sábado, 22 de março de 2008

Pré-GP Malásia

Depois de uma semana complicada para a Ferrari e principalmente para Massa. A Ferrari vem fazendo um final de semana relativamente tranqüilo. Ficando apenas devendo nos treinos livres de Sexta-feira, quando deixou Raikkonen parado na pista sem combustível. Um erro absurdo para qualquer equipe e pior ainda para uma grande como a Ferrari.

Sábado passado Raikkonen teve problemas com a bomba de combustível na segunda parte do treino classificatório e terminou largando em 15º. Massa, por sua vez, fez uma qualificação bastante apagada e largou apenas em 4º, atrás das McLarens e de Kubica da BMW. No Domingo, logo na primeira curva, Massa rodou, quebrou a asa dianteira e foi para o final do grid. Depois ainda envolvel-se em uma acidente com Coulthard ao tentar ultrapassá-lo, mas neste caso considero que a culpa foi de Coulthard. Raikkonen, por sua vez, deu duas escapadas ao tentar ultrapassagens. No final os carros não terminaram, pararando com problemas no motor. Marcaram 1 ponto com Raikkonen por ter concluído mais que 90% da prova e apenas 6 carros terminaram a corrida. Estou descontando o carro do Rubinho, porque foi desclassificado.

A semana seguiu com: (1) a Ferrari tentando entender o que aconteceu com os motores, (2) rumores de que a centralina, produzida pela McLaren, gerou o problema e (3) rumores sobre uma saída de Massa da Ferrari em 2009. Para o lugar do brasileiro viria Vettel da Red Bull. Mais tarde a Ferrari deu declarações de que o problema deu-se por um mau uso da centralina nas condições de corrida da Austrália. A nova centralina exige um tratamento diferenciado sob condição de calor intenso. A equipe alega que já conseguu resolver o problema. Na minha opnião a FIA fez uma grande besteira em colocar a produção de tal equipamento, agora com único fornecedor, na mão de uma das concorrentes. Querendo ou não, gera desconfiança.

Quanto aos rumores sobre Massa, não tem como se afirmar nada por enquanto. A direção da Ferrari negou, Massa negou, Vettel e Toro Rosso também negaram. Estas negativas no mundo da F1 não significam muita coisa assim como os contratos, mas eu acredito que não passa de boato. Apesar de concordar quando falam de que a cada dia Massa vem se mostrando ser apenas mais um piloto rápido e que lhe falta cabeça para ser um candidato sério ao título. Não sei se a Ferrari pretender ter dois pilotos diputando seriamente o título. Isso provavelmente geraria disputas internas, que aumentariam as chances de terminar o ano com as mãos abanando, sem título de pilotos ou construtores. Lembrando que a equipe já dispõe, em seu quadro de pilotos titulares, de um campeão.

Outra notícia nesta semana foi o anúncio da renovação do contrato de Interlagos com FIA. Assim o Brasil garante espaço na F1, pelo menos, até 2015.

Quanto ao treino classificatório de Sepang na Malásia, 2ª etapa da temporada 2008, só deu Ferrari. Massa conquistou a pole com 1:35.748 e Raikkonen o segundo posto da primeira fila do grid com 1:36.230. O terceiro tempo foi de Kovalainen com 1:36.613 seguido de perto por Hamilton 1:36.709. Este resultado de Kovalainen é visto com bastante expectativa. Como será a evolução da relação dos pilotos da McLaren este ano. Vamos ver como Hamilton irá lidar com uma situação um tanto que oposta a do ano passado. Quando desafiou o piloto da equipe sob o qual estavam todos os focos. Agora a situação se inverteu para ele.

Logo em seguida aparece uma Toyota (com Trulli) e as duas BMWs com Kubica, assim como na Austrália, largando a frente de seu companheiro. A Toyota parece ter um carro razoável este ano. Na semana passada Trulli largou em 6º, mas os não concluiu a corrida por problemas no carro. Seu companheiro também não concluiu, este saiu da pista e destruiu o carro. A BMW, por sua vez, vai mostrando que continua forte e que começa aos poucos a ameaçar as equipes de ponta (Ferrari e McLaren).

Depois aparencem Webber (Red Bull), Alonso (Renault) e Glock (Toyota) fechando os 10 primeiros. É importante salientar que tanto Kovalainen quanto Hamilton foram punidos com 5 posições cada por terem atrapalhado Heidfeld em sua volta lançada no Q3 (3ª etapa da qualificação). Tal incidente pode ser observado no vídeo abaixo.



Observem como vinha dirigindo Kubica, à direita das McLarens. Hamilton e Kovalainen mereceram a punição. Hamilton já mostrou ser um bom piloto, mas tem umas manias que são, no mínimo, cabulosas. Um exemplo é este aí no vídeo, outro, pior ainda, é a sua conduta atrás do Safety Car. Ano passado ele provocou acidente entre Vettel e Coulthard no Japão, se não estou enganado. Na Austrália ele voltou a agir da mesma forma, mesmo a regra se tornando ainda mais restritiva. Mereceu uma punição ou, no mínimo, uma advertência.

Quanto aos outros brasileiros, Nelsinho (Renault) larga em 13º e Rubinho (Honda) em 14º. A Honda continua mostrando consistência. Button, companheiro de Rubinho, conquistou a 11ª posição. Nelsinho, por sinal, vem fazendo o final de semana bem melhor que o da Austrália. Nos treinos terminou próximo de Alonso. No último ficou apenas uma posição atrás.

Para a corrida amanhã, em condições normais (entenda-se sem chuva), acredito que a vitória fica entre Massa e Raikkonen, apesar de ter ficado com uma pulga atrás da orelha com o desempenho das Ferraris. Massa conseguiu praticamente 0.5 s de vantagem para Raikkonen e quase 0.9 s para Kovalainen. Isso é muito. Não acredito que a Ferrari esteja assim tão na frente. Acredito sim que tenham classificado com menos combustível. Daí é necessário ver como a prova evolui. Aposto em vitória de Raikkonen.

Quanto a Kovalainen e Hamilton, estou curioso para ver como um termina em relação ao outro. Não aposto em nenhum, mas gostaria de ver Kovalainen cheagando a frente de Hamilton. Aposto que Trulli, Webber e Alonso caem de posição. Hamilton e Kovalainen chegam a frente deles. Daí a briga fica boa entre as McLarens e as BMWs. Kubica pode ser até que fique para trás, mas acho que Heidfeld termina na frente completando o pódio.

Sob chuva a coisa complica. Fora as escadas, tem o Safety Car entrando na pista e aí o fator sorte começa a pesar demais. Nestas condições Massa, pelo que apresentou até hoje, cai na classificação. Alonso e Rubinho devem se destacar. No sábado a chuva só chegou depois dos treinos classificatórios. As expectativas são de que só chova no final da tarde, quando a corrida acabar. Mas a possibilidade existe.

Segue a formação do grid.

01. Felipe Massa - Ferrari, 1:35.748
02. Kimi Räikkönen - Ferrari, 1:36.230
03. Jarno Trulli - Toyota, 1:36.711
04. Robert Kubica - BMW, 1:36.727
05. Nick Heidfeld - BMW, 1:36.753
06. Mark Webber - Red Bull, 1:37.009
07. Fernando Alonso - Renault, 1:38.450
08. Heikki Kövalainen - McLaren, 1:36.613*
09. Lewis Hamilton - McLaren, 1:36.709*
10. Timo Glock - Toyota, 1:39.656
11. Jenson Button - Honda, 1:35.208
12. David Coulthard - Red Bull, 1:35.408
13. Nelsinho Piquet - Renault, 1:35.562
14. Rubens Barrichello - Honda, 1:35.622
15. Sebastian Vettel - Toro Rosso, 1:35.648
16. Nico Rosberg - Williams, 1:35.670
17. Giancarlo Fisichella - Force India, 1:36.240
18. Sébastien Bourdais - Toro Rosso, 1:36.677
19. Takuma Sato - Super Aguri, 1:37.087
20. Adrian Sutil - Force India, 1:37.101
21. Anthony Davidson - Super Aguri, 1:37.481
22. Kazuki Nakajima - Williams, 1:36.388**

* Punidos (5 posições) por atrapalharem a tomada de tempo de Heidfeld.
** Punido (10 posições) pela colisão em Kubica na Austrália.

Nenhum comentário: