domingo, 8 de junho de 2008

Kubica é líder e BMW vice-líder

O polonês depois de tanto insistir, finalmente, conquistou sua primeira vitória. Nesta temporada já vinha fazendo grandes apresentações, mesmo com um carro no geral inferior à Ferrari e McLaren. Sempre mantendo bom ritmo e cometendo pouquíssimos erros, mesmo em condições adversas, já havia consquistado sua primeira pole no Bahrain (1ª da BMW também), além superar, hora Ferrari, hora McLaren. Já havia acumulado 3 pódios (dois 2ºs e um 3º) e dois 4ºs lugares nesta temporada. Só não havia pontuado na Austrália (1ª corrida) porque bateram nele quando estava na zona de pontuação. E está aí o grande segredo de Kubica para estar na liderança, mesmo com um carro inferior. Do top 4 é o único que pontuou em 6 etapas. Os outros pontuaram apenas em 5.

Belíssimo trabalho também de Heidfeld, companheiro de Kubica na BMW. Depois de um 2007 superando Kubica com tranqüilidade, Heidfeld conquistou uma 2ª colocação na Austrália e depois foi completamente dominado pelo polonês nas classificações e nas corridas com rendimento bem abaixo do esperado. Só para se ter uma idéia, hoje, depois de 7 etapas (de um total de 18) Kubica soma 42 pontos e é líder. Heidfeld contabilizou apenas 28 e é apenas o 5º no mundial. Hoje terminou em 2º depois de largar em 8º.

Parabéns para Robert Kubica e parabéns também para BMW pelo belíssimo trabalho que vem fazendo na F1.

Se vocês não acompanharam a corrida devem estar se perguntando: e a McLaren? e a Ferrari? O que aconteceu? Bom ... Hamilton vinha fazendo um grande trabalho desde o início. Foi bem nos treinos livres, no classificatório arrebentou e mostrou que estava sobrando. Largou bem, manteve a liderança e abriu com facilidade no início da prova. Daí se em Mônaco teve sorte com o safety car, agora foi diferente. Adrian Sutil teve probemas e ficou pela pista. O safety car entrou na 18ª volta e toda a diferença conquistada foi jogada fora. Quando os boxes foram abertos Hamilton, Kubica, Raikkonen, Rosberg, Alonso e Massa entraram todos juntos. Observe que até então nas 6 primeiras posições apenas Rosberg havia conseguido ultrapassagem. Foi logo na largada, em cima de Alonso.

BMW e Ferrari trabalharam melhor e Kubica e Raikkonen sairam, na frente, literalmente emparelhados. Eis que a saída dos boxes estava fechada. Kubica e Raikkonen perceberam e pararam lado a lado. Hamilton desesperado para reconquistar o espaço perdido não percebe a desaceleração dos rivais e simplesmente atropela Raikkonen. Resultado? A corrida acabou ali para o inglês e para o finlandês. Rosberg foi outro que se envolveu no acidente, mas apenas teve a asa dianteira quebrada e a substituiu na volta seguinte. Massa e Alonso saíram ilesos.

Ali praticamente a vitória de Kubica estava construída. Mas, claro, não foi tão fácil assim. Kubica teve de manter um ritmo forte durante quase toda a prova para compensar sua segunda parada, que ainda tinha que fazer. Acontece que diversos pilotos só fariam uma parada, como Heidfeld, Coulthard, Barrichello, Trulli e Glock, por exemplo. Todos a sua frente.

Com o abandono dos líderes, Hamilton e Raikkonen, Kubica ainda precisava superar Felipe Massa, que tinha 2 pontos a mais, para assumir a liderança no mundial. Antes eu disse que Massa havia saído ileso do incidente, né? Não foi bem assim. No meio das confusões, Massa, que havia entrado nos junto com Raikkonen, teve problemas no reabastecimento e só conseguiu concluir o procedimento depois de dar mais uma volta e fazer uma nova tentativa. Com isso teve sua corrida bastante prejudicada. Depois de toda a confusão, Massa que vinha fazendo uma corrida bem apagada, parece que acordou e recuperou-se bem chegando na 5ª colocação, com direito a uma bela ultrapassagem sobre Barrichello e Kovalainen. Conseguindo assim superar seu companheiro de equipe no mundial e abrindo 3 pontos de vatagem, além de empatar com Hamilton em número de pontos.

