domingo, 14 de março de 2010

GP do Bahrain

Primeiro GP e as coisas começam a ficar mais claras. É claro que apenas um GP - pelas características do circuito e as condições únicas do tempo - não é adequado para uma conclusão, mas dá para ter uma idéia muito boa. Esta foi a primeira oportunidade que tivemos de ver os carros correndo lado a lado em condições semelhantes de pneus e nível de combustível.

Red Bull e Ferrari parecem estar a frente da concorrência, mas extremamente próximas. Hoje o pole, Vettel, muito provavelmente venceria não fosse um problema, aparentemente no escapamento, que o fez perder potência. Conquistou a pole por muito pouco ontem. Foi 1:54.101 contra 1:54.242 do Massa. Se manteve a frente na largada e depois administrou bem. Facilitou muito o trabalho o fato dos ferraristas optarem por uma estratégia de corrida idêntica. Vettel (Red Bull) terminou em 4º, após Alonso (Ferrari), Massa (Ferrari) e Hamilton (McLaren). Rosberg (Mercedes), Schumacher (Mercedes), Button (McLaren), Webber (Red Bull), Liuzzi (Force India) e Barrichello (Williams) facham os 10 primeiros ao final do GP do Bahrain.

Entre os ferraristas, a corrida foi decidida na largada. Alonso largou do lado emborrachado da pista, ou seja, o que traciona melhor. Nisso levou grande vantagem perante seu companheiro, Massa. Partiu para cima, dividiu a primeira curva, e beneficiou-se pelo configuração do traçado da pista. A segunda curva colocou Alonso do lado de dentro.

Depois disso na frente a coisa, pelo menos na frente, transformou-se em uma procissão, que só foi perturbada com o problema de Vettel já na segunda metade da corrida. Pelo que se percebeu com esta primeira corrida com as novas regras, as ultrapassagens nas paradas serão mais difíceis e com a queda do peso do carro ao longo da prova faz com que o segundo set de pneus tenham uma durabilidade muito maior. Algo que deve melhorar muito ao longo do ano é o tempo gasto pelas equipes nas trocas de pneus.

Depois de Ferrari e Red Bull, vem McLaren e Mercedes nesta ordem. Para se ter idéia a diferença de Hamilton para Alonso foi de 23.1s e de Hamilton para Rosberg foi de 17.1s. Com o resultado ficou clara a superioridade destas 4 equipes, que ocuparam as 8 primeiras posições.

Ainda terminaram a corrida Kubica (Renault), Sutil, Alguersuari, Hulkenberg, Kovalainen, Buemi e Trulli. Já Pedro de la Rosa (Sauber), Senna (Hispania), Glock (Lotus), Petrov (Renault), Kobayashi (Sauber), Lucas di Grassi (Virgin) e Chandhok (Hispania) abandonaram.

Destaque para Force India, Williams e Renault. Renault, por sinal, chamou-me muito a atenção. Acho que tem um carro muito melhor que eu imaginei depois da pré-temporada. Force India está dentro do que imaginei. Surpreende bastante por seu histórico. Williams é que está devendo um pouco. Esperava um pouco mais. Acho que atrás das 4 tops, estas 3 equipes disputam o quinto posto. Acho inclusive que Force India e Renault poderiam ter conquistado melhores posições caso não tivesse acontecido um toque entre Kubica, que largou em 9º, e Sutil, que largou logo atrás, logo no começo.

Toro Rosso apresentou um resultado mediano, dentro do esperado. Já Sauber não conseguiu concluir a etapa com nenhum de seus carros. Talvez Sauber consiga chegar ao grupo de Renault, Williams e Force India para disputar o 5 posto entre os construtores.

Dentre as estreantes, não há como deixar de comentar o resultado extremamente positivo para a Lotus. Foi a única das novatas que conseguiu concluir a primeira etapa da temporada e fez isso com ambos os carros. Agora passa a tentar se estruturar melhor e diminuir a distância para as equipes já estabelecidas. Para a segunda etapa, cabe a Virgin e Hispania trabalhar na confiabilidade do carro e tentar concluir seu primeiro GP.

Destaque na prova para a primeira vitória de Alonso na Ferrari em sua estréia pela equipe italiana. Destaque para o pódio de Hamilton mesmo tendo Ferrari e Red Bull desempenho superior. Não dá para deixar de comentar sobre o retorno de Michael Schumacher. Foi o 6º, uma posição e menos de 4s atrás de seu companheiro. O alemão ainda está em fase de adaptação, mas já mostra um bom desempenho. Deve crescer bastante ao longo do ano.

O próximo GP é na Austrália (Melbourne) daqui a 2 semanas.

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