domingo, 25 de maio de 2008

Chuva, muitos acidentes e vitória de Hamilton

A previsão de chuva para a corrida de hoje em Mônaco se confirmou. A corrida começou com chuva e do meio para o fim a pista foi secando. Apesar dos inúmeros acidentes, como era esperado nestas condições, 14 dos 20 carros chegaram ao final. Foram muitos os pilotos a escapar ou cometer/envolver-se em acidentes. Destes destaque com louvor para Kimi Raikkonen.

O campeão finlandês estava inspirado. Quebrou duas asas dianteiras hoje, primeiro escapando sozinho e depois perdendo o controle na saída do túnel e colidindo com Adrian Sutil, da Force India. Detalhe: a corrida já estava para acabar e Sutil encontrava-se na quarta colocação. Seria o seu melhor resultado na F1. Mas não foi só Raikkonen que fez lambança. Alonso, Hamilton, Coulthard, Bourdais, Rosberg, Renault e Ferrari também fizeram. Alonso tocou o muro e furou pneu, assim como colidiu com Heidfeld em tentativa de ultrapassagem impossível, além de outras escapadas. Hamilton foi outro que tocou o muro e teve pneu furado. Deu sorte que isso aconteceu na 6ª volta, era segundo e voltou em 4º, depois apareceu um safety car, que eliminou a diferença para os outros. Apesar do erro no início, fez uma boa corrida, contou com sorte e boa estratégia da McLaren, além de uma ajudinha da Ferrari.

Imagina quem foi o responsável pelo safety car (aquele que ajudou o Hamilton)? Coulthard, claro. Depois da colisão de ontem no Q2 achou pouco e foi beijar o muro outra vez. Pelo menos foi sozinho desta vez. Bourdais achou legal e acompanhou Coulthard. Bateu no mesmo lugar logo depois. O responsável pelo outro safety car da corrida, já no final, foi Nico Rosberg. Colidiu muito forte, próximo de onde o Coulthard bateu ontem.

A Renault, vendo a pista secando rapidamente, foi uma das primeiras a colocar pneus para pista seca em seus monopostos. Primeiro com Alonso e depois com Nelsinho. Resultado: Alonso deu uma escapada, mas saiu ileso. Nelsinho já não teve a mesma sorte. Depois de uma péssima classificação, vinha fazendo uma corrida de regular para boa. Considerando-se que era estreante em Mônaco (na F1), podemos dizer que fazia uma boa corrida.

A equipe Ferrari, assim como seu piloto finlandês, também estava inspirada. Começou fazendo lambança logo nos procedimentos de preparação para a largada com Raikkonen, que sofreu punição de entrada nos boxes. Não entendi muito bem o que foi. Foi algo relacionado com o tempo em que mexeu nos pneus. Depois alterou a estratégia de corrida de Massa para apenas uma parada. Isso custou-lhe a primeira posição. Depois, vendo que não chovia e os pneus intermediário de Massa já não rendiam bem, decidiu fazer uma segunda parada. Até aí tudo bem. Massa ainda mantería-se em 2º, mas a equipe fez uma troca de pneus muito lenta e Massa caiu para 3º.

Ahhhh ... ia esquecendo de citar o Kovalainen, que foi muito prejudicado por não conseguir sair para a volta de apresentação. Teve de largar dos boxes depois de todos passarem. Fez uma corrida de recuperação bacana e ainda conseguiu 1 pontinho, chegando em 8º.

Como já deu para perceber, dentre os pilotos que brigam ou têm condições de brigar por resultado muitos erraram em maior ou menor grau ou ao menos se envolveram em problemas. Foi assim com Massa, Raikkonen, Hamilton, Kovalainen, Heidfeld e Alonso. A execeção ficou por conta de Kubica, que fez uma ótima corrida, sem erros. Com problema de Kovalainen, largou em 4º e manteve a posição. Devido ao furo no pneu de Hamilton foi para 3º. Depois foi a punição de Raikkonen, foi para 2º. Neste momento Massa já havia distanciado bastante, mas daí veio o safety car e a distância foi anulada. Na relargada Kubica conseguiu manter-se próximo e pressionando Massa, que deu uma escada e Kubica passou a liderar a prova. Kubica só perdeu a posição para Massa nos boxes, pois Massa não permitiu que Kubica abrisse e permaneceu por mais tempo na pista.

Destaque ainda para os desempenhos apresentados por Vettel, Barrichello e Sutil. Vettel, que correu pela primeira vez com um F1 em Mônaco e estreava o novo carro da Toro Rosso, largou em 19º e chegou em 5º. Barrichello largou em 14º e chegou em 6º, voltando a pontuar depois de 22 provas (1 ano e 7 meses) fora da zona de pontuação. Já Sutil largou em 18º e abandonou já no final da prova, quando encontrava-se em 4º. O motivo do abandono foi Raikkonen, que simplesmente o atropelou.

Apesar da 3ª posição na corrida e conseqüente queda no mundial da 2ª para a 3ª posição, Massa reduziu a diferença para o líder (agora Hamilton) de 7 para 4 pontos. Raikkonen, seu companheiro de equipe, tem apenas 1 a mais. Além disso, com o ótimo desempenho apresentado, principalmente no início da corrida em condições de pista adversas, Massa ganha confiança para seguir na briga pelo título e respeito dos críticos, que o crucificaram com os erros nas 2 primeiras etapas.

Com a vitória em Mônaco e a corrida desastrosa de Raikkonen, Hamilton retoma a liderança no mundial, que segue embolado com 4 pilotos no topo separados por apenas 6 pontos e 2 vitórias na temporada para os 3 primeiros. Destaque para o 4º que, apesar de não vencer, tem apresentado bastante regularidade com 3 pódios e 2 quarto lugares em 6 provas.

01. Lewis Hamiton (McLaren) - 38 pontos
02. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 35
03. Felipe Massa (Ferrari) - 34
04. Robert Kubica (BMW) - 32
05. Nick Heidfeld (BMW) - 20
06. Heikki Kovalainen (McLaren) - 15
07. Mark Webber (Red Bull) - 15
08. Jarno Trulli (Toyota) - 9
08. Fernando Alonso (Renault) - 9
10. Nico Rosberg (Williams) - 8

No mundial de construtores, finalmente a McLaren ultrapassou a BMW. A equipe inglesa ainda diminuiu em 5 pontos a vantagem da Ferrari.

01. Ferrari - 69 pontos
02. McLaren - 53
03. BMW-Sauber - 52
04. Williams - 15
05. Red Bull - 15
06. Renault - 9
07. Toyota - 9
08. Honda - 6
09. Toro Rosso - 6
10. Force India - 0

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