domingo, 11 de maio de 2008

Vitória de Massa na Turquia

Com uma corrida um tanto apagada, Massa vence. Hamilton da McLaren impediu uma nova dobradinha ferrarista e chegou em 2º. Raikkonen também da Ferrari completou o pódio. Massa praticamente conquistou a vitória depois da pole e uma boa e tranqüila largada. Os principais motivos para a corrida apagada de Massa foram um incidente com Raikkonen logo na largada e a incapacidade das McLarens de acompanhar as Ferraris.

Na largada, Massa saiu e apenas Hamilton, que largou em 3º, o acompanhou de perto, mas sem apresentar-se como ameaça naquele momento. Hamiton, mais leve que Massa, conseguiu ultrapassar o brasileiro logo depois da 1ª parada nos boxes e manteve-se a frente até a sua 3ª parada. Massa parou apenas 2 vezes e Hamilton apesar de um ótimo desempenho não conseguiu tirar na pista tempo suficiente para cobrir a 3ª parada. Hamilton chegou em segundo apenas por causa do incidente com Raikkonen, não fosse isso teria chegado apenas em 3º.

Quanto a Kovalainen e Raikkonen, que largaram respectivamente em 2º e 4º. Estes se estranharam logo na primeira curva. Raikkonen partiu com tudo na largada e tentou fazer a primeira curva por dentro, não deu. Kovalainen fechou a porta e terminou tocando uma de suas rodas na asa dianteira de Raikkonen. Resultado: Kimi caiu de 4º para 5º e fez um corrida inteira com a asa dianteira danificada e para Kovalainen foi bem pior. Teve de parar nos boxes para troca do pneu e caiu para o final do grid, conseguindo terminar apenas em 12º.

Além de Hamilton e Massa, outros beneficiados com o incidente entre Kovalainen e Raikkonen foram Kubica e Alonso, que largaram em 5º e 7º e assumiram a 3ª e 4ª colocações ao final da primeira curva. No final das contas, terminaram em 4º e 6º, respectivamente, com boas apresentações.

A grande lambança do final de semana ficou por conta de Giancarlo Fisichella da Force India. Ele simplesmente esqueceu a primeira curva e atropelou Nakajima da Williams. Ambos abandonaram.

Heidfeld foi outro piloto que fez uma boa corrida. Largou em 9º, chegou na 5ª posição e assegurou a manutenção da BMW em 2º no mundial. Webber e Rosberg, 7º e 8º, foram os outros pilotos a pontuar. Boa corrida de Rosberg, que largou em 11º e chegou a zona de pontuação. Webber havia largado em 6º.

Rubinho e Nelsinho fizeram corrida ruins e chegaram apenas na 14ª e 15ª posições apenas. Nelsinho, que por sinal, continua devendo uma boa apresentação. Na corrida passada chegou a disputar o Q3, mas na corrida abandonou numa colisão com Bourdais. Neste final de semana não passou nem do Q1 e na corrida errou numa freada, quando era precionado por Kovalainen. Seu único bom momento no final de semana foi a ultrapassagem que fez sob Glock da Toyota.

Trocando em miúdos, o que tivemos hoje foi um grande resultado para Massa, que depois de 2 corridas desastrosas no início do campeonato conquistou 2 vitórias e uma 2ª colocação (mais de 93% de aproveitamento nas 3 últimas corridas), assumiu a vice-liderança do campeonato e lança-se como principal ameaça ao bicampeonato de Kimi Raikkonen, seu companheiro na Ferrari. Ainda acho que Raikkonen é o grande favorito ao título. É um piloto mais maduro, consistente e tem 7 pontos de vantagem, mas Massa tem chances.

Outro ponto que gostaria de chamar a atenção foi o crescimento da McLaren. Ainda não igualou-se a Ferrari, mas está muito mais próxima e tem dado sinais de uma boa recuperação frente a BMW. Mesmo assim, a BMW neste final de semana conquistou um ponto a mais que a McLaren e ampliou a vantagem, que era de 1 ponto para 2.

Depois das 3, continuam destacando-se Renault e Red Bull. Cada vez mais Renault está se firmando como a 4ª força. Williams só está mantendo a 4ª posição no mundial graças à 2ª colocação de Rosberg no excepcional GP da Austrália. Diria que a equipe inglesa no momento disputa o posto de 6ª força com a japonesa Toyota, de quem recebe os motores. Honda chegou a mostrar alguma evolução, mas não tem conseguido converter isso em resultados. Toro Rosso não tem mostrado um bom desempenho e ainda corre com o carro do ano passado. Force India não pontuou ainda e Super Aguri não corre mais.

O mundial de pilotos encontra-se assim.

01 - Kimi Raikkonen - Ferrari - 35 pontos
02 - Felipe Massa - Ferrari - 28 (uma vitória a mais que Hamilton)
03 - Lewis Hamilton - McLaren - 28
04 - Robert Kubica - BMW - 24
05 - Nick Heidfeld - BMW - 20
06 - Heiki Kovalainen - McLaren - 14
07 - Mark Webber - Red Bull - 10
08 - Fernando Alonso - Renault - 9
08 - Jarno Trulli - Toyota - 9
10 - Nico Rosberg - Williams - 8
11 - Nakajima - Williams - 5
12 - Button - Honda - 3
13 - Bourdais - Toro Rosso - 2

E o mundial de construtores encontra-se assim.

1 - Ferrari - 63
2 - BMW - 44
3 - McLaren - 42
4 - Williams - 13
5 - Red Bull - 10
6 - Renault - 9
6 - Toyota - 9
8 - Honda - 3
9 - Toro Rosso - 2

Nenhum comentário: