sábado, 29 de setembro de 2007

[F1] Pré-GP Japão

São 00h (horário de Brasília) agora quando finalmente vos escrevo. Falta apenas 1 hora e 30 minutos para o início da 15ª das 17 etapas do mundial. A corrida ocorre em Fuji no Japão. O circuito é praticamente desconhecido para a F1, pois as últimas vezes que correu por lá foi em 76 e 77 e recentemente o circuito foi remodelado. Sexta houve 2 treinos livres e no sábado o classificatório. O treino livre de sábado praticamente não ocorreu, pois a chuva não permitiu. Hoje (domingo) amanheceu com o tempo fechado e a chuva não parece que dará tregua para a corrida. Há algumas fotos de como está a situação em Fuji no blog do Fábio Seixas.

No primeiro contato (sexta) os pilotos elogiaram bastante o circuito por oferecer bons desafios e oportunidades de ultrapassagens. As reclamações destinaram-se principalmente a entrada dos boxes e há uma preocupação com algumas curvas cegas, que podem ser críticas em situação de chuva. A junção do fator circuito desconhecido com pista molhada deverá se tornar, neste GP, a grande atração. Se realmente a corrida acontecer em condição de pista molhada, deverão ocorrer muitos acidentes e entradas do safety car e desta forma teremos uma corrida cheia de alternativas. Provavelmente teremos hoje um GP bem animado, provavelmente até mais que no Canadá.

No treino classificatório, como já falamos, tivemos chuva em boa parte do tempo e pista molhada o tempo todo. McLaren e Ferrari conquistaram as 4 primeiras posições como nos acostumamos a ver este ano. E as maiores surpresas do treino classificatório ficaram por conta de Button e Vettel. O primeiro conquistou a 6ª posição com o desengoçado carro da equipe Honda e o segundo a 8ª posição com o "carrão" da Toro Rosso. Dentre o G4 a maior surpresa foi a pole de Hamilton que, depois de 3 GPs ruins onde foi constantemente superado por Alonso, voltou a correr bem, vibrou e abriu a boca com gosto para criticar as atitudes do companheiro em Spa e no decorrer da investigação no caso de espionagem. Acredito que Hamilton se reencontrou e ganhou confiança. O mais engraçado é que acho que tudo isso se deve àquela manobra suja de Alonso logo ao término da primeira curva de Spa, onde para evitar uma colisão Hamilton teve de sair da pista.

Logo depois da dupla da McLaren vem Raikkonen e Massa seguidos por Heidfeld, Button, Webber, Vettel, Kubica e Fisichella. Rubinho larga em 17º. Rosberg, que na verdade conquistou a 6ª posição, larga em 16º porque trocou o motor.

O mundial de construtores teve suas 2 primeiras posições confirmadas com Ferrari e BMW, uma vez que a McLaren decidiu não entrar com recurso depois do julgamento do caso de espionagem. No mundial de pilotos, a situação está em aberto, mas com uma boa vantagem para os pilotos da McLaren. Hamilton som 97 pontos, Alonso 95, Raikkonen 84 e Massa 77. Faltam 3 GPs e o vencedor de um GP soma 10. Matematicamente ainda há chances para Massa (20 pontos atrás do líder), mas a lógica é Massa trabalhar para a equipe, ou seja, para Raikkonen (13 pontos atrás do líder).

Acredito que neste momento uma chance real para qualquer dos pilotos da Ferrari seria a possibilidade dos pilotos da McLaren enfrentarem problemas. E a maior chance que surge é uma possibilidade de uma colisão entre ambos já que o carro tem apresentado um nível extremamente alto de confiabilidade e o clima entre os pilotos está cada vez mais quente. Não acredito muito nesta possibilidade, pois Hamilton e Alonso sabem que numa manobra destas podem estar jogando fora qualquer chance de conquista.

Meu chute para este GP é de que, no G4, termina do mesmo jeito que começa (Hamilton, Alonso, Raikkonen e Massa).

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