sexta-feira, 7 de setembro de 2007

[F1] Pré-GP Itália

Já se foram 12 das 17 etapas desta temporada a situação ainda está bem favorável a equipe McLaren, que conquistou sua posição com um equipamento mais confiável e cometeu menos erros. Mas nem tudo na McLaren é alegria.

A equipe vem enfrantando problemas internos com sua dupla de pilotos, o espanhol bicampeão (2005 e 2006, ambos pela Renault) Fernando Alonso e o inglês estreante Hamilton. Os problemas internos vêem do fato de Alonso não saber lidar com o fato de ter um companheiro de equipe competitivo e que o vem batendo constantemente. Alonso até o início da temporada imaginava que Hamilton não seria páreo para ele, mas o companheiro vem mostrando ser. Para completar, Alonso ainda vê na equipe um certo desejo interno de que Hamilton o supere. Hamilton é inglês, assim como a equipe, e foi formado/"adotado", deste cedo, pela equipe McLaren.

A equipe também terá de enfrentar na próxima quinta-feira (13/09) uma dura batalha que pode levá-la a ser desclassificada do mundial de construtores e, vejo com remotas chances, ter alguma punição a seus pilotos. Em Julho a FIA decidiu que a equipe era culpada no caso de espionagem, mas, na época, não puniu alegando que não havia provas de que a equipe havia utilizado as informações. O fato é que foram encontradas na casa de seu projetista mais de 700 páginas de documentos confidenciais da Ferrari com dados técnicos sobre seus projetos, materias e acertos, especificações que estão em uso este ano e que serão utilizados nas próximas temporadas.

E se não havia provas, começam a surgir algumas. Alonso, Hamilton e De La Rosa (pilotos da equipe McLaren) receberam comunicado da FIA "pedindo" por documentos ou evidências que ajudassem a esclarecer o caso. Foram avisados de que tais documentos não seriam utilizados para prejudicá-los, mas que, caso omitissem algo, aí sim poderiam sofrer severas punições. Alonso, que já não está tão satisfeito em trabalhar para a McLaren e que tenta buscar meios para encerrar seu contrato, entregou a FIA e-mails que trocou com De La Rosa falando sobre acertos para o carro onde citava as tais informações da Ferrari. Os e-mail seriam do início do ano, logo depois do GP da Austrália (o 1º da temporada). As informações era muito importante para a equipe, pois a mesma, até a temporada anterior utilizava pneus Michelin, já a Ferrari utilizava Bridgestone a algum tempo. Este ano todas as equipes usam Bridgestone.

Acredito que neste novo julgamento a equipe McLaren não sairá impune. A grande questão é: qual vai ser o tamanho da punição? Acredito que a equipe será punida, pois se não fosse para ser, a FIA não faria um novo julgamento. A imagem da entidade já foi bastante abalada no primeiro julgamento. O que é chato disto tudo é que finalmente neste ano estamos tendo um campeonato bem disputado, apesar das corridas chatas sem ultrapassagens ou disputas. São quatro pilotos e duas equipes ainda disputando o título deste ano depois de 12 das 17 etapas.

Mas deixemos as disputas judiciais de lado e voltemos a competição. No último GP, o que se viu foi uma Ferrari forte e uma McLaren bem apagada. Massa largou na frente, mesmo com mais combustível que Raikkonen, Hamilton ficou entre os dois pilotos da Ferrari. Alonso só conseguiu largar em quarto, seguido de perto pelos carros da BMW. Logo na largada o que se viu foi um Raikkonen agressivo, pois sabe que não tem mais o que perder, e o Hamilton mais contido. Assim Raikkonen conquistou a segunda posição logo de cara. Alonso, que não tinha feito uma boa classificação, largou mal e perdeu posição para as duas BMWs.

