado por carro de Alonso. A partir daí, apesar da equipe conseguir recuperar rapidamente o seu carro, seu ritmo caiu bastante. Seu companheiro também não mostrou grande desempenho nos treinos livres. Como treino é treino, tínhamos de esperar pelo classificatório para poder ver a real situação dos carros italianos. O que se viu foi uma Ferrari muito fraca e que, em nenhum momento, ameaçou às McLarens, além de perder terreno para Red Bull.

A tão falada chuva chegou a aparecer durante a manhã, mas parou. Durante o treino, choveu apenas no final do Q1 e mesmo assim muito fraco. Apesar disto, os resultados, como anunciado no título foram bem atípicos. Destaque para Kovalainen, Webber, Heidfeld, Alonso, Piquet e Vettel. As decepções ficaram por conta de Hamilton, Massa, Kubica, Honda, Williams e Toyota.

Kovalainen em sua segunda temporada, primeira na McLaren, conquistou hoje sua primeira pole e deu um grande passo para a consquita de sua primeira vitória. O finlandês fez um treino classificatório muito forte e sem erros. Foi o mais veloz no Q1 e no Q3, no Q2 fez um tempo apenas 0.06s mais lento que o melhor (de Hamilton). Seu companheiro, por sua vez, veio para o Q3 com muita sede ao pote. Queria marcar a pole já em sua primeira volta. Vinha um temporal, mas para isso estava forçando demais. Com os riscos elevados, não conseguiu chegar ao final do giro e deu uma escada. Teve uma oportunidade para segunda tentativa, mas resolveu ser mais comedido e ficou apenas com a 4ª colocação. Tomara que amanhã não dê mais uma mancada. Terá Webber logo a sua frente no grid e Raikkonen do lado.

Não desmerecendo o feito de Kovalainen, mas o grande destaque do dia fica por conta do feito de Webber. O australiano conquistou a segunda colocação. Assim entra para os anais da jovem Red Bull como o piloto com melhor resultado em classificatório até então. É notória a evolução da equipe que encontra-se na 4ª posição no mundial e tem apresentado grande regularidade, não tendo pontuado apenas na Austrália. Neste quesito perde apenas para BMW e Ferrari, que pontuaram em todas as etapas da temporada. Amanhã o piloto deve ter grandes problemas em manter esta posição. Logo atrás dele estão Raikkonen (3º no grid) e Hamilton. Além disso, pelo forte desempenho, imagino que o carro esteja mais leve que os rivais.

Raikkonen decepcionou ao não mostrar nenhuma combatividade contra as McLarens no classificatório, além de ter permitido à Red Bull alinhar a sua frente, mas olhando para a tabela sua situação parece bem confortável para a corrida amanhã. Seus principais rivais no momento, Massa e Kubica, tiveram problemas durante o Q3 e só conseguiram alinhar em 9º e 10º, respectivamente. Kubica nem sequer saiu dos boxes devido a algum problema mecânico ainda não divulgado. Massa chegou a fazer uma volta rápida, mas foi pouco. Em sua segunda tentativa teve problema na troca dos pneus e não conseguiu iniciar sua segunda volta rápida a tempo. Caso não volte a enfrentar problemas mecânicos e consiga manter Hamilton a uma distância segura, Raikkonen deve subir, pelo menos, uma posição na tabela. Diria que as maiores chances são, de novo, de terminar a etapa com novo líder. Lembrando que nas quatro últimas provas tivemos 4 líderes distintos: Raikkonen, Hamilton, Kubica e Massa.

Se Kubica enfrentou problemas desta vez, Heidfeld não perdeu tempo. Fez ótimo treino e conquistou a 5º posição. Na seqüência vieram as Renaults com um bom desempenho. Alonso foi o 6º e Nelsinho o 7º com um tempo 0.4s mais lento que o companheiro. Vettel, que em 2009 deve substituir o aposentado Coulthard, largará em 8º.

As Hondas não passaram pelo primeiro corte. As Toyotas ficaram no Q2. Williams ficou no Q1 com Rosberg em 18º e no Q2 com Nakajima em 15º.

Para amanhã, sem chuva, acredito em vitória de Kovalainen com Raikkonen e Hamilton completando o pódio (nesta ordem). Com uma boa corrida Massa deve terminar em 5º. Se vier chuva, aí complica. Entra muito de fator sorte. Hora certa de parar, decisões corretas e sorte de não aquaplanar.

Críticas à organização da prova pela não sinalização da situação de perigo, assim como pelo passeio de um coelho na pista durante o segundo treino livre. Não é a primeira vez na temporada que isso acontece. Na Turquia, durante a segunda bateria da GP2, o brasileiro Bruno Senna atropelou um dos 2 cachorros que passeavam pela pista. Para o piloto, nenhuma seqüela além da perda de pontos. Quanto ao cachorro, acho que nem precisa falar. Outro exemplo é o que aconteceu com o piloto Cristiano da Matta em 2006. Na época o piloto corria pela ChampCar e num dos testes atropelou um cervo. Pela velocidade em que bateu no animal, foi um verdadeiro milagre o piloto ter sobrevivido. Cristiano ficou em coma, precisou passar por cirurgias e fazer fisioterapia. Só este ano o piloto conseguiu voltar às pistas. Ela está tentando voltar a competir em alguma categoria de turismo, já que terá de reconsquistar terreno e está ficando velho para as categoria de monoposto.

Nenhum comentário: