sábado, 8 de maio de 2010

GP da Espanha - Classificação

Red Bull está sobrando no GP da Espanha. Na classificação tomaram a primeira fila com Webber na frente e Hamilton, o 3º no grid, a mais de 8 décimos de segundo. Diferença absurda na categoria. Dentre estes 3, o que mais me chamou a atenção não foi a primeira fila da Red Bull, mas o fato de Webber ter colocado pouco mais de 1 décimo de segundo em Vettel. Esperava o alemã largando na frente.

Muito próximo ao tempo de Hamilton, classificaram Alonso e Button. Depois vem Schumacher, Kubica, Rosberg, Massa e Kobayashi. Destaque negativo para Massa, classificando-se atrás dentre os pilotos das 4 equipes mais fortes e atrás ainda de Kubica. O polonês, por sinal, continua com sua grande performance durante o ano. É impressionante seu resultado assim como a Renault. Não esperava nem de longe uma Renault tão forte. Acho que a saída do Briatore foi um grande negócio para a equipe, assim como a saída de Fry do comando da Honda (Brawn) ano passado. Não dá para deixar de comentar a boa performance de Schumacher até agora em Barcelona. Reflexo das alterações que o carro da Mercedes sofreu para esta etapa.

Barrichello foi mal na primeira etapa do treino e larga apenas em 18º. Ele falou que teve problema com tráfego em sua volta rápida. Bruno Senna o teria atrapalhado. Di Grassi classificou-se em 22º, atrás de seu companheiro, mas a menos de 1 décimo. Resultado muito bom se considerarmos que Glock dispõe de atualizações em seu carro que Di Grassi ainda não tem. Bruno Senna foi mal e classificou em último a quase 4 décimos do seu companheiro. Ainda não ouvi os comentários de Bruno depois da classificação, mas ontem ele comentou que estava enfrentando problemas com o escapamento. O calor gerado estava queimando a carenagem de seu carro, a danificando e, assim, perdendo na parte aerodinâmica do carro. Vale lembrar que Glock e Di Grassi foram punidos e assim largam nas últimas posições.

O assunto da vez na F1 trata-se dos dutos de ar. Como Rubinho comentou, talvez seja o dispositivo mais genial desenvolvido na F1 nos últimos 18 anos (desde que ele entrou). Ano passado teve aquela história toda acerca do difusor duplo - utilizado desde o início por Brawn, Williams e Toyota - desenvolvido a 7 chaves com base num regulamento falho. Tal dispositivo será proibido para a temporada do ano que vem. Os dutos deste ano, desenvolvidos pela McLaren, já começaram a ser reproduzidos pelas outras equipes. A idéia básica aqui é direcionar um fluxo de ar para modificar o comportamento do carro nas retas e nas curvas. Nas retas, o fluxo é direcionado para a parte alta da traseira (asa). Isso gera menos arrasto aerodinâmico e permite ao carro ganhar velocidade mais facilmente. Nas curvas, o fluxo é direcionado para a parte baixa (difusor). Isso faz com que ele ganhe mais aderência e, assim, permite contornar a curva com maior velocidade.

Esta é a 5ª etapa do ano e início da temporada européia da F1. Etapa na qual as equipes costumeiramente trazem grandes atualizações para os carros. Com os resultados apresentados depois dos 3 treinos livres e do treino classificatório, parece que Red Bull aumentou a sua superioridade perante a concorrência. Mercedes cresceu bastante, principalmente com Schumacher. McLaren é outra que tem melhorado, mas isso vem de uma forma mais constante. Não ouve grande salto, como no caso da Mercedes. Ferrari é, das 4 mais fortes, a que parece sofrer mais com desenvolvimento. Isso não vem só deste ano, mas de alguns anos já.

Renault mantém o bom momento, já demonstrado desde o início da temporada. Williams parece ter ficado um pouco para trás. Sauber cresceu um pouco de produção. Tanto que conseguiu chegar o Q3 hoje com o Kobayashi. Atrás manteve-se a ordem Lotus, Virgin e Hispania. Já vista nas outras etapas.

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