sexta-feira, 14 de março de 2008

Início de temporada na F1

Inicia neste final de semana a temporada 2008 da F1. Uma temporada que promete ser extremamente disputada. Pelo que vimos na pré-temporada e nos primeiros treinos em Melbourne, os títulos devem mesmo ficar entre Ferrari e McLaren. Ambas aparentam estar em níveis semelhantes e com uma vantagem razoável em relação às demais.

No quesito técnico esta temporada vem com mudanças nas regras que deve fazer das corridas eventos mais disputados e interessantes. A principal destas alterações refere-se a extinção das ajudas eletrônicas aos pilotos. Desta forma sistemas como controle de tração, controle de largada e freio eletrônico deixam de existir e assim a competição fica mais humana, como falou Massa. O que significa isso? O fator emocional irá pesar mais nas disputas. Passando o controle da acelaração, na largada e nas retomadas de aceleração, para o piloto os erros podem surgir devido a pressão de um piloto tentando ultrapassagem, pressão por resultados ou devido a um simples descuido.

Um fator que certamente será crítico com esta mudança será o consumo de pneus, que deve ser a grande preocupação de pilotos e equipes, pelo menos, na primeira metade da temporada. Esta mudança veio acompanhada de críticas por parte dos pilotos e dirigentes quanto a segurança em condição de pista molhada. O carro deve se tornar mais difícil de controlar em tal situação e deve gerar mais acidentes.

Acompanhado a esta mudança e como mais uma forma de redução de custos, algo que tem se tornado prioridade entre os dirigentes da F1, ficou decidido que só há um fornecedor para a ECU (Unidade Central Eletrônica). Tal fornecedor é a McLaren, que desenvolveu a ECU juntamente com a Microsoft. Daí mais discussões. As outras equipes alegam que a McLaren levou vantagem por contar com informações privilegiadas.

Ainda com a redução de custos em mente, a FIA decretou que a caixa de câmbio deve durar 4 corridas. Podendo haver substituição apenas em casos de problemas técnicos, caso contrário há perda de 5 posições na classificação. Neste ano acaba com a regra de um motor para 2 corridas.

Quanto a classificação, houve mudanças. Continua com três etapas eliminando 6 carros na primeira, mais 6 carros na segunda e no final a classificação dos 10 restantes. Agora os tempos de cada etapa são os seguintes: 20, 15 e 10 minutos. Em 2007 a última etapa era de 20 minutos, mas o que valia, na prática, eram os 5 minutos finais. Outro detalhe importante é que nenhum dos 10 carros da última etapa poderá reabastecer antes da corrida. Ou seja, os carros que largarem na frente devem fazer a primeira parada antes dos demais. Isso deve tumultuar um pouco a corrida para estes pilotos e gerar mais ultrapassagens, uma vez que estas 10 devem ser os mais rápidos da etapa. Estratégia de corrida ganhará ainda mais prioridade para os pilotos mais velozes.

Quanto às etapas, neste ano serão 18 ao invés de 17. Saiu Indianápolis (EUA), que já se cogita retornar em breve, e entram Valência (Espanha) e Cingapura, ambos circuitos de rua assim como Mônaco. Outro atrativo fica por conta da primeira corrida noturna de F1, que ocorrerá exatamente em Cingapura.

Quanto às equipes mantém-se o mesmo número de 2007. São 11 no total. A única mudança mais radical fica por conta da chegada da Force India, que substituiu a Spyker. Especula-se uma grande reformulação do quadro de funcionários da Super Aguri, que enfrenta graves problemas financeiros desde o final da temporada e recentemente anunciou uma parceria, que comentam ter sido na verdade uma aquisição. A Super Aguri passaria a produzir o próprio chassi e continuaria utilizando motores Honda. Honda é outra que passa por mudanças. A principal delas sendo a chegada de Ross Brawn para o cargo de diretor técnico. Mudanças também na Ferrari, que fecha seu ciclo de renovação iniciado com a saída de Michael Schumacher e Ross Brawn no final de 2006. Agora foi a vez de Jean Todt se afastar da direção da equipe de F1.

Quanto aos pilotos, de 2007 para 2008 houve a saída de Alonso da McLaren para a Renault. Kovalainen que correu pela Renault em 2007 substituiu Alonso na McLaren. O brasileiro Nelsinho Piquet, vice-campeão 2006 da GP2, estreia na Renault ao lado de Alonso. Timo Glock, campeão 2007 da GP2, chega para ser companheiro de Trulli na Toyota. Na Toro Rosso chega Sebastien Bourdais, vencedor das 4 útimas temporadas da Champ Car, para ser companheiro de Sebastian Vettel. Finalmente, Fisichella, que correu pela Renault em 2007, faz dupla com Adrian Sutil na novata Force India. Ferrari, BMW, Williams, Red Bull, Honda e Super Aguri mantiveram os mesmos pilotos do final da temporada 2007. No caso da Willians, o japonês Kazuki Nakajima é praticamente um estreante, uma vez que correu apenas no GP Brasil 2007 (última etapa da temporada anterior).

A primeira etapa é em Melbourne, na Austrália. O treino classificatório ocorre a 00h de sábado e a corrida às 01:30h de domingo horário de Brasília. Tanto o treino como a corrida são transmitidos ao vivo pela Rede Globo. A partir deste ano é possível também assistir a todos os treinos e corridas da F1 pelo sítio da rede de TV britânica ITV, http://www.itv.com/. Uma outra opção ainda é acompanhar treinos e corridas pelo sítio oficial da categoria, http://www.formula1.com/. Através do link "Live Timing" é possível acompanhar os tempos, número de voltas e uma série de outras informações.

Nenhum comentário: