domingo, 9 de setembro de 2007

[F1] Pós-GP Itália

A McLaren confirmou o forte desempenho e concluíu o GP com uma dobradinha liderada pelo espanhol mestre em antipatia Fernando Alonso, que além da vitória marcou a pole e melhor tempo. Agora a McLaren, que tinha apenas 11 pontos de vantagem perante a Ferrari, passa a ter 23 e dificultou bastante para a equipe italiana.

Com a vitória Alonso agora está a apenas 3 pontos de Hamilton, vem numa crescente de rendimento e vem ganhando confiança. Torna-se assim um forte oponente a Hamilton e forte concorrente ao título da temporada.

Logo na largada Massa e Raikkonen mostraram a que vieram. Raikkonen, que largou em 5º, logo supera Heidfeld. Massa larga bem e parte para cima. Hamilton logo de cara decide que o melhor a fazer naquele momento é defender sua posição a atacar Alonso. Massa ultrapassa Hamilton e chega a primeira curva no segundo posto. Neste momento Hamilton já alinhou seu carro ao lado do de Massa, tentando uma ultrapassagem por fora. Como a curva não permitia que dois carros a contornassem lado-a-lado os dois pilotos tocam-se. Hamilton, que terminou passando reto na curva (fora da pista), reassumiu a segunda colocação. Apesar de aparentemente não ter sido intensional, Hamilton deveria ter sido punido pela ultrapassagem irregular sobre Massa.

A corrida segue com as McLarens abrindo pouco-a-pouco. Massa e Raikkonen logo atrás. Na 9ª volta Massa estranhamente entra nos boxes e faz um longo reabastecimento e troca de pneus. Retorna para a pista e na outra volta pára novamente, só que desta vez não retorna para a pista. A declaração oficial foi de que houve um problema na suspensão traseira. Com o abandono Massa foi o grande derrotado do GP. Viu a distância para Hamilton aumentar de 15 para 23 pontos. Além disso foi novamente ultrapassado por Raikkonen, que abriu 5 pontos no mundial de pilotos.

O grande lance da corrida aconteceu já próximo ao final com uma bela ultrapassagem de Hamilton sobre Raikkonen. Kubica, que havia perdido o 5º posto para Rosberg devido a um pequeno problema durante a parada no boxe, foi outro que também fez uma bela ultrapassagem na corrida.

Fora Alonso e Hamilton, também fizeram uma boa corrida Heidfeld, Kubica, Rosberg, Kovalainen e Button. Kovalainen aumentou a diferença para seu companheiro de equipe e agora soma 21 pontos contra 17 de Fisichella. Rosberg encostou perigosa em Wurz e agora está a apenas 1 ponto. Ele soma 12 contra 13 de Wurz. Button marcou mais um ponto para a Honda, que por enquanto só soma os 2 pontos de Button. Por enquanto Rubinho não marcou pontos.

Final das contas, a McLaren foi a grande vencedora do GP da Itália e agora só deve ser ultrapassada no mundial de construtores caso sofra punição da FIA no julgamento de quinta-feira. No mundial de pilotos, em uma situação normal (sem punições para os Hamilton e Alonso quinta), a McLaren deve conquistar as duas primeiras posições da tabela, mas a ordem ainda está totalmente em aberto. No caso de punição para os pilotos da McLaren aí sim a briga fica entre os pilotos da Ferrari também totalmente em aberto.

Depois de 13 das 17 etapas, McLaren soma 166 pontos e Ferrari soma 143, Hamilton soma 92, Alonso 89, Raikkonen 74 e Massa tem 69. A próxima etapa é a da Bélgica no próximo final de semana. Logo em seguida Japão, China e Brasil.

Uma curiosidade na tabela classificatória do mundial de pilotos é o fato dos pilotos estarem posicionados de acordo com a classificação das equipes. Sempre os dois pilotos de uma mesma equipe estão juntos. Isso só serve para ilustrar o estado a que chegamos na F1. O que vale é o carro. O talento do piloto praticamente serve apenas para deixá-lo na frente de seu companheiro. Espero que com as mudanças que estão por vir mude esta realidade. Está prevista a exclusão do controle de tração e discutem-se mudanças na aerodinâmica para facilitar ultrapassagens. Seria bem vindo também alterações no sistema de pontuação, que atualmente prioriza a regularidade e não estimula a luta pela vitória.



Nenhum comentário: