sexta-feira, 14 de março de 2008

Palpites para a temporada de F1

Este texto era para ter sido publicado ontem antes do treino classificatório, mas só consegui concluí-lo agora. Em um próximo texto falo sobre as surpresas no treino.

Fico com uma grande expectativa para ver o que acontece nas corridas com a exclusão das ajudas eletrônicas. Já deu para perceber que nos treinos não muda muita coisa, mas espero que as corridas fiquem mais divertidas, com mais erros e ultrapassagens. Outro fator que deixou-me com bastante expectativa foi o fato dos pilotos que disputam a superpole (última etapa da classificação) não poderem mais reabastecer ao final da classificação. Isso vai mexer bastante com as estratégias de corrida e, mais forte que no ano passado, o pole não significa necessariamente ser o mais veloz. Para falar a verdade não gosto muito disso, mas certamente trará mais alguma emoção. Acho que pole tem que ser o mais veloz, como era na época de Senna, por exemplo.

Acredito que os títulos sejam decedidos entre Ferrari e McLaren. Quanto a definir qual delas está na frente eu já não consigo. Acho que, pela pré-temporada, Ferrari momentaneamente tem pequena vantagem perante a rival, mas isso pode ser rapidamente alcançado. Acho que Ferrari tem um pouco mais de vantagem no quesito estrutural. Passou por fortes mudanças e enfrentou problemas de confiabilidade no ano passado, mesmo assim levou os dois títulos. Para este ano, a pior fase já passou e o carro aparentemente é bastente confiável pelo que vimos na pré-temporada. Por exemplo, os exaustivos testes feitos em temperaturas elevadas no Bahrein. Por outro lado, McLaren perdeu bastante com a saída de Alonso. Conta com uma equipe jovem. Seus pilotos têem apenas um ano de experiência na F1 e Kovalainen está estreando na equipe.

Dentre os quatro candidatos que aponto como pretendentes ao título de 2008 ficam então Kimi, Massa, Hamilton e Kovalainen. Acho que todos têm chance, mas vejo leve vantagem para Kimi e Hamilton em suas equipes. E, entre os dois, apostaria minhas fichas em Kimi. Kimi já é um piloto bastante experiente. Foi vice-campeão 2 vezes pela McLaren, perdendo a primeira para Schumacher e a segunda para Alonso. Ano passado foi campeão em seu ano de estréia pela Ferrari. Este ano Kimi chega mais forte por já está adaptado ao carro e à equipe, além de ter ganho confiança com a conquista do título de 2007. Hamilton é um piloto de bastante talento, mas ainda tem muito a crescer. Erros como os das duas últimas etapas na temporada 2007 são inadimissíveis.

Kovalainen tem pela frente uma grande oportunidade de mostrar todo o seu potencial, mas ainda encontra-se em fase de adaptação ao carro e à equipe. Quanto a Felipe Massa, acredito que continua tendo chances de conquistar o título, mas deve encontrar neste ano uma situação mais complicada que a do ano passado. A vantagem que tinha sobre Raikkonen no que diz respeito a estar adaptado a equipe não existe mais. Pior ainda, Raikkonen levou o título de 2007 e, mais do que nunca, é respeitado por todos na equipe. Massa é um bom piloto. É um piloto veloz, mas (para conquistar o título) precisa ser mais constante, manter-se sempre na zona de pontuação e não cometer tantos erros. Uma coisa que me incomoda bastante no Massa é o fato dele não assumir seus erros e sempre dizer que falta sorte.

Quanto a terceira força para este ano, ainda é algo obscuro. BMW planeja para este sua primeira vitória depois de assumir a 3ª posição entre as equipes ano passado. Declarou que para isso decidiu arriscar no projeto de seu carro e tentar dar um grande salto. Por enquanto parece que não surtiu o efeito desejado. Os pilotos declararam que o carro é rápido, mas é mais difícil de acertar e de dirigir. Acredito que irá disputar para manter o 3º posto, mas por enquanto parece estar longe da vitória.

Depois dos títulos de 2005 e 2006, a Renault amargou um ano apagado em 2007. Com o retorno de Alonso parace que ganhou novo fôlego e agora deseja ameaçar as grandes. No final das contas deve brigar pelo 3º posto também. Williams surpreendeu na pré-temporada com o seu novo carro. Deixou a impressão de ter um bom carro, mas ainda é observada com desconfiança. Seria muito bom que fosse mais uma a disputar com BMW e Renault.

Red Bull é outra que parece ter feito um bom projeto. É importante salientar que o projeto é de Adrian Newey, responsável pelo carros vencedores da Williams no início da década de 1990 e da McLaren no final da década de 1990. O grande problema são os pilotos. Coulthard é um eterno segundo piloto e Webber talvez fosse um bom testador. Já a Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull, tem um carro mediano, mas pilotos muito bons. Devem ter alguns resultados interessantes durante o ano.

Toyota e Honda acho que continuam sem grandes resultados diante dos elevados orçamentos. Talvez a Honda, na segunda metade melhore e ano que vem mostre resultados mais efetivos, mas não acredito que Toyota mostre grande coisa. Force India e Super Aguri devem continuar disputar o final do grid.

Colocaria que Ferrari e McLaren estão num primeiro patamar, seguida por BMW, Renault, Red Bull e Williams num segundo patamar. Depois vem Toro Rosso, Toyota e Honda. Finalmente Super Aguri e Force India no final do grid.

No que se refere aos pilotos, estou curioso para ver como Kovalainen irá se desenvolver neste ano. Acredito que posso dar muito trabalho. Quero ver se Massa consegue ser mais constante e comete menos erros, assim como Kubica. Tenho mais curiosidade ainda quanto ao desempenho de Nelsinho, assim como de suas declarações. Quero ver se é ou não parecido com o pai. Ver o quanto Alonso irá conquistar com a Renault. Ver como irão os pilotos da Honda este ano. Mas as maiores espectativas ficam por conta dos estreantes Bourdais, Glock e Nakajima (praticamente estreante), além de Vettel. Acredito que a dupla da Toro Rosso vai conseguir resultados expressivos este ano.

Quanto às disputas internas entre pilotos, acredito que Kimi leva vantagem em relação a Massa, Hamilton perante Kovalainen, Heidfeld perando Kubica, Alonso perante Nelsinho e Rosberg leva vantagem perante Nakajima. Coulthard e Webber ficam tecnicamente empatados e acredito que Glock leve vantagem sobre Trulli, apesar de estar estreando na F1. Vettel deve levar vantagem sobre Bourdais na primeira metade, mas para segunda metade a coisa pode embolar e Bourdais virar o jogo. Acredito que Barrichello vença Button ao final da temporada. Espero que Sutil vença Fisichella na Force India. Finalmente, Sato vence Davidson.

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