Também fizeram boas corridas Coulthard (largou em 13º e completou o pódio), Glock (largou em 11º, terminou em 4º e marcou seus primeiros pontos na temporada), Trulli (largou em 14º e terminou em 6º) e Vettel que largou dos boxes e marcou 1 ponto. Destaque também para Barrichello, claro, que chegou em 7º com um carro sem rendimento nas retas e marca pontos pela segunda vez consecutiva. Com o resultado também fez com que a equipe ultrapassa a Toro Rosso e colou na Renault, que tem apenas 1 a mais.

Kovalainen fez uma corrida apagada e Alonso destruiu seu monoposto ao perder o controle em uma curva quando disputava posição com o Heidfeld. Por sinal, parece que os dois estão gostando da brincadeira, pelo menos o Alonso sim. Lembrando que em Mônaco o espanhol tentava ultrapassagem quando bateu em Heidfeld e teve sua asa dianteira quebrada.

Já Nelsinho vinha fazendo até que uma corrida boa depois de ter conseguido passar para o Q2 ontem. Fez ultrapassagens ousadas sobre Trulli e Glock hoje, mas deu uma rodada sozinho e logo depois abandonou com problemas no carro.

Kubica e BMW têm chances reais de disputar títulos este ano? Provavelmente não, mas quem sabe. Nunca que poderíamos imaginar, depois da pré-temporada, de ver a BMW acompanhando Ferrari e McLaren tão de perto depois de 7 etapas. No momento Kubica é líder com 4 pontos de vantagem para Hamilton e Massa e tem 7 de vantagem para Raikkonen. BMW é vice-líder com 70 pontos, 3 a menos que Ferrari e 17 a mais que McLaren.

Tirando as top 3, desde o começo do campeonato há uma disputa mais acirada entre Red Bull, Toyota, Williams e Renault pelo 4º posto. Destas, Red Bull tem mostrado mais consistência marcando em 6 de 7 etapas e mantém-se no 4º posto com 4 pontos de vantagem para Toyota, 6 para Williams e 12 para Renault. Em certo momento achei que Renault iria crescer e assumir este 4º posto, mas pelo jeito errei e feio. Honda e Toro Rosso já aparecem ali no seu encalço com 1 e 2 pontos a menos respectivamente.

No mundial de pilotos, depois de 7 etapas, está assim:

01. Robert Kubica (BMW) - 42 pontos
02. Lewis Hamilton (McLaren) - 38
03. Felipe Massa (Ferrari) - 38
04. Kimi Rakkonen (Ferrari) - 35
05. Nick Heidfeld (BMW) - 28
06. Heikki Kovalainen - 15
07. Mark Webber - 15
08. Jarno Trulli - 12
09. Fernando Alonso - 9
10. Nico Rosberg - 8
15. Rubens Barrichello - 5
18. Ângelo Piquet - 0

No de construtores:

01. Ferrari - 73 pontos
02. BMW - 70
03. McLaren - 53
04. Red Bull - 21
05. Toyota - 17
06. Williams - 15
07. Renault - 9
08. Honda - 8
09. Toro Rosso - 7
10. Force India - 0

Como pode-se perceber os campeonatos continuam abertos com 4 pilotos e 3 equipes diputando os mundiais. BMW e Kubica correm por fora e, muito provavelmente, não conquistam, mas nunca se sabe. Têm mostrado competência até agora para colher grandes resultados com menos dinheiro e equipamento inferior.

Nenhum comentário: