segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Na China, Hamilton domina com sobras

- A McLaren, pelo menos com o Hamilton, sobrou durante todo o final de semana. Dominou em todos os treinos, na classificação e na corrida. Hamilton fez a pole, venceu com tranqüilidade e ainda fez a melhor volta. Se já tinha uma mão na taça, agora a segunda já está quase lá. Agora são 7 pontos de vantagem. Basta chegar no Brasil em 5º e não precisa se preocupar com qualquer outro resultado. Tem a faca e o queijo em suas mãos, agora basta ter cabeça fria para garantir o título.

- Massa, que também briga pelo título, foi quem ficou devendo desta vez. Na classificação foi apenas o 3º, atrás de Hamilton e Raikkonen. O grande detalhe é que, na corrida ficou claro, Massa estava 1 volta mais leve que os que largaram a frente. Péssimo desempenho, neste momento, para quem tenta conquistar o título. Chegou em 2º, com a permissão de Raikkonen para ultrapassá-lo no final.

- Kubica, o último piloto na briga pelo título, ficou pelo caminho na China. Classificou-se mal, fez uma boa corrida, mas não consiguiu um resultado capaz de manter as chances matemáticas de chegar no Brasil com possibilidade de tornar-se campeão. Largou apenas em 11º e chegou em 6º. Com o resultado, Kubica manteve-se em 3º na tabela. Não tem mais chances de avançar no mundial de pilotos e matematicamente, apenas o Raikkonen com 6 pontos de desvantagem pode ultrapassá-lo na tabela.

- Independentemente de 3º ou 4º ou ainda de não chegar ao Brasil com chances de título, Kubica e a BMW fizeram uma temporada fantástica. Acredito que em nenhum momento, até o início da temporada, havia passado pela cabeça do membro mais entusiasta da BMW que a equipe além de conquistar a prometida primeira vitória conseguiria lograr tanto êxito nas tabelas. No mundial de pilotos ficará em 3º ou 4º com Kubica e de 4º a 7º com Heidfeld. No mundial de construtores, encontra-se em 3º, mas ainda pode ultrapassar a McLaren.

- Para o Brasil (última etapa), Massa precisa chegar em 1º e torcer para o Hamilton chegar no máximo em 6º ou chegar em 2º e Hamilton no máximo em 8º para a conquista. Qualquer outro resultado, Hamilton vence. Gostei dos comentário de Massa ao final da corrida na China, disponível no blog do Felipe Motta.

- Se a McLaren, com Hamilton, é a grande favorita para o mundial de pilotos, no mundial de construtores a história é outra. Devido a má temporada de Kovalainen, a equipe encontra-se em 2º com 11 pontos de desvantagem perante a equipe italiana, além de ainda haver a possibilidade de perder o posto para a BMW.

- Quanto a corrida em si, foi extremamente chata. Uma largada ultraconservadora. Hamilton, Raikkonen e Massa mantiveram a posição e fizeram filinha para contornar a primeira curva. Depois disso, Hamilton seguiu abrindo quase que durante toda a prova. O ápice de emoção na corrida ficou por conta de Alonso e Kovalainen, que largaram em 4º e 5º respectivamente.

- Logo no início da corrida Kovalainen partiu para cima de Alonso. Chegou a ultrapassar, mas Alonso deu o troco logo em seguida. Depois disso Alonso deu um passeio durante toda a corrida. Se não atacou mais ninguém, também não chegou a ser ameaçado. Kovalainen por outro lado apagou, só apareceu em mais duas ocasiões: uma com um pneu furado e outra recolhendo o carro nos boxes.

- O outro momento de destaque na prova foi a inversão de posições entre Massa e Raikkonen. Esta já era previsível.

- Além das boas corridas de Hamilton e Alonso, destaca-se também o bom desempenho de Heidfeld (largou em 9º e chegou em 5º), Kubica (11º, 6º), Glock (12º, 7º) e Nelsinho (10º, 8º). Barrichello fez uma boa corrida com o limitado carro da Honda. Largou em 13º e chegou em 11º. Button, seu companheiro largou em 18º e chegou em 16º, a frente apenas da Force India de Fisichella.

- O mundial de pilotos agora segue apenas com Hamilton (94 pontos) e Massa (87) na disputa pelo mundial. Kubica (75) e Raikkonen (69) ficam na briga pela 3ª posição. Heidfeld (60) manteve-se na 5ª posição. Alonso com o bom resultado de ontem subiu mais uma posição e agora tem 2 pontos de vantagem para Kovalainen e 7 de desvantagem para Heidfeld. Pelo andar da carruagem, estas primeiras 7 posições deve se manter no Brasil. As maiores chances de mudança ficam por conta da subida de uma posição para Raikkonen, e alguma chance de mundança entre Heidfeld, Alonso e Kovalainen.

- No mundial de construtores estão Ferrari (156), McLaren (145) e BMW (135) nas três primeiras posições. Acredito que assim termine o mundial, sem alteração nesta ordem.

- Renault (72) garantiu o 4º posto na temporada e dispõe agora de um carro melhor que a BMW. A equipe francesa não tem mais chances matemáticas de mudar de posição na tabela.

- Toyota (52) é a 5º. Toro Rosso (34) é a sexta e demonstra ter um bom carro. Está atrás da Renault no momento, mas já briga com BMW. Em alguns momentos mostra-se até superior a equipe alemã.

- Red Bull (29) é a 7ª e apesar de ainda ter chances de alcançar a irmã pobre (Toro Roso), no Brasil, duvido muito que aconteça. Williams (26) e Honda (14) são outras que devem permanecer onde estão depois de concluída a etapa do Brasil. Force India segue sem marcar pontos.

- Sobre as discussões acerca de mudanças para o futuro na F1, falou-se muito na questão da introdução de um motor padronizado em 2010, devido a declaraçãode Mosley sobre redução de custos na categoria. Não boto a menor fé nisso. Sei da importância e acho que a F1 tem de reduzir mesmo os seus custos astrômicos, mas o grande diferencia da categoria está na inovação. Sendo assim, é vital para ela manter o desenvolvimento na mão de cada construtor. Fora isso, as montadoras, maioria dentre as equipes, perderiam todo o interesse em manter-se na F1.

- Fora isso muito tem se falado acerca das regras para o safety car e sobre a severidade nas punições durante as corridas. Sobre o safety car as regras devem mudar para o ano que vem com a introdução de mecanismos para regular a velocidade dos carros e a retirada do fechamento dos boxes. Sobre as punições, os pilotos clamam por comissários fixos na temporada e a entrada de ex-pilotos dentre os comissários. Acho que ambas as coisas seriam interessantes.

- Já estou ansioso pela temporada do ano que vem. Com as grandes mudanças na aerodinâmica dos carros devido às restrições e a introdução do KERS, acho que o grid pode sobrer uma bela embaralhada.

- Outra coisa que estou achando interessante são as discussões acerca de mudanças nas programação do final de semana. Há a possibilidade de um grande prêmio para o treino de sexta, o que o deixaria mais animado. Há a possibilidade também de um ponto extra para o melhor tempo no Q2. Há também a possibilidade de eliminação do reabastecimento durante a prova.

- O grande prêmio do Brasil, último da temporada, ocorre dia 2/11. São apenas 2 semanas. Uma dica para quem for a Interlagos e ainda não reservou hotel, corra. Ano passado eu cai na besteira de deixar para última hora e tive bastante dificuldade, ou não havia vaga ou o valor havia subido muito como fosse alta temporada.

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