segunda-feira, 24 de março de 2008

Resultados em Sepang

Em Sepang na Malásia, o que se viu foi a Ferrari muito superior às rivais. A equipe italiana dominou todo o final de semana e só não conquistou uma dobradinha por um erro de Massa, que não concluiu a corrida por ter ficado preso na brita.

Uma das grandes dúvidas que ficaram, no Sábado, depois da forte performance da Ferrari na qualificação era quanto aos carros estarem com muito menos combustível ou não. Lembrando que Massa (pole) fez um tempo 0.9 s melhor que Kovalainen (1º piloto não ferrarista no grid). Mas o que se viu foi que Massa tinha apenas 1 volta a menos de combustível que Raikkonen, 2 a menos que Hamilton e 3 a menos que Kovalainen. A equipe mostrou que tem um carro muito bom e que, pelo menos em Sepang, esteve muito superior a McLaren.

A McLaren, por sua vez, enfrentou problema durante todo o final de semana. Não conseguiu encontrar um bom acerto para o treino e para a corrida. Hamilton classificou mau. Ficando atrás de seu companheiro, mesmo com o carro mais leve. Durante a corrida ainda teve problemas em uma das paradas de boxe, que o fez ficar parado por 20 s. O problema foi na pistola utilizada para a troca de pneus. No final das contas chegou em 5º atrás de seu companheiro, que terminou em 3º.

Na largada, Massa e Raikkoen chegaram a andar lado a lado, mas Raikkonen prefiriu não arriscar e seguiu acompanhando Massa de perto. Segundo a estratégia da Ferrari, Massa pararia na 17ª volta e Raikkonen na 18ª. Para manter a posição, Massa precisaria abrir em torno de 3 s para seu companheiro. Com seqüências de voltas inconstante, francassou. Quando entrou nos boxes tinha menos de 2 s de vantagem. Raikkonen de quebra ainda andou muito rápido nas voltas anterior e posterior a entrada e sua parada foi 0.6 s mais rápida que a de Massa. Quando Raikkonen saiu dos boxes, Massa já estava logo atrás.

Raikkonen imprimiu seu ritmo de corrida, pois sabia que Massa poderia ameaçar sua vitória na próxima parada. Rapidamente conseguiu abrir. Quando Massa rodou na 30ª volta, Raikkonen já estava a quase 5 s. Massa fica preso na brita e não consegue voltar a correr. No caminho para os boxes é questionado pelo imprensa e responde apenas: "Tive uma sensação estranha". Não falou claramente, mas deixou nas entrelinhas que o problema estaria no carro. Foi desmentido pela Ferrari posteriormente. Errou feio quando tinha uma segunda colocação já garantida.

Se Raikkonen naquele momento já não tinha oponentes, ficou mais fácil ainda. Em segundo, muito longe, Kubica que desde o início acompanhou as Ferraris. Não conseguiu ameaçá-las, mas também não foi ameaçado. Assim como Raikkonen, foi outro que fez grande corrida.

O melhor momento da prova ficou por conta de Heidfeld. Depois de cair na classificação quando disputava a 3ª posição com seu companheiro, Heidfeld via-se atrás de Coulthard (Red Bull) e Alonso (Renault). Quando Alonso puxou para o lado para ultrapassar a Red Bull, Heidfeld foi para o outro e ultrapassou os dois. Alonso ainda teve um pouco de dificuldade, ficando por um bom tempo lado a lado com o escocês, mas conseguiu também ultrapassá-lo. Heidfeld fez boa corrida, mas terminou chegando em 6º devido ao incidente na largada.

Kovalainen largou bem, mas não tão bem como o companheiro, que largou atrás e pulou para a frente deixando Trulli entre eles. Entretanto com a vantagem de duas voltas que tinha perante Hamilton, um prova sem erros e um melhor acerto, Kovalainen fechou o pódio, que foi o seu primeiro. Grande corrida do finlandês. Acredito que vai dar trabalho, mas acho que o título deste ano ficará mesmo entre Hamilton e Raikkonen.

Destaque ainda para Trulli, Webber e Alonso, que chegaram respectivamente em 4º, 7º e 8º. Nelsinho fez uma boa prova e chegou em 11º. É claro que ainda falta muito a aprender, mas este foi um resultado importante.

Barrichello não conseguiu o desempenho da Austrália e ainda foi punido, com uma parada de 10 s, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes. Button terminou em 10º. Williams não teve um final de semana muito bom e ficou apenas com a 14ª e 17ª posições.

O mundial ficou assim:

* Pilotos
01. Hamilton (McLaren) 14 pontos
02. Raikkonen (Ferrari) 11 pontos
03. Heidfeld (BMW) 11 pontos
04. Kovalainen (McLaren) 10 pontos
05. Kubica (BWM) 8 pontos
06. Alonso (Renault) 6 pontos
07. Rosberg (Williams) 6 pontos
08. Trulli (Toyota) 5 pontos
09. Nakajima (Williams) 3 pontos
10. Webber (Red Bull) 2 pontos
11. Bourdais (Toro Rosso) 2 pontos

* Construtores
01. McLaren 24 pontos
02. BMW 19 pontos
03. Ferrari 11 pontos
04. Williams 9 pontos
05. Renault 6 pontos
06. Toyota 5 pontos
07. Red Bull 2 pontos
08. Toro Rosso 2 pontos

Nenhum comentário: