domingo, 27 de junho de 2010

GP da Europa

Acabou agora a pouco o GP da Europa em Valência (Espanha). O que pudemos observar é que a briga está cada vez mais tendendo para Red Bull e McLaren. A primeira ainda possui o melhor carro, mas a distância já foi maior. Já nos treinos chamou a atenção a melhora da Ferrari, que mesmo assim parece ainda estar atrás de Red Bull e McLaren. Chamou a atenção também a queda das Mercedes e Forces India no Q2, assim como o bom desempenho da Williams.

No treino classificatório deu outra dobradinha da Red Bull com Vettel voltando a conquistar uma pole. Hamilton mantendo a boa fase conquistou a 3ª posição, 4 posições a frente de seu companheiro. Ferraris alinharam logo atrás, com Alonso a frente de Massa. O brasileiro inclusive deixou a impressão de que poderia ter feito melhor, pelo que fez nos treinos livres e no Q1 e Q2. Kubica em mais uma grande apresentação alinhou logo atrás de Massa. Na 8ª e 9ª posição ficaram as Williams com Hulkenberg a frente de Barrichello e rigorosamente o mesmo tempo. Vantagem para o alemã por ter marcado antes do brasileiro. Petrov, com a outra Renault, fechou os 10 primeiros no grid. Di Grassi foi o 21º, uma posição a frente de seu companheiro. Bruno Senna não conseguiu uma boa volta e alinhou em último, logo atrás de seu companheiro.

Hoje na largada destaque para a má largada de Webber que caiu para 9º. Definitivamente não foi o dia de Webber. Na 8ª volta, o australiano colidiu na traseira de Kovalainen e seu carro literalmente decolou. Acidente impressionante. Ainda no ar, destruiu uma placa de propaganda e caiu de cabeça para baixo. O carro ainda seguiu em frente e bateu de frente para uma barreira de pneus. Apesar da gravidade do acidente, nenhum dos pilotos sofreu ferimentos. Saíram andando do carro. Na Globo levantaram a questão de que Kovalainen não tinha o direito de defender-se para manter a posição, pois tinha um carro de desempenho muito inferior. Não concordo. Se tem algum erro, é da FIA. Esta disse às novatas que haveria uma regra que restringiria o montante de dinheiro para as equipes. No final das contas voltou atrás e liberou geral. As novatas no final das contas mantiveram a palavra e entraram na disputa, mas com muito menos dinheiro. Isso reflete diretamente no desenvolvimento dos carros.

A partir daí o safety car entrou. Vettel e Hamilton conseguiram manter-se a frente dele, entrar no boxe e voltar antes para manterem-se a frente. Todos os outros penaram um bocado mais. Ao final das paradas e com a saída do safety car tínhamos Vettel, Hamilton, Schumacher e Kobayashi na frente. Alonso e Massa caíram bastante. Massa principalmente pois teve de ficar nos boxes esperando a equipe atender Alonso. Schumacher foi para o boxe e caiu muito. Button seguia logo atrás de Kobayashi, que só fez sua única parada no final do GP. O inglês tentou, mas não conseguia a ultrapassagem em cima da Sauber do japonês. Perdia tempo.

A corrida ficou muito chata depois da saída do safety car. Era uma fila indiana com os carros muito próximos, mas não acontecia ultrapassagens. Hamilton foi punido. Lembra que tinha dito que Vettel e Hamilton estavam na frente do safety car? Não era bem verdade para o segundo. Hamilton ultrapassou o safety car, que saía dos boxes, num ponto que já era proibido. Tomou um drive through. Só que lembra que Kobayashi, o 3º, segurava Button? Então ... deu tempo de Hamilton entrar nos boxes, sair e voltar a frente de Kobayashi. No final das contas, sua punição serviu apenas para dar sossego ao Vettel. Algo completamente injusto. Em condições normais, se Hamilton tivesse ficado atrás do safety car, teria enfrentado maiores dificuldades para conquistar a 2ª posição. Saiu barato.

Depois do safety car, praticamente só aconteceram 2 ultrapassagens de Kobayashi. Este estava em 3º e a corrida para acabar. Fez sua única parada. Voltou em 9º a frente de seu companheiro na Sauber, De La Rosa. Daí até o final, como tinha um pneu novo contra carros com pneus já nas últimas, ultrapassou Alonso e Buemi sem muita dificuldade.

No final das contas, deu Vettel, Hamilton, Button, Barrichello, Kubica, Sutil, Kobayashi, Buemi, Alonso e De La Rosa na zona de pontuação. Massa foi o 14º, depois de passar mais da metade da prova atrás da Force India de Liuzzi. Di Grassi foi p 17º, o melhor dentre os pilotos das novatas. Senna foi o 20º, na frente apenas de Trulli dentre os que terminaram a prova. Fora Webber e Kovalainen, que se envolveram em um acidente, apenas Hulkenberg abandonou. Este parou o carro já no final, quando estava em 10º, pois havia fogo na parte traseira de seu carro. Saiu chutando a barreira de pneus. Seria mais uma chance de marcar pontos.

No mundial de pilotos, ao final da 9ª de 19 etapas, temos a seguinte situação.

01 - 127 - Hamilton (McLaren)
02 - 121 - Button (McLaren)
03 - 115 - Vettel (Red Bull)
04 - 103 - Webber (Red Bull)
05 - 096 - Alonso (Ferrari)
06 - 083 - Kubica (Renault)
07 - 074 - Rosberg (Mercedes)
08 - 067 - Massa (Ferrari)
09 - 034 - Schumacher (Mercedes)
10 - 031 - Sutil (Force India)
11 - 019 - Barrichello (Williams)

Bruno Senna e Lucas di Grassi ainda não marcaram pontos. Na verdade nenhum dos 6 pilotos das equipes novatas. No mundial de construtores, temos o seguinte.

01 - 248 - McLaren
02 - 218 - Red Bull
03 - 163 - Ferrari
04 - 108 - Mercedes
05 - 089 - Renault
06 - 043 - Force India
07 - 020 - Williams
08 - 012 - Toro Rosso
09 - 008 - Sauber

Acredito que a briga pelos títulos comece a fechar entre Red Bull e McLaren. A primeira ainda tem o melhor carro, mas a distância já foi bem maior. Para a McLaren conta a favor uma dupla melhor, com um carro de maior confiabilidade e equipe melhor estruturada. Ferrari mostrou que melhorou bastante, mas ainda não foi suficiente para superar Red Bull e McLaren, fora que tem muita diferença para descontar. Renault mantém-se muito bem. Williams parece ter melhorado bastante e Mercedes e Force India caíram.

Rubinho mandou muito bem hoje. Na verdade, desde ontem na classificação. Tomara que consiga manter este ritmo até o final da temporada. Próxima etapa em 2 semanas, dia 11.

Nenhum comentário: