quinta-feira, 27 de março de 2008

O Mundial

Depois de 2 das 18 etapas desta temporada o que vimos foi a Ferrari e a McLaren confirmando superioridade. Vimos também uma BMW mostrando que continua forte e que continua sendo a terceira força na F1. Mesmo com um pré-temporada muito fraca a BMW vem mostrando que evoluiu em relação ao ano passado e que está mais próxima de Ferrari e McLaren. Tanto que nestas duas etapas conquistou duas sugundas colocações, primeiro com Heidfeld e depois com Kubica, além de sua primeira volta mais rápida com Heidfeld em Sepang na Malásia. Com o que tem mostrado tem chances reais de conquistar a primeira vitória na categoria em 2008, mas que não disputa nenhum dos títulos este ano.

Destas 3 equipes, os títulos devem ficar mesmo entre Ferrari e McLaren. Vejo, no momento, vantagem para a McLaren na disputa pelo título de construtores e Ferrari com vantagem na disputa pelo título de pilotos com Raikkonen. Pela prova da Malásia ficou evidente a falta que Alonso faz na McLaren, que não conseguiu um bom acerto, mas a dupla da equipe britânica tem mostrado maior consistência. Na Ferrari, por outro lado Raikkonen, agora bem adaptado com o carro, equipe e pneus, mostra-se em boa forma. Já Massa, encontra-se em bastante dificuldade. O brasileiro não está forçando a barra para superar seu companheiro e está cometendo muitos erros. Erros estes que o levaram a não pontuar ainda. Enquanto isso seu companheiro e os pilotos da McLaren e BMW aparecem nas 5 primeiras posições da tabela: Hamilton (McLaren) 14, Raikkonen (Ferrari) 11, Heidfeld (BMW) 11, Kovalainen (McLaren) 10 e Kubica (BMW) 8.

Destaque para Kovalainen, que vem mostrando grande evolução desde sua desastrosa estréia ano passado na Renault. Este ano não acredito que dispute o título. Terá um ano de adaptação ao carro e à equipe. Assim como uma adaptação à sua nova realidade. Ano que vem deve ser um fortíssimo candidato ao título. Destaque também para Kubica, que na Malásia conquistou seu 2º pódio. O primeiro foi em 2006 na Alemanha, sua 3ª corrida. Kubica é um piloto veloz, mas precisa ainda evoluir bastante em ritmo de corrida. Observem que constantemente é superado por seu companheiro, Heidfeld, mesmo quando larga na frente.

Massa não pontuando, além de se prejudicar, prejudica a equipe. No momento, a Ferrari ocupa a 3ª posição com 11 pontos, equanto que McLaren soma 24 e BMW 19. Está aí o principal fator que pode tirar Massa da Ferrari nas próximas temporadas. Lembrando que é a classificação no mundial de construtores que trás dinheiro da FIA para as equipes. O mundial de pilotos pode ser o que mais chame a atenção e que fique na memória, mas é o de construtores que trás dinheiro. Lembrando também que Montezemolo (Presidente da Ferrari) já demonstrou interesse em Alonso por toda sua qualidade técnica e baixo índice de erros.

Acho que Massa tem ainda muito a evoluir. Ele já mostrou ser um piloto veloz, principalmente em volta lançada, mas para se tornar um campeão precisa de muito mais. Em ritmo de corrida já não se mostra tão consistente. Vale salientar que das 5 vitórias que conquistou, em todas elas Massa venceu de ponta a ponta. Até agora não se mostrou capaz de construir uma vitória em situações adversas. Mostra-se sempre muito afobado, tentando vencer a corrida na largada ou com ultrapassagens em momentos não adequado, como foi no ano passado na Malásia contra Hamilton. Acho que Peter Salber, seu primeiro chefe na F1, resumiu bem: "Se as coisas não estão bem para ele, Massa perde a concentração rapidamente". De qualquer jeito considero Massa um bom piloto e continuo torcendo por sua evolução e melhores momentos, assim como torço por Rubinho e Nelsinho.

No mais, quanto a equipes, vimos que a Renault não está tão bem quanto todos esperavam. Honda, por outro lado, mostrou que está bem melhor que as expectativas, mas ainda longe de disputar pódio. Já Williams chamou bastante a atenção na pré-temporada e ainda mais quando Rosberg conquistou um pódio na Austrália, mas depois de seu desempenho na Malásia deixou bastante desconfiança quanto a sua consistência. É preciso acompanhar um pouco a evolução do campeonato para ver como reage. Não boto muita fé. Acredito que está atrás de Renault e Honda.

Duas equipes que parecem ter carros bons e parecem estar um pouco a frente de Renault e Honda, são Toyota e Red Bull. Acho que seus maiores problemas são os pilotos. Na Red Bull não há o que comentar. A dupla da Toro Rosso (equipe B) é que deveria estar lá. Na Toyota, Trulli já passou do tempo de passar a bola para outro. É um piloto rápido em classificação, mas que não tem um bom ritmo para corrida. Já Glock, este ainda não conseguiu se encontrar. Estreou na F1 em 2004 pela Jordan, não deu muito certo e foi para a GP2. Ano passado foi campeão da GP2 e agora depois de 2 etapas na F1 este ano não conseguiu sequer terminar uma prova.

Quanto a Toro Rosso não há muito o que falar. Tem uma dupla de pilotos muito boa, mas não tem um carro à altura. Lembrando que ainda corre com um carro híbrido com base no carro do ano passado.

No que se refere às mudanças nas regras, gostei bastante do fim das ajudas eletrônicas. Acabou o vídeo game. Agora é um ser humano controlando completamente o carro. As largadas ficaram mais imprevisíveis e as ultrapassagens mais arriscadas. Gostei bastante disso. Na questão das mudanças na classifcação. Gostei da encurtada na Q3, mas o lance do combustível não achei que trouxe mudanças em relação ao ano passado. Para falar a verdade não gosto muito desta frescura de não poder reabastecer como queira para a corrida. Poderia se manter as 3 etapas na classifcação, isso é bom, mas reabasteçam como queiram para a corrida.

Acho que o principal defeito no sistema de pontuação na F1 está na distribuição dos pontos. Deveria se valorizar muito mais um pódio e uma vitória por exemplo. Fora que poderia distruir pontos extras para pole, melhor volta e maior tempo na liderança, por exemplo. Gosto disso nas categorias americanas.

Acho interessante como é feito na GP2. O lance de 2 baterias. Na primeira larga como classificar e pontua como na F1. Na segunda, larga-se como terminou a primeira, invertendo-se os 8 primeiros. Desta vez a pontuação é apenas para os 6 primeiros. Esta inversão basicamente faz com que os carros mais velozes fiquem atrás dos mais lentos, daí geram ultrapassagens.

Uma correção: no post que falei sobre as mudanças nas regras, eu afirmei que tinha acabado a regra de um motor para 2 corridas. Isso não é verdade. O que mudou foi que a primeira troca não é punida.

No último post fiquei devendo o vídeo da ultrapassagem de Heidfeld sobre Alonso e Coulthard na Malásia.



Esta lembrou-me bastante da ultrapassagem de Mika Hakkinen sobre Michael Schumacher e Ricardo Zonta na Bélgica em 2000.



Por último o vídeo que mostra o momento em que Massa roda e fica preso na brita na Malásia.

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