domingo, 25 de julho de 2010

GP da Alemanha

O grande destaque do final de semana foi a Ferrari, para o bem e para o mal da F1 e do esporte. Desde os treinos livres mostrou força e disputou de igual para igual contra a Red Bull. No final das contas, Vettel conquistou a pole no sábado. Logo atrás alinhou Alonso e Massa. Destaque aqui para a diferença entre Vettel e Alonso, apenas 2 milésimos. O quarto no grid foi Webber. A terceira fila do grid foi composta pela dupla da McLaren com Button na frente. Completando os 10 primeiros no grid, Kubica, Rosberg, Barrichelo e Hulkenberg.

Na largada, Vettel em manobra um tanto quanto tonta partiu para jogar Alonso no muro. Esqueceu de Massa. O brasileiro aproveitou a oportunidade e tomou a liderança. Alonso conquistou a segunda posição de qualquer forma e Vettel manteve a terceira posição. Webber, Button e Barrichelo largaram mal. Hamilton e Schumacher largaram bem.

A corrida não manteve o bom ritmo da largada. Logo iniciou a fase fila indiana. Na disputa pelo pódio as posição mantiveram-se as mesmas (Massa, Alonso e Vettel) por boa parte da corrida. Não aconteciam ataques e as distâncias não passavam de 3 ou 4 segundos. Todos estes pararam apenas 1 vez, depois de largarem com pneus macios, para trocar pelo composto mais duro. Vettel foi o primeiro, Alonso depois e Massa foi o último. Ferrari começou a mostrar aí que já iniciou a fase de privilegiar um dos pilotos, Alonso. Massa tentou e até manteve a posição depois de sua parada. Sofreu uma certa pressão de Alonso e quase se tocaram. Depois disso começou a abrir. A distância chegou a 3s. Então Alonso começou a se aproximar e Massa recebeu ordens, discaradamente, para deixar Alonso passar. Deixou.

É importante destacar que este é um procedimento proibido pela FIA. Ferrari recebeu uma punição de 100 mil dólares e vai ser julgada pelo conselho da FIA. Pode receber punição mais severa. Duvido. Eu até entendo o porque de fazer isso. Basta olhar a tabela e analisar também as dificuldades que Massa vem enfrentando este ano. Fora isso, pesa em favor de Alonso o currículo com 2 títulos. Porém, na corrida, Massa fez por merecer. Entendo também o porque de Massa deixar Alonso passar. Entretanto gostaria mais de ver e torço para Massa ser um pouco mais enfático em suas atitudes. Foi covarde. Esta não é uma atitude que se espera de um campeão.

No final, deu Alonso, Massa e Vettel no pódio. Hamilton, Button, Webber, Kubica, Rosberg, Schumacher e Petrov completaram os 10 primeiros. Destaque para Kubica e Renault em geral por pontuar com seus dois carros. Destaque também para Hamilton, que conquistou duas posições na corrida, inclusive passando seu companheiro e manteve a ponta no mundial de pilotos. Barrichelo largou mal e não conseguiu recuperar as posições perdidas. Terminou em 12º. Senna foi o 19º e último dentre aqueles que terminaram. Seu companheiro abandonou na 19ª volta por problemas mecânicos. Di Grassi abandonou na 50ª por problemas na suspensão.

O mundial de pilotos segue com Hamilton na ponta com 157 pontos. Seu companheiro vem 14 pontos atrás. Os pilotos da Red Bull estão empatados 7 pontos atrás. Depois vem Alonso com 13 pontos de desvantagem. Estes são aqueles que têm chances reais de vitória. Na verdade não acredito em Alonso campeão este ano.

Estava esperando um pouco mais de McLaren no final de semana. Fora isso, acredito que Ferrari tenha melhorado bastante. Porém ainda não tenho toda esta certeza de que esteja tão forte para as próximas etapas. Tomara que esteja forte mesmo. Continuo acreditando em McLaren campeã ao final desta temporada. Entretanto, se a Ferrari confirmar sua força e McLaren continuar enfrentando problemas com seu novo pacote de atualizações, Red Bull pode se encontrar e conquistar o título.

Nenhum comentário: