domingo, 11 de julho de 2010

GP da Grã-Bretanha

Vitória sossegada de Webber com ultrapassagem logo na largada. Vettel (pole) e Alonso (3º no grid) largaram mal. Estranho, na teoria deveriam estar do lado bom da pista para tracionar na largada. Vettel perdeu posição para Webber e partiu para cima meio que estabanado. Foi tocado por Hamilton e teve um pneu estourado, assim sua corrida praticamente acabou. Ainda conseguiu um 7º lugar e garantiu 6 importantes pontos. Massa (7º no grid) largou bem e logo ultrapassou Alonso, que tinha largado mal. O espanhol forçou a barra, tocou Massa e terminou com a corrida do brasileiro ao também estourar seu pneu. No indicidente entre Vettel e Hamilton a priori vejo como um lance de corrida sem maiores polêmicas. Vettel foi meio estabanado para cima de Webber e Hamilton tentou ultrapassar. Tocaram-se. Já entre os pilotos ferraristas, acho que Alonso abusou. Não aceitou ser ultrapassado e forçou demais a barra.

Destaque para o bom desempenho na corrida de Button, Barrichello e Kobayashi. O primeiro tinha largado em 14º e terminou em 4º. Depois de uma má classificação, grande corrida. Barrichello impressiona com o desempenho pelo carro que tem. Tem pilotado demais nas últimas etapas. Largou em 8º e terminou 5º. Kobayashi largou em 12º e terminou em 6º. Destaque no final de semana para Hamilton e Rosberg, que completaram o pódio.

Completando o top 10 Sutil, Schumacher e Hulkenberg. Schumacher, por sinal, foi muito mal. Classificou apenas em 10º ontem e hoje tomou ultrapassagem fácil de Sutil e Vettel. Esperava mais. Massa terminou em 15º, Lucas di Grassi abandonou na 9º volta devido a quebra em seu monoposto. Bruno Senna não correu neste final de semana. Em seu lugar entrou Sakon Yamamoto. O que se comenta é que Senna teria falado mal do carro por e-mail e sem querer encaminhou a mensagem para o chefe, Kolles. O chefe para impor respeito teria dado um castigo. Não duvido. O Kolles parece ser mala mesmo e este tipo de erro (encaminhar algo para quem não deveria) eu já cometi. É embaraçoso demais.

Vendo a lista de quem pontuou hoje, talvez você esteja perguntando por Kubuca e Alonso. O primeiro classificou e largou bem. Abandonou na 19ª volta quando estava em 5º. Já Alonso teve sua corrida destruída quando sofreu uma punição, que combinou com a entrada do Safety Car. Neste caso, teve de esperar o Safety Car sair para então entrar nos boxes e cumprir sua punição. A punição foi por ultrapassagem em Kubica cortando por fora. Mereceu, mas demorou muito e prejudicou ele mais do que devia. Depois ainda teve um pneu estourado em disputa de posição. Final de semana desastroso para a Ferrari.

Agora, depois de 10 das 19 etapas, temos Hamilton 145, Button 133, Webber 128, Vettel 121, Alonso 98, Rosberg 90, Kubica 83, Massa 67 e Schumacher 36. Alonso começa a ficar para trás. A disputa cada vez mais caminha para uma batalha entre McLaren e Red Bull. Fora isso, ainda digo mais, McLaren mesmo com um carro inferior deve levar o título. Reitero isso a cada GP, sua dupla é mais competente e experiente. Para completar, as regalias dadas a Vettel têm gerado um clima de grande tensão na dupla da Red Bull. Já era claro isso, mas neste final de semana tornou-se oficial. Vettel quebrou uma asa dianteira em treino livre. Como a equipe tinha apenas 2 unidades da nova versão da asa, optou por retirar a asa nova do carro de Webber e colocou no carro de Vettel. Webber correu com uma versão anterior. A desculpa foi que Vettel estava a frente na tabela. Hoje, ao final da corrida, Webber falou ironicamente para a equipe: "Grande corrida para um 2º piloto.". Começo a vislumbrar um campeonato vencido por Hamilton.

Próxima etapa é o GP da Alemanha daqui a 2 semanas.

Nenhum comentário: