domingo, 16 de março de 2008

E no final deu Hamilton com sobra

Depois de muita espectativa acerca da primeira corrida da temporada, o que vimos foi uma McLaren sobrando e Ferraris errando e ficando pelo caminho. Além, claro, de muitas boas surpresas e algumas decepções. As mudanças de regulamento surtiram efeito e tivemos uma boa corrida, mas dirira que um tanto que tumultuada. Para se ter idéia, só terminaram 7 carros.

Logo na primeira curva já tivemos dois incidentes. No primeiro, Massa tentou ultrapassar Kovalainen e rodou sozinho. Isso lhe custou um bico quebrado e o final do grid. Logo depois uma confusão envolvendo 6 carros: Nelsinho (Renault), Fisichella (Force India), Vettel (Toro Rosso), Button (Honda), Webber (Red Bull) e Davidson (Super Aguri). Destes, apenas Nelsinho conseguiu continuar e ainda conseguiu chegar ao final da primeira volta em 12º, depois de largar em 20º. Safety car entrou na pista para que fosse feita a limpeza na pista.

A primeira volta foi a única coisa boa que Nelsinho fez no final de semana. Pois na sexta roudou logo pela manhã e só conseguiu retornar ao treino no final do dia. Na classificação não conseguiu passar para a segunda etapa. E depois desta primeira volta na corrida, só perdeu posições com voltas muito aquém dos outros pilotos. Depois ainda teve um problema mecânico que o impossibilitou de continuar. Uma estréia nada boa. Vamos aguardar o restante da temporada para observar como ele se desenvolve.

Ao final da primeira volta, os três primeiros prosseguiam como iniciaram. Barrichello já era 7º (largou em 10º) e Raikkonen, que largou em 15º, já era 8º. A corrida prossegue com Hamilton abrindo vantagem para Kubica e Kovalainen, que seguem juntos, mas sem tentativas de ultrapassagem. As atenções ficam por conta do duelo de Raikkonen com Barrichello. E, com menor destaque, para a recuperação de Massa. Bem menos animada que a do ano passado. Apesar de possuir um carro claramente inferior Barrichello consegue defender-se bem e só é ultrapassado na 18ª volta.

Raikkonen segue ganhando posições, Massa também. Até que Massa tenta ultrapassar Coulthard. Massa contorna a curva por dentro e Coulthard segue o seu traçado como se não tivesse ninguém ali. Os carros se chocam e a Red Bull fica destruída pelo caminho enquanto Massa segue. O Safety Car entra pela 2ª vez, para que o carro de Coulthard possa ser removido.

Raikkonen, que ainda não tinha feito paradas, continua. A corrida recomeça com Raikkonen em 3º tentando ultrapassagem em Kovalainen. Rubinho está em 6º, acompanhado de perto por Masssa e Nelsinho. Massa e Nelsinho ficam pelo caminho com problemas mecânicos. Raikkonen força ultrapassagem em Kovalainen e passa direto para a brita. Consegue retornar e finalmente reabastece e troca pneus. Depois Raikkonen cometeu ainda outro erro. Numa outra tentaiva de ultrapassagem, agora em Glock, ele toca a roda traseira esquerda na grama e roda.

Kubica que ainda estava na zona de pontuação, mas não mais disputava um pódio é atingido por Nakajima. Kubica abandona. Nakajima depois de muito tempo parado nos boxes retorna para marcar 3 pontos. Como punição o japonês perderá 10 posições no grid de largada na Malásia. Lembrando que esta é sua segunda corrida. No Brasil ele atropelou um mecânico ao chegar nos boxes. Mais um japonês, que segue fielmente as tradições. É um piloto veloz, como vimos na pré-temporada, mas trapalhão.

A corrida prossegue e Rubinho continua fazendo uma boa corrida. Está na zona de pontuação e consistentemente se aproxima de um pódio. Chega o momento de sua 2ª parada. Ele é chamado para o boxe ao mesmo tempo que Glock se acidenta. O Safety Car entra pela 3ª vez. Honda e Rubinho sabem que serão punidos se ele entrar com os boxes fechados, mas não há o que fazer. Sua Honda não tem mais combustível suficiente para mais 1 volta sequer. Ele pára. Ainda antes de ser concluído o reabastecimento, um mecânico sinaliza para que saia. Rubinho sai com a mangueira ainda presa e derruba o mecânico. No meio desta confusão não percebe a sinalização, que indica boxe fechado para saída, e sai. Situação idêntica àquela de Massa ano passado no Canadá.

A corrida é reiniciada com Hamilton na liderança, seguido por Heidfeld, Rosberg e Rubinho. Kovalainen, que ficou boa parte da corrida na segunda posição, acabou de parar e perdeu posições. Logo depois vêm Bourdais, Alonso e Kovalainen. Rubinho é punido com uma parada de 10 segundos por entrar com os boxes fechados. Ao voltar para a pista, fica em 7º. Faltam apenas 5 voltas. Raikkonen pára com problemas mecânicos e 2 voltas depois é a vez de Bourdais.

Rubinho agora é 6º. Hamilton, Heidfeld e Rosberg satisfeitos, compondo o pódio, só aguardam a bandeirada. Kovalainen ainda tenta ultrapassar Alonso. Fato que consegue concretizar na penúltima volta com bela ultrapassagem, mas toma o troco, de forma misteriosa, no meio da reta de chegada quando abre a última volta. Não consegue mais nada. Depois explicou que esbarrou no botão de controle de velocidade para o boxe ao tirar uma película da viseira. Alonso chega em 4º e Kovalainen em 5º. Rubinho é o 6º e Nakajima o 7º. Fora eles, ainda foram classificados Bourdais e Raikkonen na 8ª e 9ª posições respectivamente, por terem concluído mais que 90% da prova. Da mesma forma que Massa no Canadá em 2007, Rubinho é desclassificado.

No final das contas o que vimos foi uma McLaren forte, com Hamilton liderando toda a prova sem dificuldades. Hamilton ficou com a pole e a vitória. Kovalainen com o melhor tempo. Apesar de ter feito uma corrida discreta e com um ritmo inferior ao do companheiro, Kovalainen só não terminou em 2º devido ao 3º Safety Car.

Vimos também que há uma situação complicada na Ferrari. Seus dois carros tiveram problemas mecânicos. Lembrando que Raikkonen teve problemas (bomba de combustível) no treino classificatório também. Confiabilidade, que tinha sido apontado como ponto positivo para a equipe, foi por água abaixo. Além disso seus pilotos cometeram erros infatis durante a corrida. Massa rodou sozinho na primeira curva. No caso do acidente com o Coulthard não vejo que foi sua culpa. Raikkonen perdeu o controle do corro em duas tentativas de ultrapassagem.

Vimos a confirmação do bom desempenho da Williams, que foi visto com desconfiança na pré-temporada. A BMW, que pareceu ter se perdido na pré-temporada, mostrou que continua forte como no ano passado. A Renault evoluiu em relação ao ano passado, mas o resultado de Alonso ontem deve ser visto com resalvas. O resultado foi conquistado muito mais pela performance do piloto que a do carro. E ele só conseguiu isso pela forma como a etapa se desenvolveu. Mais precisamente por uma boa estratégia perante as três entradas do Safety Car. A Toro Rosso, apesar das limitações de seu carro, conquistou ontem resultados expressivos. Lembre que Bourdais abandonou, faltando 3 voltas, quando estava em 4º. Isso deve acontecer com certa freqüência. Sua dupla de pilotos é muito boa.

Vimos também uma grande evolução na Honda e uma grande corrida de Rubinho, apesar de sua desclassificação. A equipe errou quando o mecânico liberou o Rubinho para acelerar quando a mangueira ainda estava engatada e o Rubinho errou ao sair com o boxe fechado. O erro de Rubinho tem um atenuante em relação ao de Massa ano passado, pela confusão toda com os mecânicos. Talvez isso o tenha distraído. Fico pensando qual a imagem que a gente deixa para o mundo. Acho que todo mundo deve pensar que somos todos barbeiros. Ano passado foi o Massa e agora o Rubinho passando com sinal vermelho. Que baita exemplo que damos. De qualquer forma, deu para perceber que a Honda deve lutar constantemente por pontos.

O que esperar agora? Continuo acreditando que a luta pelos títulos ficam entre McLaren e Ferrari, mas passa a achar que Ferrari não tem vatagem neste momento. A dupla da McLaren parece ter conseguido desenvolver bem o carro até agora e Hamilton parece muito bem centrado. Massa mais uma vez decepcionou e perdeu uma boa chance de abrir vantagem perante Raikkonen e às equipes rivais.

Estou curioso para ver como fica a brica pela 3ª força. Acho que BMW e Williams estão à frente da Renault. Honda tem chances de dar trabalho. Acho que Toro Rosso, Toyota e Red Bull ficam um pouco atrás.

O campeonato, por enquanto, fica da seguinte forma.

Mundial de Pilotos
1 - Lewis Hamilton (McLaren) - 10 pontos
2 - Nick Heidfeld (BMW) - 08 pontos
3 - Nico Rosberg (Williams) - 06 pontos
4 - Fernando Alonso (Renault) - 05 pontos
5 - Heiki Kovalainen (McLaren) - 04 pontos
6 - Kazuki Nakajima (Williams) - 03 pontos
7 - Sebastien Bourdais (Toro Rosso) - 02 pontos
8 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 01 ponto

Mundial de Construtores
1 - McLaren - 14 pontos
2 - Williams - 09 pontos
3 - BMW - 08 pontos
4 - Renault - 05 pontos
5 - Toro Rosso - 02 pontos
6 - Ferrari - 01 pontos

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