sábado, 7 de agosto de 2010

GP da Hungria

Com 1 semana de atraso, mas acho que ainda vale algum comentário para não passar em branco.

A corrida no geral foi fraca e muito chata. O ponto alto da corrida foi a ultrapassagem de Barrichello sobre Schumacher já no final numa disputa por um 10º lugar. A pista dificultava as ultrapassagens e o brasileiro vinha em melhores condições que o alemão por ter pneus novos enquanto os do alemão já tinha ido para o espaço. Barrichello foi avaliando a situações e viu a chance quando Schumacher errou na última curva. O brasileiro colou na reta e partiu para cima pela direita. Schumacher, por sua vez, não aceitou a situação e literalmente espremeu Rubens no muro. Por muito pouco o brasileiro não bateu no muro ou os dois se enrroscaram. Muitos comentaram a situação e foram poucos que falaram que Schumacher agiu bem. Conclusão: bela ultrapassagem do brasileiro e manobra ridícula do alemão. Li e ouvi que os mecânicos receberam Rubens na chegada como se ele tivesse vencido a corrida. Muito bom. Tomara que ano que vem a Williams esteja em melhores condições.

Quanto a disputa pela vitória, impressionantemente, deu Webber. O australiano tinha largado em 2º com seu companheiro, Vettel, na pole. Alonso e Massa vinha logo atrás. Na largada, Alonso conseguiu ultrapassar Webber. Pouco antes das paradas, entrou o Safety Car. O motivo? Não lembro da TV mostrar, porém foi o bico do carro do Liuzzi. Correria nos boxes. Muito boa a manobra do Vettel, por sinal. Webber ficou na pista e eis aí boa parte da explicação por sua vitória. O autraliano parou apenas na 43ª volta, enquanto seus principais rivais pararam na 15ª. Quando o Safety Car saiu da pista, Webber era o primeiro (sem parar). Depois vinham Vettel, Alonso, Hamilton e Massa. Hamilton largou em 5º e não deixou Massa abrir. Com a correria nas paradas pelo Safety Car, Massa foi um pouco atrapalhado pela parada de Alonso. Sua parada foi 0.3s mais lenta. Com isso Hamilton o passou.

Na relargada, a Red Bull instruiu Vettel a abrir uma certa distância para Webber. O objetivo? Quando Webber parasse, Vettel tornaria-se o primeiro de qualquer forma porém facilitaria a vida de Webber. Permitiria que o australiano abrisse e pudesse almejar melhores posições. Acontece que Vettel foi punido. Cumpriu sua pena na 31ª volta. Quando retornou, era o 3º. Por muito pouco não perdeu a posição para Massa também. Pouco antes Hamilton abandonou por problema na caixa de câmbio. Vettel, Alonso e Massa tinham parado na 15ª volta, Webber parou na 43ª. Resultado? Parou e voltou na mesma posição, 1º. Assim a corrida acabou: Webber, Alonso, Vettel e Massa. O brasileiro teve um final de semana forte, mas muito discreto. Alonso fez o que deu, diante da superioridade da Red Bull na Hungria. Vettel cumpriu o que a equipe pediu e foi ali que perdeu a prova. Foi bobo.

Dentre os que pontuaram, ainda tivemos Petrov, Hulkenberg, Pedro de la Rosa, Button, Kobayashi e Barrichello. Lucas di Grassi foi 18º atrás de Bruno Senna e a frente de Yamamoto da Hispânia (companheiro de Bruno), o último dentre aqueles que terminaram. Senna foi o 17º, atrás de Glock.

Com o resultado e o abandono de Hamilton Webber e Red Bull assumiram a liderança dos mundiais. No de pilotos, Webber soma 161 pontos, Hamilton 157, Vettel 151, Button 147, Alonso 141 e Massa 97. Continuo achando que a disputa está entre os pilotos da Red Bull e McLaren. Ferrari cresceu, é verdade, e matematicamente Alonso está forte, mas só com muita besteira da Red Bull e desempenho muito fraco da McLaren até o fim do ano para dar Alonso. No caso de McLaren melhorar um pouco de desempenho, vejo Hamilton muito forte na briga pelo título. Caso contrário, deve dar um dos pilotos da Red Bull.

Para o ano que vem, vejo Barrichello muito bem em manter sua posição de titular na Williams. Está muito bem cotado por lá. Seria muito bom que o carro evoluísse e que ele tivesse chances de disputar vitórias. O carro tem a melhorar em aerodinâmica, mas tem um sério problema com motor. Os motores Cosworth têm boa confiabilidade, mas em potência perde para o restante. Para o ano que vem, Williams já garantiu que manterá o mesmo motor. Tomara que a Cosworth o melhore. Massa está garantido na Ferrari para o ano que vem, mas vai ter vida difícil. Já está tendo este ano, mesmo com Alonso ainda em seu primeiro ano de Ferrari. Imagina ano que vem depois de ter sido superior ao brasileiro. Caso Alonso seja o campeão a coisa vai ficar extremamente complicada para o brasileiro.

Di Grassi e Senna não têm garantias para o ano que vem. Di Grassi deve ter um pouco mais de facilidade. Sua equipe deve ser mantida para o ano que vem e ele vem fazendo um bom trabalho. Tem impressionado a equipe em ritmo de corrida, mas tem apanhado na classificação. Já para Senna a coisa está um pouco mais complicada. Há fortes indícios de que a equipe não fica para o ano que vem e mesmo que fique Senna é dúvida. Primeiro porque ele não tem conseguido trazer dinheiro para a equipe e depois porque tem se tornado notória uma certa inimizade com o chefe da equipe, Kolles. Vamos ver o que acontece. Tomara que fiquem e tenham melhores oportunidades de mostrar serviço.

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