domingo, 16 de setembro de 2007

[F1] Pós-GP Bélgica

Final de semana de domínio total da equipe Ferrari. Vitória de Raikkonen com Massa o acompanhando de perto. Alonso e Hamilton chegaram um pouco atrás. No geral, assim como em toda a temporada, a corrida foi bem chata. Mas, pelo menos, o resultado foi interessante para o campeonato. Os destaques ficaram por conta de Raikkonen com sua vitória de ponta a ponta, Kubica (9º), Rosberg (6º) e Kovalainen (8º).

Kubica tinha conquistado a 5ª posição no treino classificatório, trocou o motor, perdeu 10 posições e terminou largando em 14º devido a um problema com o carro do Fisichella. Daí na corrida teve bons pegas com Coulthard e Kovalainen. No final das contas, apesar do bom desempenho, terminou 9º e não pontuou. Seu companheiro de equipe fez mais uma boa corrida e chegou em 5º.

Os grandes eventos na corrida foram um chega-pra-lá de Alonso em Hamilton (logo depois da primeira curva), os pegas de Kubica e a ultrapassagem de Sato sobre Button. Hamilton chegou a sair da pista, mas voltou e manteve a posição. Alonso alegou que teve de espalhar um pouco na curva 1 devido a uma freada de Massa. Hamilton deu declarações reclamando da atitude do companheiro. No boxe da McLaren a expressão de todos foi de apreensão.

Massa tinha uma boa chance de vencer, mas para isso precisava manter a posição na largada e depois acompanhar Raikkonen bem de perto até as paradas de boxe. A primeira parte cumpriu, mas a segunda não logrou êxito. Raikkonen mostrou estar com um carro melhor acertado para correr com o pneu de composto mais duro, já Massa tinha um acerto melhor para o pneu de composto mais macio. Como Raikkonen e Massa só utilizaram o pneu de composto mais macio no trecho final da corrida, não havia mais tempo para Massa tentar algo. Chegou a reduzir consideravelmente a distância, mas de nada adiantou.

Com o resultado a Ferrari conquistou o mundial de construtores, uma vez que a BMW (2ª) tem 71 pontos a menos e na melhor das hipóteses conquista apenas 54 (com 3 dobradinhas). Ferrari soma 161 pontos, BMW 90, Renault 39, Williams 28, Red Bull 18, Toyota 12, Super Aguri 4 e Honda 2. McLaren não marca pontos este ano.

No mundial de pilotos Hamilton soma 97, Alonso 95, Raikkonen 84, Massa 77, Heidfeld 56 e Kubica 33. A diferença de Alonso para Hamilton diminuiu de 3 para 2 pontos e a de Raikkonen para Hamilton diminuiu de 18 para 13. O campeonato ainda está aberto, mas será muito difícil para qualquer piloto da Ferrari. Mesmo assim há grandes chances da Ferrari passar a dar total apoio a Raikkonen para os GPs restantes, acabando assim com a tentativa de Massa de bater seu companheiro de equipe. Faltam 3 GPs (Japão, China e Brasil) e cada vitória soma 10 pontos.

Desde o GP da Inglaterra (9º) Hamilton não vem apresentando o mesmo desempenho de antes. Com exceção da Hungria foi batido todas as vezes por Alonso. Caso ainda tenha o título em mente, Hamilton precisa urgentemente superar seu companheiro. Em condições normais (Hamilton e Alonso correndo todas os últimos GPs sem falhas nos carros), uma chance real para os pilotos da Ferrari só surgiria caso houvesse um choque entre os dois pilotos da McLaren, que os tirassem de um dos GPs restantes. Vejo tal situação como algo improvável, mas com os ânimos elevados é sempre uma possibilidade.

Saindo um pouco do âmbito esportivo, depois do julgamento de quinta, Ron Dennis fez uma declaração afirmando que foi ele quem informou a FIA de que seus pilotos teriam maiores informações sobre o caso de espionagem. Ele explicou que depois da confunsão entre Alonso e Hamilton no treino classificatório do GP da Hungria, Alonso foi falar com ele. Alonso teria ameaçado apresentar provas da desonetidade da McLaren a FIA. Foi então que Ron Dennis decidiu entregar a própria equipe que ser chantegeado. Alonso queria ali conquistar na marra o posto de primeiro piloto. Alonso posteriormente desmitiu Ron Dennis. Este fato só serve para mostrar que o clima na equipe vai de mal a pior, como pôde ser visto hoje na manobra de Alonso sobre Hamilton e a expressão de todos nos boxes.

Sobre Alonso ainda há muita especulação sobre uma eventual saída da McLaren ao final do ano. Seu contrato é até 2009, mas falam que haveria uma cláusula onde poderia sair caso sua imagem foi afetado por alguma atitude da equipe. O resultado do julgamento seria assim o que ele precisava para romper o contrato sem ter de pagar uma multa milionária. Renault e Toyota estariam interessadas em contratar Alonso. Com tudo o que está acontecendo é muito provável que aconteça, mas Alonso deve ainda pensar bastante sobre o assunto. Ele sabe que ficando na McLaren continuará a enfrentar os mesmos problemas de relacionamento deste ano, mas sabe também que a McLaren conta com muito mais dinheiro para construir bons carros.



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