A corrida seguiu com uma forte disputa entre Raikkonen e Massa. Hamilton acompanhava de perto, mas sem oferecer risco às Ferraris. Enquanto isso Alonso fazia uma corrida bem apagada e só conseguiu ultrapassar as BMWs durante as paradas. Kubica, que largou com pouco combustível, fez uma corrida muito aquém do esperado e conquistou apenas a 8ª posição. O grande foco da corrida ficou então, na maior parte do tempo, na disputa entre Massa e Raikkonen. Raikkonen forçava e forçava, encostava e Massa não cometia erros até que preste a fazer a segunda parada começou a enfrentar problemas com os pneus e aí cometeu um ou dois erros, o que faz com que Raikkonen encostasse de vez e parecia que o finlandês ia finalmente ultrapassá-lo, mas não aconteceu e aí a corrida praticamente acabou para os dois. Massa fez pole e venceu. Raikkonen ainda marcou a volta mais rápida no final. Taí um dos grandes problemas de Raikkonen. Ele viu uma grande chance, tentou e não conseguiu. Simplesmente desistiu. Para ser campeão precisaria ser mais persistente. Já o grande defeito de Massa é a grande quantidade de erros que comete.

Já na disputa entre os pilotos da McLaren. Bem, tudo parecia que ia muito bem para Hamilton. Ele estava a frente de Alonso e aumentaria a distância de 7 para 8 pontos no mundial. Nada excepcional, mas complicava um pouco mais a situação para o espanhol. Daí o pneu de Hamilton simplesmente desmanchou e ele teve que andar um bom trecho do circuito até conseguir chegar ao boxe e trocar o pneu. Final das contas, Hamilton deu asar, mas ainda assim deveria estar feliz, pois só perdeu duas posições e conseguiu minimizar as perdas. Assim, a distância que estava em 7 pontos só baixou para 5 pontos. Um outro ponto a favor de Hamilton este final de semana foi seu bom desempenho, mesmo sem a ajuda de Alonso no acerto do carro.

O grande destaque ficou por conta da Ferrari e de Massa. A Ferrari conseguiu suas segunda dobradinha no ano, perante 3 da rival McLaren, e diminuiu bem a vantagem que a McLaren tinha no mundial de construtores. Agora são apenas 11 pontos (eram 19) que as separam. A missão ainda é difícil, mas ainda tem chances e ganhou confiança. Massa também conquistou ótimo resultado. Com sua 3ª vitória no ano (a última tinha sido no 4º GP) ganha confiança e volta ao posto de concorrente ao título. Uma conquista de título por Massa neste ano, mesmo depois da vitória, é ainda muito remota, mas as chances existem e, como ele mesmo diz, assim é bem melhor. Mesmo não conquistando o título, Massa deve ter como missão para este ano conquistar o mundial de construtores para a equipe e superar seu companheiro de equipe.

Outros destaques do GP da Turquia ficaram por conta de Heidfeld, Kovalainen e Rosberg. Kovaleinen finalmente passou e abriu dois pontos em relação a seu companheiro de equpe, o veterano Fisichella. Heidfeld terminou em 4º, a frente de Hamilton, com mais uma boa corrida no ano. Rosberg, quando o carro não quebra, faz sempre aquilo que o carro permite. Já mostrou ser um bom piloto.

A situação agora é a seguinte, Ferrari e Massa ganharam bastante confiança para o desfecho da temporada com o resultado da última corrida. A Ferrari vem, em tese, mais forte para os dois próximos GPs (Itália e Bélgica) e os três últimos (Japão, China e Brasil) devem ter uma situação de equilíbrio entre McLaren e Ferrari. McLaren, por outro lado, está a frente e com vantagem considerável no mundial de construtores e com vantagem muito boa no mundial de pilotos. São 15 pontos que separam Massa (primeiro da Ferrari no mundial) e Hamilton (líder no mundial). Para Massa não basta vencer. Tem que torcer também por maus resultados de Hamilton. Na semana passada a McLaren surpreendeu com um ótimo desempenho nos quatro dias de teste em Monza (local GP deste final de semana).

O mundial segue aberto, mas Ferrari e seus pilotos não podem mais errar. A programação deste fim de semana começa no sábado às 9h com o treino classificatório e o GP será domingo também às 9h.

Seguem os gráficos com a situação dos mundiais.



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