segunda-feira, 7 de julho de 2008

Em GP Britânico molhado, Hamilton cumpre promessa

Com a saída de Alonso da McLaren ao final da temporada passada o que se especulou muito até o início desta temporada foi sobre o desempenho de Hamilton. O inglês passaria a assumir a liderança na equipe e assim teria mais pressão sobre ele. Outro fator que pesava contra o piloto era a perda da ajuda de Alonso na evolução e acerto do carro.

Passada metade da temporada, o que vimos foi um Hamilton inconsistente, comentendo muitos erros. No GP Britânico, em especial, havia uma maior pressão por correr em casa e pelos erros das últimas corridas, que o fizeram não só perder a liderança, mas também ficar a 10 pontos do líder, Massa.

Nos treinos livres o que vimos foi uma McLaren muito forte. Na classificação Hamilton forçou demais, cometeu erro e ficou apenas com a 4ª colocação no grid enquanto seu companheiro largava na pole. A corrida começou e prosseguiu, até o final, com chuva. Hamilton largou bem e com uma ajuda involuntária de Webber, que fechou Raikkonen, pulou para a 2ª posição e colocou o carro lado a lado com Kovalainen. O finlandês não abriu espaço e vimos uma grande disputa nas 3 voltas que se seguiram.

Hamilton conseguiu a ultrapassagem na 4ª volta e aí começou a abrir. Mesmo assim, até a primeira parada nos boxes a corrida parecia indefinida porque Raikkonen havia conseguido ultrapassar Kovalainen, quando este cometeu erro, e estava muito próximo. Mas aí a Ferrari voltou a fazer besteira e destruíu a corrida do atual campeão da categoria. Decidiu não realizar a troca do pneu de chuva de Raikkonen enquanto a McLaren trocou o pneu de chuva de Hamilton por um novo do mesmo tipo. A equipe italiana fez o mesmo com Massa, assim como a Renault com Alonso. Todos tiveram queda no desempenho.

O que se viu na seqüência foi Hamilton rapidamente abrir 12s de vantagem e à partir daí foi só gerenciar a vantagem. O inglês venceu com mais de 68s de vantagem para o segundo colocado, além de colocar 1 volta em quase todos os outros carros, exceto 2. Tanto Kovalainen, o pole, como Raikkonen, que chegou a disputar a liderança, tomaram volta. Enquanto Hamilton abria, Raikkonen perdia espaço para quem vinha atrás e começou a perder posições. Chegou apenas em 4º.

O desempenho de Hamilton foi muito bom, mas ao meu ver o grande destaque da prova foi Rubens Barrichello. O brasileiro, que ano passado com a mesma Honda não conseguiu pontuar, largou em 16º e chegou em 3º com o limitado carro da equipe japonesa, lembrando suas grandes apresentações na época em que competia pela Ferrari. Fez miséria ontem. Numa pista invariavelmente molhada e onde quase todos cometeram erros (a exemplo dos líderes da temporada: Hamilton, Massa, Raikkonen e Kubica), Barrichello manteve um bom ritmo e não cometeu 1 erro sequer. Ontem foi o melhor sem sombra de dúvida.

Outro que fez uma boa corrida foi Heidfeld, que completou o pódio. O alemão ontem deixou a má fase de lado. Lembrando que já havia feito um bom trabalho no Sábado, quando fez o 5º tempo. Kubica e Nelsinho vinham fazendo boas apresentações também, mas deram azar de ficarem presos na brita no momento em que a chuva apertou. Este foi um momento bastante crítico na corrida. Os pilotos que ainda não tinham dado sua escapadinha, assim o fizeram. Foi assim com Hamilton e Raikkonen, por exemplo.

Massa teve um final de semana infernal, daqueles para esquecer por completo. Bateu forte na Sexta, no classificatório não conseguiu fazer sua segunda volta rápida no Q3 por causa da porca de um dos pneus que não encaixava, alinhou apenas em 9º e no Domingo deu, no mínimo, 5 rodadas. Foi rodada de tudo que é jeito. Primeiro rodou por por passar na faixa branca. Depois por reacelerar forte na curva. Teve até rodada na reta. Dentre os que terminaram, foi o último e único a tomar 2 voltas do líder.

Kubica foi outro que teve um final de semena para esquecer. Assim como Massa, teve problemas no Q3 e largou em 10º. Na corrida, abandonou ao ficar preso na brita. O detalhe aqui é que, diferentemente de Massa, no momento em que não teve estes problemas fazia uma grande corrida. Caso tivesse concluído a corrida, não seria difícil imaginá-lo em, pelo menos, 3º. Assim sendo, estaria liderando novamente o mundial e com 4 pontos de vantagem.

Completaram a zona de pontuação Kovalainen, Alonso, Trulli e Nakajima, respectivamente. Foram 7 abandonos, talvez todos por ficarem presos na brita.

Passada metade da temporada, o mundial de pilotos prossegue com uma disputa muito apertada. Os quatro primeiros na tabela distam apenas por 2 pontos. Os três primeiros estão empatados em pontos. Segue a tabela.

01. Lewis Hamilton (McLaren) - 48 pontos
02. Felipe Massa (Ferrari) - 48 (perde para Hamilton por um 10º lugar do inglês)
03. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 48 (tem um vitória a menos que os 2 primeiros)
04. Robert Kubica (BMW) - 46
05. Nick Heidfeld (BMW) - 36
06. Heikki Kovalainen (McLaren) - 24
07. Jarno Trulli (Toyota) - 19
08. Mark Webber (Red Bull) - 18
09. Fernando Alonso (Renault) - 13
10. Rubens Barrichello (Honda) - 11
16. Jenson Button (Honda) - 3
17. Nelson Ângelo Piquet (Renault) - 2

Já no mundial de construtores ...

01. Ferrari - 96 pontos
02. BMW - 82
03. McLaren - 72
04. Red Bull - 24
04. Toyota - 24
06. Williams - 17
07. Renault - 15
08. Honda - 14
09. Toro Rosso - 7
10. Force India - 0

É impressionante a BMW está na frente da McLaren nesta etapa da competição.

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