domingo, 9 de maio de 2010

GP da Espanha

Só para complementar o que escrevi ontem. É importante deixar claro que não dá para tirar conclusões muito precisas com apenas um GP. Condições climáticas ou características atípicas em um determinado circuito podem nos fazer chegar a conclusões incorretas. Uma outra coisa, desta vez, sobre a Williams em específico. Não sei se ela melhorou perante a concorrência mas, pelo que deu para ver na corrida, o desempenho está bom. O mal desempenho do Rubinho na classificação deveu-se a duas situações. Bruno o atrapalhou na sua volta rápida. Claro que não foi intencional, apenas Rubinho deu azar de o encontrar em um momento crítico de sua volta rápida. Outra coisa que prejudicou muito o Rubinho foi um incidente com Hamilton. O inglês deu uma escapada a sua frente e o "metralhou" com brita. Danificou o carro e inclusive chegou a danificar o capacete.

Hoje, como já haviam comentado, corrida um tanto quanto chata. Muito burocrática. Como grande destaque aponto Schumacher. O alemão já tinha mandado muito bem ontem na classificação e hoje correu muito bem. Ultrapassou Button durante a primeira (e única) parada nos boxes e depois resistiu a forte pressão de Button. Schumacher foi o 4º e Button foi o 5º. Destaque também para a Webber e Red Bull. A equipe sobrou durante o final de semana inteiro. Webber largou na pole e venceu com sobras. Já com Vettel teve alguns problemas. Largou em segundo e chegou a ameaçar Webber na largada. Depois foi só problema. Perdeu posição para Hamilton na parada nos boxes. Enfrentou problemas com pneu e freios também. Conseguiu a 3ª posição apenas porque Hamilton abandonou no final. Estourou um pneu e bateu. Sua parada

O azaram da vez foi o Rosberg. Teve um final de semana caótico. Até aqui vinha superando seu companheiro, Schumacher, com facilidade. Na classificação não foi bem e ficou apenas com a 8ª colocação. Na largada teve uma forte disputa com Kubica, chegou a sair da pista, e perdeu posições. Depois ainda na primeira parada foi liberado antes dos mecânicos concluírem o trabalho. Teve de parar e ser empurrado de volta a sua posição no boxe. Então fixaram adequadamente a roda. Terminou na 13ª posição.

O grande destaque negativo da prova foi a Hispania. Bruno enfrentou problema durante todo o final de semana e hoje abandonou logo no início. Chandhok, seu companheiro, arrastou-se pela pista e se envolveu em dois incidentes. Primeiro com Massa, que o tocou e teve a asa dianteira danificada. Depois com Buemi. Desta vez chegaram a tocar de lado. Prosseguiram por um momento, mas logo depois os dois abandonaram.

Massa teve um final de semana muito discreto. Classificou apenas em 9º, reclamando que o grip mudou muito do 3º treino livre para o classificatório. Na corrida, seu ponto alto foi a largada. Passou 2 e ganhou a posição de Hamilton, que abandonou. Passou boa parte da corrida imediatamente atrás de Schumacher e Button, que duelavam bastante. Mesmo com a Ferrari parecendo não dispor de um grande carro para a disputa do mundial, foi mal. Principalmente se comparado com o desempenho de Alonso. Enquanto Massa largou da 9ª posição, Alonso foi o 4º. Fez o feijão com arroz. Beneficiou-se dos problemas de Hamilton e Vettel e chegou na 2ª posição.

Completaram os 10 primeiros no GP Sutil, Kubica, Barrichello e Alguersuari, que pilotou muito bem hoje. Lucas di Grassi chegou em 19º, última posição, à 1 volta de seu companheiro e à 4 voltas do vencedor.

O campeonato segue muito apertado. Button ainda lidera com 70 pontos, mas não tem mais folga. Alonso o segue de perto com 67. Vettel tem 60, Webber 53, Rosberg 50, Hamilton e Massa 49, Kubica 44 e Schumacher 22. É impressionante ver Kubica tão bem aí, mas acho que a tendência é ele ficar um pouco para trás ao longo do ano. Imagino que Schumacher irá crescer de produção e passá-lo em algum momento da temporada. É possível até que Mercedes e Schumacher cheguem a disputar vitórias este ano, mas não acredito que Mercedes entre na briga pelos mundiais.

A grande verdade é que Red Bull dispõe de um carro superior o suficiente para vencer os mundiais, mas enfrenta dificuldades como confiabilidade e erros tanto da equipe como dos pilotos. Sendo assim, abre espaço para McLaren e Ferrari seguirem na briga pelos títulos. E dentre as duas estou colocando mais fé na McLaren. A equipe inglesa já dispõe de um carro melhor que a rival italiana e ainda tem a tradição na evolução do monoposto ao longo da temporada. Ainda nesta linha de raciocínio, coloco Button como o grande favorito ao título. Adaptou-se muito bem a equipe e seu estilo de pilotagem tem se adaptado muito bem às novas regras. Alonso, correndo por fora, tem feio um trabalho fantástico. Tem feito a diferença.

No mundial de construtores, a competição está mais apertada ainda. McLaren está com 119 pontos, Ferrari tem apenas 3 pontos a menos e Red Bull tem 3 a menos que a Ferrari. Os 3 postos seguintes estão com equipes muito bem estabelecidas. Mercedes tem 72 pontos, Renault 50 e Force India 24.

Próxima etapa será Mônaco já no próximo final de semana. Lembrando que em Mônaco há 2 treinos livres na quinta e a sexta é livre.

Um último comentário, agora sobre as novatas. A situação está muito complicada, principalmente para o lado da Hispania. Os membros da equipe não se entendem (pelo que andei lendo). O projeto do carro é comprovadamente ruim, tanto que já falam que o carro não se qualificaria para a F1 caso fosse feita uma análise mais criteriosa. E, por fim, a equipe está com sérios problemas financeiros. Está faltando dinheiro para peças de reposição, imagina desenvolvimento de evoluções. Não sei se chega ao fim do ano. Nessa Bruno poderá sobrar. Não ter oportunidade para demonstrar seu potencial e não conseguir prosseguir sua carreira. Di Grassi também enfrenta dificuldades, mas de qualquer forma ainda está tendo oportunidade de evoluir e mostrar trabalho.

3 comentários:

Adolfo Neto disse...

Parece que foi bem chato mesmo. Acompanhei pela rádio (BandNews) e os comentaristas ficaram falando de outros assuntos...

Leo disse...

O que mais me impressionou nesta etapa foi o desempenho do Schumacher. Acredito que o início da temporada Européia, trazendo circuitos mais conhecidos para o alemão, fará com que seus resultados apareçam.

André Atanasio disse...

Léo, quanto ao Schumacher, não se trata de conhecer ou deixar de conhecer o circuito. É claro que isso é mais um problema. Para ele o principal fator para o desempenho ruim nas primeiras etapas deve-se ao projeto original do carro.

Num carro de competição uma das principais características, do ponto de vista de um piloto, é a tendência de sair de frente ou de trás. Isso interfere muito no jeito de dirigir. Acontece que o projeto original era contrário ao gosto do alemão. Na etapa passada (Espanha), a Mercedes trouxe um "novo" carro com características mais adeqüadas para Schumacher.

No caso de Schumacher, tem outras coisas que influenciaram também. O tempo fora faz com que perca ritmo. Contra ele pesa a idade também. Uma corrida de F1 é muito longa e o preparo físico é muito importante neste ponto.