segunda-feira, 17 de maio de 2010

GP de Mônaco

O GP de Mônaco, como já previsto, foi chato. Poucas ultrapassagens e os momentos de maior emoção foram os acidentes e a expectativa por ultrapassagens nas relargadas. Só para se ter uma ideía. Os 5 primeiros no grid foram os 5 primeiros no final com apenas uma troca de posição. Vettel ultrapassou Kubica logo na largada. Portanto, fila indiana entre estes 5 desde a primeira curva. Antes de continuar a comentar sobre a corrida, gostaria de deixar claro que não assisti a corrida. Comento com base em tudo o que li, nos vídeos e imagens que vi.

Para mim, apesar da terceira posição no final, Kubica foi o grande nome do final de semana. É impressionante o que Kubica e Renault têm feito desde o início da temporada. Não é por acaso que está na 6ª posição com 59 pontos a apenas 19 dos líderes. No final de semana a única bobeira foi na largada, quando perdeu posição para Vettel. Não acredito que teria terminado na frente de Vettel de qualquer forma.

Red Bull não marcou bobeira e muito menos Webber. Fizaram uma dobradinha com Webber a frente. O australiano está em grande fase. Enquanto Vettel parece que está um tanto atordoado com a performance do companheiro e tem cometido erros. Massa e Hamilton largaram e terminaram nas posições de largada, 4ª e 5ª, respectivamente. TIveram um bom, mas discreto final de semana.

Alonso foi o 6º. Impressionante para quem largou dos boxes (última posição, 24º). O fator determinante para isso? Quando Hulkenberg bateu logo na primeira volta, no túnel, e o safety car entrou, Alonso foi para os boxes. Para quem largou em último, grande negócio. Trocou o pneu de composto mais macio pelo mais duro. Cumpriu a exigência de usar os dois compostos durante a corrida e foi até o final com este segundo jogo de pneus. Quando foram concluídas as paradas lá pela volta 25, já era o 6º. Claro que Alonso ainda ultrapassou a galera do fundão quando o safety car saiu.

Foram 4 as entradas do safety car durante a corrida. Teve esta primeira com Hulkenberg, uma pelo acidente de Barrichello, uma devido a uma tampa de bueiro que abriu e a última por um acidente entre Trulli e Chandhok. Barrichello vinha fazendo uma boa corrida. Largou bem e pulou de 9º para 6º logo de cara. Ainda não houve o comunicado oficial da equipe, mas aparentemente teve alguma quebra. Saiu de traseira e bateu forte. O acidente entre Trulli e Chandhok foi provocado pelo primeiro numa tentativa de ultrapassagem. O italiano abusou e, além de ter tirado os dois do GP, colocou Chandhok em grande risco. Um dos pneus de seu carro passou muito perto do capacete do indiano.

Neste último safety car, que aconteceu já no final, um lance polêmico. Há uma regra que diz que quando o safety car sai, você já pode passar. Não precisa esperar abrir a próxima volta. Só que tem uma outra regra que diz que na última volta o safety car entra no box de qualquer forma. A intenção é tirá-lo da foto da chegada. Eu não vi ainda nenhum vídeo, mas parece que rolou uma bandeira verde. Se rolou, as ultrapassagens estavam liberadas. Acontece que Alonso era o 6º naquele momento e Schumacher e Rosberg vinham logo atrás. Alonso recebeu a informação da equipe de que não poderia fazer ultrapassagens. Schumacher diz que recebeu a informação oposta. O que aconteceu? Schumacher, num lance abusado, fez a ultrapassagem por Alonso. Um dos grandes lances da corrida. Qual o resultado? Foi punido em 20 segundos. Com todos enfileirados, significou ir para a última posição dentre os que terminaram. Não tenho dúvida de que Damon Hill tenha sido enfático no convencimento dos outros comissários quanto a uma punição several. Alguém lembra de 1994? Se rolou a bandeira verde realmente, foi injusto demais. Se era para punir, que fosse apenas perder a posição ganha. Mercedes entrou com recurso. Ainda a ser julgado. Duvido que mude qualquer coisa.

Alonso ganhou a 6ª posição de volta, Rosberg foi o 7º e em seguida veio Sutil, Liuzzi e Buemi, que foi o beneficiado com a punição de Schumacher. Bruno Senna e Lucas di Grassi quebraram. Senna, inclusive, vinha bem. Assim como Alonso parou logo no início e ganhou muitas posições.

Mais dois comentários sobre o GP. Acho que Mercedes começou a privilegiar Schumacher. Fizeram ele parar antes de Rosberg. Isso, com as novas regras, dá vantagem a ele. Até ano passado, parar depois era melhor. Depois dos dois pararem, as posições estava invertidas. Alonso reclamou de Di Grassi por dificultar a ultrapassagem no início da corrida. Eu achei os comentários completamente sem noção. Entendo que Di Grassi não está em uma disputa direta com ele e que perdia tempo segurando Alonso. Porém o brasileiro não era retardatário. Tinha mesmo de tentar manter sua posição. Fora que neste tipo de situação há aprendizado, que pode ser extremamente útil quando tiver um carro para lutar por vitórias ou pelo título.

Ao final do GP de Mônaco, o 6º dentre os 19 no ano, Red Bull finalmente assumiu as 2 primeiras posições no mundial de pilotos e a primeira posição no mundial de construtores. Webber e Vettel possuem os mesmos 78 pontos e a Red Bull 156. Alonso não está distante, apenas 3 pontos atrás. Button tem 70. Um pouco atrás, vem Massa 61, Kubica 59, Hamilton 59, Rosberg 56 e Schumacher 22. No mundial de construtores, Ferrari vem 20 pontos atrás da Red Bull. McLaren tem 129, Mercedes 78, Renault 65 e Force India 30.

Só olhando para o desempenho dos carros e a situação atual dos mundiais, leva-nos a pensar em uma vitórias fácil da Red Bull. Eu sinceramente não acredito. Principalmente no mundial de pilotos. A equipe comete muitos erros, principalmente em situações tumultuadas durantes os GPs como começar ou parar de chover. Outro fator que pesa muito é a confiabilidade. Tem pecado muito neste ponto desde o ano passado. Finalmente, sua dupla de pilotos. Webber não me parece um candidato sério ao título. Pode vencer, mas não boto muita fé. Acredito muito mais em Vettel, mas este enfrenta problemas típicos pela falta de experiência. Comete muitos erros e ainda não lida muito bem com a pressão.

Em quem eu boto mais fé? Button e Alonso. Minha aposta maior é Button na verdade. McLaren parece ter um carro melhor que a Ferrari para a maioria das etapas e Button tem se adaptado muito bem às novas regras. Seu estilo de pilotagem poupa muito os pneus e isso tem ganhado muita importância este ano. Já Alonso está em muito boa forma. Depois dos 2 títulos sofreu 1 ano na McLaren com a disputa interna com Hamilton e depois foram 2 anos com uma Renault fraca. Ferrari tem enfrentado problemas com pneus com compostos mais duros, mas ele tem lidado bem com a situação. É claro que o mundial ainda não está perdido para Massa e Hamilton, mas estes precisam crescer de produção rapidamente. Mercedes não acredito que consiga lutar pelo título, mas pode brigar por vitórias talvez. No mundial de construtores a Red Bull tem mais chances acredito.

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