segunda-feira, 5 de abril de 2010

GP da Malásia

Chuva na classificação e nem precisou de chuva na corrida para deixar o GP apimentado. Acontece que Ferrari e McLaren deram um "tempero" especial ao GP ao bobearem no treino classificatório. Seus pilotos deixaram para entrar na primeira etapa do treino tardiamente apostando em uma diminuição da chuva. Ocorreu o contrário. Com isso apenas o primeiro destes a sair dos boxes, Button, conseguiu seguir para a segunda etapa. Classificou em 17º. Alonso foi o 19º, Hamilton o 20º e Massa o 21º. Isso fez com que Virgin e Lotus fossem para a segunda etapa do treino pela primeira vez. Red Bull e Mercedes não bobearam e largaram na frente, com exceção apenas de Schumacher, ainda tentando adaptar-se depois do retorno da aposentadoria, que largou em 8º.

Desta vez a Red Bull não apresentou problemas na classificação ou durante a corrida e conforme o esperado, devido aos problemas de Ferrari e McLaren, fez um GP a parte, passeou e conquistou sua primeira dobradinha no ano. Vettel pulou da terceira posição para a primeira logo na largada e deixou Webber e Rosberg para trás. Estas três posições não mudaram mais até o final, exceto temporariamente durante as trocas de pneus. O único ponto aqui a destacar foi que Rosberg não conseguia seguir o ritmo das Red Bulls, algo já esperado. Schumacher, com a outra Mercedes, abandonou a corrida depois de 9 voltas.

Grande prova para Kubica e Sutil que, com carros inferiores a concorrência, conquistaram a quarta e quinta posição, respectivamente. Impressionante o nível de competitividade da Renault e Force India. Não possuem ainda a capacidade de competir de igual-para-igual com as 4 da frente, mas perante o restante já começam a se destacar. Os pilotos da McLaren mandaram bem e terminaram em 6º, Hamilton, e 8º, Button. Vale aqui destaque para a saúde do motor Mercedes e o esquema de dutos que direcionam um fluxo de ar ao longo do cockpit para a parte traseira do carro. Nesta corrida deu para perceber o efeito deste dispositivo, que permitiu às McLaren realizar ultrapassagens em final de retas com mais facilidade. Hamilton mandou muito bem, mas ao meu ver mereceu uma punição devido a manobra que usou para se defender de Petrov. Quando mudou de direção diversas vezes, algo proibido. Apenas uma troca de direção é permitida para a defesa.

Não há como não chamar atenção para o desempenho de Massa. Errou no treino junto com Alonso e toda a Ferrari, mas no GP largou muito bem. Foi rápido e até agressivo em momentos críticos do GP, como na ultrapassagem em cima de Button. Apesar de apenas um 7º lugar no GP e nenhuma vitória na temporada alcançou o topo da classificação.

O campeonato, por sinal, mostra o nível de competitividade que esperávamos desde a pré-temporada. O líder, Massa, soma 39 pontos. É seguido de perto por Alonso e Vettel com 37. Button e Rosberg somam 35 cada. Hamilton tem 31 e Kubica 30. Diante deste resultado, o que mais me impressiona é o Kubica. Não esperava que ele estivesse tão bem no campeonato depois de todos os problemas enfrentados pela Renault.

Apesar de Massa e Alonso estarem na dianteira, a situação da Ferrari não anda muito boa. Red Bull tem o melhor carro, McLaren está em pé de igualdade com a Ferrari e Mercedes não está tão longe. Fora isso, Ferrari está com todos os alertas ligados quanto a confiabilidade de seu carro. No primeiro GP já apresentaram problema. Usaram dois motores cada piloto só naquele final de semana e Massa teve de reduzir os giros do motor na corrida para poder chegar ao final do GP. O consumo excessivo deveu-se a algum problema não muito bem explicado. No terceiro GP, neste final de semana na Malásia, Alonso enfrentou problemas no câmbio/embreagem e terminou por abandonar faltando 2 voltas, quando estava na 9ª posição.

O campeonato está muito bacana e pelo que mostrou até o momento deve seguir muito apertado até o final. Só vejo possibilidade desta situação mudar se a Red Bull conseguir resolver todos os problemas de confiabilidade e o restante não consiga alcançar o desempenho dela. Duvido que isto ocorra. Na minha opinião pesa ainda contra a Red Bull o fato de ter a dupla mais fraca dentre as 4 da ponta. Acho Webber um piloto fraco dentre os outros 7 e pesa contra Vettel a falta de experiência e os erros não tão raros.

Nenhum comentário: