domingo, 28 de março de 2010

GP da Austrália

No sábado, Red Bull mostrou que tem o melhor carro para uma volta lançada e conquistou as duas primeiras posições para o grid de largada no domingo. Alonso mostrando grande forma e ótima adaptação ao circuito foi o terceiro com um tempo próximo ao das Red Bulls. A quarta posição foi conquistada por Button que também demonstrou grande adaptação ao circuito. Em seguida apareceu Massa, enfrentando problemas para aquecer os pneus. Na seqüência as Mercedes (com Rosberg na frente), Barrichello em 8º graças ao péssimo desempenho de Hamilton na classificação, Kubica e Sutil. Hamilton largou apenas em 11º e as 3 novatas ficaram com as 6 últimas posições.

Para a corrida, uma emoção a mais foi a chuva. Todos largaram com pneus intermediários. Logo de cara, nos primeiros metros, Massa largou muito bem e pulou de 5º para 2º. Eu esperava que Massa passasse, pelo menos, o Button e talvez o Webber que largaram no lado sujo da pista. Não contava com uma largada tão ruim de Alonso, que estava exatamente a frente de Massa no grid. Alonso mandou muito bem durante todo o final de semana com exceção da largada. Já Massa enfrentou problemas com a temperatura dos pneus devido ao seu estilo de pilotagem durante todo o final de semana e teve na largada o seu melhor momento. Fora isso o brasileiro ainda conseguiu guiar muito bem diante dos problemas que enfrentou durante o final de semana. Terminou com uma boa 3ª posição.

Na primeira curva a ordem já era Vettel, Massa e Webber. Daí Alonso e Button decidiram partir para o tudo ou nada tentando fazer dois carros passarem onde só cabia um. Alonso e Schumacher foram os mais prejudicados neste momento. Alonso ficou virado para o sentido errado da pista e caiu para último. Michael Schumacher teve a asa dianteira quebrada quando foi tocado por Alonso. A partir daí o bicampeão e o heptacampeão partiram para uma corrida de recuperação. Alonso conseguiu uma boa quarta posição e desta forma ainda manteve-se na ponta da tabela. Já Schumacher teve uma baita dificuldade em ultrapassar ALguersuari da Toro Rosso e só a realizou nas voltas finais. Conquistou apenas a 10ª posição enquanto seu companheiro foi o 5º. O mais beneficiado foi Kubica. O polonês tinha largado em 9º e depois da confusão, passava a segunda curva em 4º.

Vendo o resultado final da prova, o que mais chama a atenção é exatamente o segundo lugar conquistado por Kubica da Renault. Um resultado conquistado com uma boa largada e muita sorte também. Fora isso o bom trabalho da equipe nos boxes também ajudou. Foi lá que ultrapassou Massa, por exemplo. Já Button além de seu ótimo desempenho no circuito, contou com muita sorte para a conquista da vitória. O ponto chave para a conquista foi a troca antecipada para os pneus lisos. Foi o primeiro a arriscar isso. Sofreu um pouco no início, mas logo começou a andar muito mais rápido que o restante, que trocou apenas 2 voltas depois. Vale salientar aqui a capacidade de Button em poupar os pneus. Colocou os pneus lisos na 6ª volta e foi até o final. Já seu companheiro de equipe, Hamilton, precisou de uma segunda parada. Hamilton por sinal foi o piloto que mais fez a alegria da galera. Foi o piloto mais agressivo do grid e arrisco dizer, mesmo sem olhar qualquer estatística, que foi o piloto que mais ultrapassagens fez durante a corrida. Claro que como arriscou muito também sofreu com colisões e erros. No final das contas terminou em 6º.

Completando os 10 primeiros, Liuzzi, Barrichello e Webber, que chegaram em 7º. 8º e 9º, respectivamente. Bela corrida de Barrichello. Ótimo resultado de Liuzzi. Já o piloto da casa, Webber, poderia ter terminado mais a frente, mas envolveu-se em uma acidente com Hamilton quando ambos atacavam Alonso na disputa pela 4ª posição. Vinha Alonso na frente sofrendo com um pneu muito desgastado, Hamilton e Webber logo atrás. Numa das curvas Hamilton partiu para cima, Alonso defendeu-se como pôde e Hamilton abortou a manobra. Nisso Webber não conseguiu para a tempo e bateu na traseira de Hamilton. Webber teve o bico quebrado e teve de ir aos boxes. Hamilton conseguiu se manter até o final e perdeu apenas a posição para Rosberg.

Fora isso destaque para a Hispania, que conseguiu terminar sua primeira corrida. Foi Chandhok quem realizou tal feito. Senna abandonou logo no início, quando perdeu as marchas. Di Grassi conseguiu andar um pouco mais, chegando a completar quase que metade da corrida, mas também abandonou devido a problemas hidraulicos.

No campeonato Red Bull demonstra ter o melhor carro para classificação e não fossem os problemas de confiabilidade teria conquistado duas vitórias em duas corridas. Hoje Vettel abandonou devido a um problema nos freios. Ferrari e McLaren vêem logo em seguida, tendo a Ferrari desempenho superior em volta lançada. Mercedes, para disputar com estas 3, precisa melhorar muito ainda. No campeonato, devido aos problemas de confiabilidade enfrentados pela Red Bull, Ferrari e McLaren começam a despontar como as maiores candidatas ao título. Renault, Force India e Williams estão fortes na briga pelo 5º posto.

Depois de duas rodadas, o mundial de pilotos está assim.

1. Alonso (Ferrri) - 37
2. Massa (Ferrari) - 33
3. Button (McLaren) - 31
4. Hamilton (Mclaren) - 23
5. Rosberg (Mercedes) - 20
6. Kubica (Renault) - 18
7. Vettel (Red Bull) - 12
8. Schumacher (Mercedes) - 9

Já no mundial de construtores, temos o seguinte.

1. Ferrari - 70
2. McLaren - 54
3. Mercedes - 29
4. Renault - 18
5. Red Bull - 18
6. Force India - 8
7. Williams - 5

Nenhum comentário: