sábado, 15 de maio de 2010

GP de Mônaco - Classificação

O treino classificatório para começar e, logo de cara, o anúncio de que Alonso não participaria. Acontece que o espanhol bateu forte no 3º treino livre, poucas horas antes. No acidente danificou, dentre outras coisas, o chassi. Daí não houve tempo suficiente para preparar o carro reserva.

No Q1, sem surpresas. Voou Alonso e os 6 pilotos das equipes novatas. A ordem? A de sempre (Lotus, Virgin e Hispania). Di Grassi foi o 21º e Bruno o 22º. No Q1 deu Massa na ponta com certa folga. No Q2 também não houve grandes surpresas. Destaque para Liuzzi, que tomou a cadeira cativa de Sutil no Q3. Ponto também para Barrichello, que conseguiu seguir para o Q3. Desta vez Rosberg liderou, mas Massa ficou muito próximo.

No Q3, ao meu ver, a galera no geral bobeou. Demorou a sair e, como esperado, enfrentaram problema de tráfego. Ponto para Kubica, que não bobeou e saiu mais cedo. Assim como nas etapas anteriores do classificatório e dos treinos livres mandou bem e classificou-se em segundo. Para mim o grande destaque do final de semana por enquanto. Impressionante. A pole? Ficou com Webber e com sobras. Vettel errou e conseguiu apenas um 3º lugar. Mais uma vez a Red Bull mostrou que estava escondendo o jogo.

Massa, que vinha muito bem ao longo do treino, não conseguiu uma boa volta. Deixou a impressão de que poderia fazer mais. Imagino que seria possível ter ficado em 2º, na posição que ficou Kubica. Acho que o maior motivo para não ter conseguido isso foi a demora em sair para o Q3. Hamilton, com uma McLaren que não parecia tão forte como na última etapa, conquistou a 5ª posição. Para se ter uma idéia do bom desempenho de Hamilton, seu companheiro (Button) foi apenas o 8º. A Mercedes conquistou a 6ª e 7ª posição com Rosberg pouca coisa a frente de Schumacher. Pelos treinos, estava esperando um pouco mais da Mercedes. Barrichello foi o 9º e Liuzzi o 10º.

Para amanhã, a expectativa é de uma prova um tanto quanto chata. Mônaco é um circuito de rua. Não há milagre. De qualquer forma, chuva e acidentes podem mudar esta história. Por hora, sem contar com isso para apimentar a prova, estou ansioso para ver a corrida de recuperação de Alonso.

Para amanhã, a tendência é uma vitória relativamente tranqüila de Webber. O maior risco para Webber seria Vettel ou um Hamilton da vida. Hamilton larga muito atrás e Vettel terá de conseguir passar Kubica antes. Pelo tipo de circuito acho que as duas primeiras posições terminam como começa. Vejo Massa com chances de pódio, principalmente se conseguir ultrapassar Vettel na largada. Mas Massa não deve ter vida fácil com Hamilton vindo logo atrás.

Nenhum comentário: