quinta-feira, 13 de setembro de 2007

[F1] A decisão da FIA

A FIA falou grosso, mas na hora de punir amarelou. No final das contas a pena foi muito branda.

Esportivamente a equipe perde apenas os pontos que conquistou e que venha a conquistar este ano no mundial de construtores. Quanto aos pilotos, estes poderão correr normalmente pela McLaren até o final do ano e não perderão um ponto sequer.

Para não dizer que amarelou, a FIA aplicou uma pena alta no que se refere às finanças da equipe. A equipe recebeu uma multa de $ 100.000.000,00. A equipe também deixa de receber ano que vem o auxílio para custeio de frete, que soma uma boa quantia também.

A FIA ainda solicita que a McLaren apresente o projeto do carro do ano que vem para avaliar se a equipe está utilizando alguma especificação da escuderia italiana. Mais uma vez ameça punir a McLaren caso perceba algo.

Esportivamente fica barato porque o que interessa para o público na F1 é o mundial de pilotos. Infelizmente, nisso tenho que concordar com o Alonso. O mundial de construtores traz apenas um bom retorno financeiro no auxílio de custeio do frete, além de ser bom para o ego e a publicidade da equipe. O ponto que quero chegar é, você lembra quem foi o piloto e a equipe campeã de 1994? O piloto eu lembro bem, sei por qual equipe ele corria, mas não sei dizer a equipe vencedora. Talvez quem venceu foi a própria Benneton, onde Schumacher corria, mas teria que verificar. Minha humilde opnião é que na F1 as pessoas estão intererssadas em saber e guardar em suas memórias apenas o piloto e a equipe onde corria.

Algo contraditório na decisão, ao não punir os pilotos, é: "McLaren usou de meios ilegais para evoluir seu carro e obter vantagens perante sua maior rival na temporada. Eu (FIA) te aplico uma pena por tal ilegalidade, mas seus pilotos, que se valeram das vantagens obtidas, continuam com os pontos conquistados e podem continuar correndo sem problema com este carro irregular até o final da temporada.". A alegação da FIA foi de que os pilotos contribuíram para o esclarecimento do caso. Desta forma receberam como prêmio a manuteção de suas situações no campeonato.

Quanto a pena financeira, a montante é alto. Eu concordo. Mas este valor é muito alto para mim ou você, mas para uma equipe de ponta como a McLaren $ 100 milhões corresponde apenas à um terço de seu orçamento anual.

Segue o documento emitido pela FIA.



Ainda cabe recurso, tanto da Ferrari com da McLaren, mas acho que a história já morreu.

Nenhum comentário: