sábado, 15 de março de 2008

Pré-GP Austrália

McLaren dominou o treino com uma pole de Hamilton e a 3ª posição de Kovalainen, mas houve muitas surpresas no treino classificatório. A principal delas diria que o ótimo desempenho da BMW. Kubica conseguiu o 2º tempo e Heidfeld o 5º. Kubica só não levou a pole por um erro no final da volta. Volta esta que o garantiu na primeira fila do grid. Outra surpresa foi o bom desempenho da Toyota classificando Trulli em 6º e Glock em 9º. Williams confirmou a boa fase classificando Rosberg em 7º. Vettel fez excelente trabalho e colocou a limitada Toro Rosso adaptada do modelo 2007 na 10ª posição.

Outra boa surpresa foi o bom desempenho do, já declarado fracassado por muitos, carro da Honda. Barrichello por milésimos não foi para a 3ª etapa. Classificou-se em 11º e Button foi o 13º. Não estou dizendo que a Honda terá condições de lutar pelo campeonato, mas já foi um resultado mais que satisfatório para estréia depois de um 2007 extremamente complicado. O que se viu foi uma Honda alegre ao final do treino. Comemorando e muito.

As decepções ficaram por conta do desempenho ruim da Ferrari, apontada como superior ao final da pré-temporada. Raikkonen teve problemas na bomba de combustível ao final da 1ª etapa e garantiu apenas a 16ª posição. Massa mal apareceu na última etapa e conseguiu apenas o 4º tempo. Massa alegou que o tráfego na volta de saída dos boxes não permitiu que os pneus atingisse a temperatura ideal, assim não teve muito que fazer. Especula-se que Massa largará mais pesado e que a Ferrari tenha um melhor acerto no carro para corrida, que garante inclusive menor desgaste de pneus.

Tivemos ainda algumas outras decepções. A principal delas foi o péssimo desempenho da Renault. Alonso conseguiu apenas a 12ª colocação, entre os 2 carros da Honda. Quanto a Nelsinho, este não passou nem da primeira etapa. Ficando na 21ª posição (última fila). O brasileiro está tendo o final de semana de estréia bem complicado. Decepcionante também foi Bourdais, que conquistou apenas a 18ª posição.

É importante salientar que depois do treino Glock recebeu duas punições. A primeira por ter trocado a caixa de câmbio, onde perdeu 5 posições. Depois por ter atrapalhado Webber em volta lançada, tomando mais 5 posições de punição. Assim Glock larga em 19º.

Para a corrida Hamilton deve sofrer ataques logo na largada de Kubica, que deve estar mais leve pelo seu desepenho na última etapa do treino. Acredito que Kovalainen fará uma corrida forte, mas discreta. Não arriscará, mas tentará um pódio. Massa, por sua vez, deve ter um pouco de problema com Heidfeld. Principalmente se o brasileiro estiver mais pesado. Acredito que, no final das contas as 2 McLarens e Massa compõem o pódio. Quem sabe com Massa no lugar mais alto.

A corrida começa às 01:30h da madrugada de sábado para domingo.

Nenhum comentário: