segunda-feira, 9 de junho de 2008

Comentários: GP do Canada

- Vitória fantástica de Kubica. Kubica entra para a história como o 99º piloto a vencer na F1, como primeiro polonês a vencer e como piloto a dar primeira vitória a carro BMW.



- Coincidência: a primeira vitória de um motor BMW na F1 foi no mesmo circuito em 13 de Junho de 1982 com Nelson Piquet de Brabham.



- Coincidência 2: ano passado Kubica sofreu o pior acidente de sua carreira exatamente neste mesmo circuito. Parece que o Circuito Gilles Villeneuve é um local que atrai momentos de altos e baixos para BMW e Kubica.

- BMW tem se imposto metas ambiciosas, difíceis e complicadas de cumprir, mas vem logrando êxito com bastante competência. Coisa que equipes com mais recursos e tempo de F1 vêm falhando, por exemplo as nipônicas Honda e Toyota.

- A equipe BMW nasceu da compra da Sauber em 2005. Estreou no ano seguinte (2006) e conquistou o primeiro pódio com Heidfeld na Hungria e dois GPs depois em Monza Kubica também conquista um pódio (o seu primeiro, em sua terceira corrida). Terminou o ano com o 5º lugar no mundial de construtores. Em 2007 continuou a evoluir e firmou-se como terceira força na F1, com mais 2 pódios (ambos de Heidfeld), pontuando em todas as etapas e 2ª no mundial graças a punição da McLaren decorrente do caso de espionagem. Para este ano tinha posto como meta atingir a primeira vitória, que conquistou ontem na 7ª de 18 etapas na temporada. Antes disso, ainda este ano, já havia conquistado a primeira volta mais rápida com Heidfeld na Malásia e a primeira pole com Kubica na etapa seguinte (Bahrein). A meta agora é um título. Mario Theissen (diretor da equipe) diz que é para o ano que vem. Com tudo o que mostraram até agora, eu acredito.



- Família Hamilton, a família quebra-tudo. Em apenas uma semana destruíram um Porsche, uma McLaren e uma Ferrari. Meus parabéns!!!



- Muito tem se falado sobre o erro de Hamilton, uns crussificando-o, outros dizendo que é um incidente de pista. Bom ... em minha opnião não digo que Hamilton vai deixar de ser bom piloto por isso. Cometeu grandes erros, como o de ontem ou o da China e os do Brasil ano passado, mas continua sendo um grande piloto. De qualquer forma o erro foi bizarro, ao mesmo tempo que bobo.

- Diretoria da McLaren criticou a punição a seu piloto (10 posições no grid na próxima etapa) insinuando que a FIA tinha tomado decisão diferente para Raikkonen da Ferrari em evento semelhante em Mônaco. Bom ... concordo com o que falou Raikkonen. Uma coisa é você cometer um erro a 200 Km. Outro é bater na trazeira de outro carro que parou em um sinal vermelho. Sinal este que já era esperado. Massa foi desclassificado ano passado neste mesmo circuito e já neste ano Rubens Barrichello também o foi na Austrália (1ª etapa) em situações semelhantes. Caso Raikkonen não estivesse ali, Hamilton seria desclassificado por ultrapassar sinal vermelhor.

- Concordo que a regra da saída de boxe fechada é bizarra, mas é a regra e enquanto existir os pilotos terão de cumprí-la. Não adianta chorar pelo leite derramado e sim brigar, como vêm fazendo, para realizar mudanças nas regras. O atual entendimento da FIA é de que é mais seguro deixar os carros parados no boxe enquanto os que estão na pista passa.

- Ainda sobre o acidente, foi bastante providencial a trajetória de Hamilton desviando de Kubica e batendo em Raikkonen. Claro que não o acuso de ter planejado. Imagino ter sido uma última tentativa de evitar a colisão. Mas inocente ou não, pensando no campeonato, era melhor tirar Raikkonen que Kubica da corrida. Já que, apesar de ter assumido a liderança, não se imagina que o polonês seja um concorrente tão perigoso quanto o finlandês na disputa pelo título.

- Está de "parabéns" também Nakajima pela capacidade de quebrar a asa dianteira e depois bater na entrada dos boxes ao passar por cima da asa.

- As más lingas têm falado que Raikkonen tem caído de produção devido a maldita cachaça, ou sei lá o que ele bebe. Ele ainda não teria acabado de comemorar a conquista de 2007. Ele não pontuou nas duas últimas corridas e na estréia (Austrália) fez um monte de lambança. O finlandês, que já foi líder nesta temporada, encontra-se na 4ª posição com 7 pontos a menos que o líder. Acho que isso é só conversa.

- Conversa ou não, parece que a Ferrari também entrou na festa. Nas duas últimas corridas tem feito muita lambança também. Em Mônaco cometeu um erro nos procedimentos para a largada no carro de Raikkonen e o levou a uma punição. Em Mônaco também errou duas vezes com Massa. Primeiro alterou a estratégia do brasileiro, então líder na corrida, por uma ousada apostando em chuva. Caso tivesse sido mais conservadora talvez vecesse. Depois demorou demais na segunda parada de Massa e o fez perder também a 2ª posição. Agora errou de novo com o brasileiro e o fez perder uma chance de disputar, pelo menos, o segundo posto.

- Massa entretando não tem muito direito de reclamar da equipe no Canadá. Teve momentos de altos e baixos. Foi bem nos treinos livres e nas duas primeiras etapas do treino classificatório. Superando seu companheiro de equipe nestes momentos e sendo superado apenas por Hamilton, que sobrou em boa parte do final de semana. Mas na hora da verdade, no Q3, não conseguiu fazer um bom trabalho e foi apenas 6º. Na corrida, até o safety car, estava apagado e o máximo que conseguiu foi manter a posição em que largou. Depois disso aí sim voltou a apresentar bom desempenho, quando tinha pista livre, forçou o ritmo, quando não fez ultrapassagens, foi ousado e no final ainda teve cabeça para não arriscar tudo e manter os 4 pontos que havia conquistado. No final, o saldo foi positivo. Era terceiro no mundial com 1 ponto a menos que seu companheiro e 4 a menos que Hamilton (líder até então). Continua terceiro, mas agora tem 3 pontos de vantagem para Raikkonen, está empatado com Hamilton e manteve a distância para o líder (agora Kubica) em 4 pontos.

- Apesar de não completar a prova, Raikkonen ontem conquistou a volta mais rápida. Assim o piloto finlandês superou Jim Clark e passou a ser o 4º piloto em número de voltas mais rápidas da F1. A sua frente está Michael Schumacher (76), Alain Prost (41) e Nigel Mansell (30). Como Raikkonen já tem 29, deve ainda este ano passar Mansell também.

- Rubens Barrichello parece mesmo ter deixado para trás os momentos difíceis. Depois de seu longo período de maus resultados, que culminou em não pontuar a temporada passada, pontuou em Mônaco e agora no Canadá com direito inclusive a liderar parte da prova. Com grande destaque para o ótimo resultado no classificatório (alinhou em 9º), uma vez que tinha claramente um carro ruim para a pista (não rendia nas longas retas). Para a corrida poderia ter feito melhor, mas, com as dificuldades de velocidade do carro (todo o final de semana) e freio (na corrida), além de uma inflamação na garganta, que quase o impediu de correr, Rubinho teve um ótimo trabalho.

- Esta certamente foi a melhor corrida de Nelsinho, apesar da rodada e depois do abandono. Apresentou um bom ritmo e fez boas ultrapassagens. Pelo que li, a rodada que deu teria sido provada por problema nos freios, que depois também o fez abandonar a prova.

- Alonso cometeu erro bobo ao perder o controle do carro quando forçava para ultrapassar Heidfeld. Pior é que a equipe de Heidfeld já pedia para o piloto alemã deixá-lo passar, já que na tentiva de manter a posição estava perdendo muito tempo. Alonso criticou a Renault pela mudança de estratégia quando o safety car entrou. Ele tinha programação para parar 6 voltas depois. Com isso, Heidfeld, que ficou na pista, o ultrapassou e o segurou mesmo com um carro mais lento.

- Erro absurdo o da organização do GP e da FIA por não fiscalizar adequadamente. O asfato estava muito ruim e deterirando-se cada vez mais.

- Com a terceira colocação ontem, Coulthard tornou-se o 4º piloto em número pódios na F1. Ele soma 62 pódios. À sua frente está Michael Schumacher (154), Alain Prost (106) e Ayrton Senna (80). O único piloto que, no momento, ameaça a Coulthard nesta marca é Rubens Barrichello. O brasileiro soma 61 pódios.

- A vitória de Kubica (BMW) quebrou uma longa hegemonia de Ferrari e McLaren. Renault com Alonso havia vencido no Japão em 2006 e desde então, 24 GPs no total, apenas Ferrari ou McLaren venceu. Outra curiosidade foi a ausência de Ferrari ou McLaren no pódio. Desde Málasia em 2006 que não havia um pódio sem Ferrari ou McLaren. Foram 39 GPs.

- Na zona de pontuação tivemos 2 BMWs, 2 Toyotas, 1 Red Bull, 1 Honda, 1 Toro Rosso e 1 Ferrari. Muito incomum ver isso.

Nenhum comentário: