domingo, 24 de outubro de 2010

GP da Coréia do Sul

Neste campeonato continua faltando ultrapassagens e sobrando corridas chatas, mas uma coisa não podemos negar. Se olharmos para a evolução do campeonato pelos números, corrida a corrida, tem sido extremamente competitivo. É difícil de lembrar um tão apertado. Normalmente o que vemos são duas equipes fortes e 1 piloto de cada disputando o mundial ou ainda algumas vezes uma disputa interna. Desta vez temos 3 equipes (Ferrari, McLaren e Red Bull) e 5 pilotos ainda com chances matemáticas de tornarem-se campeões. Só restam duas etapas e 50 pontos a serem disputados.

Red Bull veio forte desde o início. Em alguns momentos mostrou-se soberana. Porém desperdiçou diversas chances com erros dos pilotos ou da própria equipe. Sofreu com quebras também. Hoje mesmo podemos citar a quebra de Vettel quando tinha uma vitória nas mãos. McLaren cresceu rapidamente de produção no início da temporada e teve momento que parecia a grande favorita, principalmente pelo ótimo desempenho de Hamilton. Sua performance caiu e Hamilton começou a querer carrer mais que o carro podia. Envolveu-se em acidentes e ali praticamente abandonou o mundial. Ferrari venceu com Alonso logo na corrida de estréia. Depois começou a cair e demorou a voltar a crescer. Quando parecia que jogaria a toalha, voltou a crescer com Alonso. O espanhol, aliás, tem apresentado grandes performances desde então. É agora o grande favorito ao título.

Faltando apenas os GPs do Brasil e Abu Dhabi, Alonso surge 11 pontos a frente de Webber. O alemão tem 10 de vantagem para Hamilton. Este, por sua vez, tem 4 de vantagem para Vettel. Button, o 5º, tem 42 de desvantagem para Alonso. Vale lembrar que cada vitória dá 25 pontos. Mesmo com chances matemáticas, vejo Hamilton e principalmente Button fora da disputa. A McLaren não tem um carro muito competitivo no momento. Pelo menos não tanto quanto Red Bull ou mesmo Ferrari. Vettel ainda tem chances pelo carro do qual dispõe, mas está em situação extremamente complicada. O título deve ficar mesmo entre Alonso e Webber. Minha aposta é Alonso. Dispõe de carro um pouco inferior, mas está pilotando muito bem nesta segunda metade do mundial. Está com muita confiança e com a moral lá em cima. É mais experiente também.

Destas equipes, o único piloto que já abandonou a disputa foi o brasileiro Felipe Massa. Este enfrentou problemas quanto à adaptação aos pneus empregados este ano. Ele não é o único. Schumacher, por exemplo, tem sofrido com o mesmo problema. O maior problema de Massa, no entanto, não tem se mostrado ser este. É na verdade, seu companheiro de equipe. Sabia-se desde o início da temporada que Alonso seria um rival muito forte. Massa já dividiu equipe com Schumacher e Raikkonen, mas eram situações completamente diferentes. Schumacher era hepta e Massa estreante na Ferrari. Vinha de uma equipe pequena. Buscava naquela temporada sua primeira vitória. Conseguiu duas. Schumacher abandonou a F1 no final daquele ano e chegou Raikkonen. Este também extremamente talentoso, porém tinha dois grandes problemas. O primeiro, o fato de ser muito introspectivo, calado, na dele. Não casou muito bem com o estilo lantino da equipe. O outro problema era seus altos e baixos na motivação. Sendo assim, Massa não teve muitas dificuldades em superá-lo por diversas vezes. Tanto que, mesmo Raikkonen sendo campeão na temporada de estréia, Massa disputou o campeonato com Hamilton até a última volta do último GP na temporada seguinte.

Acontece que Alonso além de extremamente talentoso na pista, sabe muito bem trazer a equipe para o seu lado. É reconhecidamente talentoso e vale-se de seus dois títulos contra nenhum de Massa. Desenvolveu o carro a seu gosto, dificultando muito as coisas para Massa. Depois em uma situação ou outra não perde a chance de baixar a moral de Massa com manobras questionáveis (entre companheiros de equipes), tanto na pista como fora. No GP da Alemanha, o golpe derradeiro. Massa vinha para mais uma bela vitória. Alonso pressionava, mas não conseguia ultrapassagem. Entra em cena o poder político de Alonso. A equipe manipula a situação e faz Alonso terminar à frente. Foi muito cedo para isso. Ele ainda disputava o mundial, assim como Alonso. Ao que parece, Massa só se deu conta de todo o acontecido depois com as divulgações das mensagens trocadas no rádio. Deve estar se sentido traído.

A carreira de Massa está em um momento extremamente crítico. Sua vida na Ferrari vai ficar cada vez mais difícil daqui para a frente e, caso Alonso seja campeão agora, isto será potencializado. A tendência é que a equipe devote mais e mais atenção a Alonso. Projete carros cada vez mais ao seu gosto. A situação vai ficar cada vez pior para o brasileiro. Só vejo uma esperança para Massa. O carro do ano que vem sofrerá modificações substanciais. Vai trocar o fornecedor dos pneus, vai ser banido o difusor duplo e voltará o KERS. A chance de Massa é se conseguir uma melhor adaptação a este novo carro. Tomara.

Barrichello que está acertado com Williams para o ano que vem é que tem mostrado estar em grande forma. Talvez esteja vivendo o melhor momento da carreira em termos de performance. O seu grande problema é o carro. Mais especificamente o motor. Tinha esperanças que a Williams conseguisse trocar o Cosworth pelo motor Renault. Porém isso não aconteceu. Que conseguiu isso foi a Lotus. Das novatas é quem tem me surpreendido. Tem um projeto sério. Estava esperando mais era da Virgin. A situação de Di Grassi, assim como de Bruno Senna, está complicada para o ano que vem. Correm sério risco de não correr a próxima temporada.

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