quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre a troca de posições

Então ... muito tenho ouvido e lido sobre a tal entrega da vitória de Massa no último GP (Alemanha) para Alonso. É um assunto complicado e claro não há dúvidas de que a imagem de Massa sai arranhada depois do episódio.

No final de semana inteiro a Ferrari mostrou muita força. Não conseguiu a pole, que foi de Vettel da Red Bull. Porém colocou seus dois carros logo em seguida no grid, com Alonso a frente de Massa. Na largada Vettel decide trancar Alonso a todo custo e Massa consegue ultrapassar os dois sem grande dificuldade. Alonso consegue a ultrapassagem sobre Vettel e a coisa fica assim por um bom tempo. Rola uma pressão maior de Alonso sobre Massa logo depois das paradas nos boxes, quando ambos passam a utilizar pneus com compostos mais duros. Nesta condição massa vem regularmente, nesta temporada, mostrando dificuldades no aquecimento. Alonso pressiona muito nas voltas imediatamente depois da troca de pneus. Depois de 2 ou 3 voltas, Massa consegue colocar os pneus na temperatura ideal e daí começa a abrir. Vettel não sai de perto, mas também não ameaça verdadeiramente em nenhum momento.

Observação aqui para dois detalhes. Primeiro que a Ferrari beneficiou Alonso na parada para troca de pneus. Até o ano passado o último dentro de uma mesma equipe a parar era beneficiado. A partir deste ano, como não há mais reabastecimento, a vantagem é para quem para primeiro. Alonso foi o primeiro a parar e quando Massa voltou, Alonso estava em sua cola. Perdeu a margem de conforto que tinha, Alonso já estava com os pneus em melhores condições e sabidamente Massa tinha dificuldades naquela situação. Por estar a frente de Alonso na corrida, o mais lógico seria Massa parar primeiro. Está aí um forte indício de que a Ferrari gostaria de ter invertido as posições na parada. Alonso chegou a tentar ultrapassar Massa por algumas vezes naqueles momento e Massa fechou a porta. Alonso esbravejou no rádio dizendo que aquela situação era ridícula. Ele queria dizer que estava mais rápido e merecia estar a frente de Massa. Porém com as dificuldades da pista em se conseguir a ultrapassagem e as regras da equipe em evitar acidentes em ultrapassagens forçadas à companheiro de equipe, não conseguiria.

Diante daquela situação, a equipe ordenou a Massa a inversão de posições. Massa prontamente, deixou Alonso passar. Pelas regras da F1 regidas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), isso é ilegal. Porém para o "dono" da F1, Bernie Ecclestone isso é normal, como já declarou esta semana. Para o presidente da FIA (Jean Todt), que já dirigiu a Ferrari por muito tempo e utilizou-se de tal prática diversas vezes na era Schumacher por lá, também não deve ser problema. A Ferrari levou uma multa de US$ 100 mil. Alguém acho que isso é problema para ela? Na prática não é punição. Haverá julgamento do conselho da FIA em 10 de Setembro. Observe que coincide com o GP da Itália, casa da Ferrari. Observe também que o Jean Todt vai presidir este conselho. Alguém acredita em mais alguma punição? Eu não.

Mas esqueçamos a Federação. O que você achou do que aconteceu? Você acha errado? Quem errou Ferrari, Alonso, Massa? Eu, particularmente, não gosto deste tipo de situação. Para mim isso faz com que a F1 afaste-se do esporte e passe apenas a ser negócio. Desestimula a mim e a muitos a continuar acompanhando F1. Quem errou? Acho que todos estes 3. Coloco também no bolo a FIA pela hipocrisia, pois coloca algo no regulamento mas pratica outra coisa. É uma prática aceita de forma velada. Eu gostaria que este tipo de jogo de equipe nunca acontecesse, mas aceito com certa tranqüilidade situações como esta quando um dos pilotos não tem mais chances matemáticas de vencer. Gosto mesmo é de situações como a que aconteceu no mesmo domingo na Indy, em Edmonton, entre os companheiros de equipe Hélio Castroneves e Will Power da Penske. Hélio tentou e conseguiu uma ultrapassagem limpa ao meu ver, sobre o companheiro, já no final do GP. A direção de prova puniu Hélio, que caiu para 10º (se não estou enganado). Na briga Power perdeu posição para Dixon, que foi considerado o vencedor com a punição a Hélio. Vale ressaltar aqui que Power está a frente de Hélio no mundial. O natural seria, pelo pensamento vigente na F1, que todo o privilégio fosse dado a Power. Além de permitir a disputa entre companheiros, permitiu que o piloto com menos pontos terminasse a frente. Isso sim é esporte.

Se você olhar para a Ferrari como uma empresa aí sim, olhando friamente para as situações, você compreenderá as razões e vantagens de Alonso terminar a frente. Conquistando a dobradinha, em qualquer ordem, a equipe conquista os mesmos 43 pontos no mundial de construtores. Este é o mundial que interessa para o retorno financeiro da FIA no ano que vem. Premiações (em dinheiro) em geral. Porém este é um mundial que para os torcedores é pouco lembrado. Eu mesmo consigo lembrar facilmente os pilotos campeões, suas nacionalidades e equipe para a qual corria desde 1994. Porém lembrar da equipe vencedora no mundial de construtores é bem mais complicado. Ou seja, em termos de reputação o mundial de pilotos é o que interessa mais.

Acontece que para Massa, apesar de ter chances matemáticas de ainda ser campeão, a possibilidade real de tornar-se campeão este ano é praticamente nula. Já estava muito para trás do líder e de Alonso. Tinha 67 pontos, Alonso 98 e Hamilton (o líder) 145. Eram 31 pontos para descontar de Alonso e 78 para tirar de Hamilton. Some a isso o fato de o GP da Alemanha já ser o 11º de um total de 19, as dificuldades de aquecimento de pneus de Massa que Alonso não enfrenta, o mal momento do brasileiro (zerou as 3 etapas anteriores), o fato da Ferrari só agora ter um carro competitivo, os dois títulos de Alonso contra apenas 1 vice de Massa e some também toda a força que Alonso reconhecidamente tem nos bastidores. Fora isso Ferrari não quer perder Alonso por suas grandes qualidades, pois acredita que tem mais chances de voltar a conquistar títulos com ele que com Massa, e sabe que o espanhol não morre de amores por ela. Não apoiar ele numa situação como esta poderia levar ele a pensar em sair da equipe. Já Massa, Ferrari e muitos reconhecem como um bom piloto, tem uma certa dívida com a equipe por tê-lo mantido depois de tanto tempo afastado pelo acidente do ano passado e as dúvidas que ficam depois disso. Massa aceitaria a situação mais facilmente.

Massa estava mais lento na corrida, é verdade, mas Alonso tinha que passar no braço e não por ordens. Acho que isso fica feio para ele também. Por exemplo, respeito muito mais Prost, por exemplo, com 4 títulos que Schumacher com 7. Porque Prost teve que vencer no braço e no talento realmente. Já Schumacher quantos títulos teria se tivesse disputando de verdade. Tinha uma equipe e seu companheiro trabalhando para ele ser campeão. Os meios realmente não importam? Massa por sua vez foi fraco. Compreendo que ele tomou a atitude que, pelo menos, 90% dos pilotos fariam. Porém eu acredito que são os outros 10% que verdadeiramente disputam títulos. Massa poderia estar jogando fora sua vaga na Ferrari. Poderia acabar ali com sua carreira na F1 ou mesmo passar a disputar apenas por equipes pequenas. Mas ele quer ser lembrado como? Como o segundo piloto para Alonso e Schumacher ou um grande piloto que infelizmente nunca foi campeão. Eu sinceramente acho que a segunda opções seja melhor, mesmo compreendendo as conseqüências.

Acontece que agora Massa nesta temporada se verá em situações semelhantes. Terá sua imagem cada vez mais abalada. Sua motivação agora também deve ir para o beleléu. Para o ano que vem vai ser difícil se motivar. Vai acabar que logo logo a distância para Alonso vai crescer e daí vai cair na mesma situação. Será o eterno segundo piloto daqui para a frente. Tomara que não, mas não consigo vislumbrar Massa disputando títulos daqui para a frente. Pelo menos não pela Ferrari.

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