quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A hora da decisão está chegando

A última etapa do ano na F1 está prestes a iniciar, amanhã começam os treinos livres. Veja a programação a seguir.

Sexta: Treino livre às 10h e às 14h.
Sábado: Treino livre às 11h e classificatório às 14h
Domingo: Largada às 15h.

Há muita espectativa em todo o mundo porque os mundiais ainda estão abertos. No mundial de pilotos Hamilton e Massa ainda disputam. Há grande vantagem para Hamilton com 7 pontos a mais. No mundial de construtores Ferrari e McLaren ainda disputam. Agora com grande vantagem para a Ferrari, que tem 11 pontos a mais.

Fora às disputas pelo título ainda há outras disputas em jogo. No mundial de construtores, por exemplo, BMW ainda tem chances matemáticas de tirar o segundo posto da McLaren, Red Bull tentará ultrapassar a Toro Rosso, mas pode perder terreno para a Williams. No mundial de pilotos, Kubica tentará concluir a temporada com a manutenção do 3º posto, enquanto que Raikkonen o tentará tomar para si. Da 5ª a 7ª posição, Heidfeld, Alonso e Kovalainen disputarão melhores posições na tabela. vettel (8º) tentará manter-se a frente dos pilotos da Toyota.

Os brasileiros Nelsinho Piquet (12º) e Rubens Barrichello (14º) também tentarão fazer bonito em casa. Este, que talvez seja o último de Rubinho na F1, deverá ser bem complicado para Rubinho. Seu carro não anda nada bem e precisaria descontar 6 pontos para chegar em Rosberg, o 13º. Já Nelsinho deve ter um final de semana bem mais tranqüilo. O piloto está em 12º na tabela com 19 pontos e tem Webber e Glock a sua frente, respectivamente com 21 e 22 pontos. Com o bom momento do carro e da equipe Renault neste final de temporada, não é difícil de se imaginar Nelsinho terminando a temporada no 10º posto.

Com as chances de Massa tornar-se campeão, há uma grande euforia no país para o GP. Esta é apenas a segunda vez na história da F1 que um piloto local chega a última etapa com chances de tornar-se campeão em casa. Antes só no mundial de 1950.

Tenho acompanhado as declarações de Massa durante a semana e é notório sua felicidade e maturidade com que encara esta oportunidade. Ele e Ferrari demonstram ter os pés no chão quanto a real possibilidade de conquista no mundial de pilotos, mas mantêm-se centrados na tentativa de fazer o máximo daquilo que seja a equipe fazer, uma vitória com dobradinha. Depois é esperar pelo resultado de Hamilton.

Apesar do péssimo desempenho da Ferrari na China, estou bastante ansioso e espero por uma grande apresentação de Massa, como foram em 2006 e 2007. Anos em que o piloto brasileiro correu pela Ferrari em Interlagos. Com pista seca, acredito ainda em superioridade da Ferrari. Mas as previsões apontam para chuva em todo o final de semana, daí é que vem o problema. Na temporada, a McLaren tem demonstrado ter um equipamento superior para condições de pista molhada. Massa, por sua vez, correu mal em Silverstone nestas condições, mas fez uma grande apresentação na difícil pista de Mônaco. Com chuva deve privilegiar a McLaren, mas por outro lado pode ser a grande oportunidade para Massa. Um pouco de sorte com safety car pode fazer com que haja uma embaralhada no grid e crie as condições necessárias para o brasileiro.

Agora é esperar e torcer bastante. As lembranças do ano passado são bem animadoras.

Nenhum comentário: