quinta-feira, 16 de outubro de 2008

F1: Cingapura e Japão

Só para não passar em branco e para eu não ficar em cima do muro, alguns comentários sobre as provas de Cingapura e do Japão.

- Impressionante a capacidade de Alonso. Confesso que não vou muito com a cara do espanhol. Admito que é um grande piloto, mas as "frescuras" dele quanto a atenção da equipe e os diversos momentos em que ele lava a roupa suja na imprensa me deixam com um pé atrás quanto a ele. Não precisa nem falar do ano de 2007 quando enfrentou diversos problemas na McLaren. Lembrem-se dos maus momentos do final de 2006, quando a Renault não estava rendendo bem e Schumacher vinha tirando a diferença de uma forma alucinada. Alonso descia a lenha na equipe. Isso eu acho que acabava com toda a motivação da equipe.

- Impressões a parte, tecnicamente Alonso vem mostrando mais do que nunca toda a sua capacidade. Impressionante sua duas vitórias seguidas com um carro que vinha enfrentando tantos problemas desde o ano passado.

- Em Cingapura podem alegar que a sorte foi o grande determinante para o resultado. Concordo. Mas agora no Japão mostrou ritmo e estratégia para conquistar a vitória. Mostrou também que a Renault conseguiu dar seu pulo do gato e dá sinais de estar a frente da BMW. Teve apenas um pouco de sorte no início quando pulou de 4º para segundo, mas ultrapassou Kubica na estratégia e no ritmo de corrida.

- Não há dúvidas de que Alonso ficará na Renault para o ano que vem. Depois de confirmada a manutenção da dupla na BMW, não sei o porquê das outras equipes ainda esperarem por uma resposta de Alonso.

- É bastante impressionante o fato de Alonso ter somado 35 pontos nas 6 últimas provas, enquanto que Hamilton e Massa fizeram apenas 26 e 25, respectivamente.

- Sobre o incidente envolvendo Massa na primeira parada em Cingapura, não há o que comentar. A Ferrari insiste para jogar o título fora e se Massa for campeão será por seus próprios méritos.

- Sobre Cingapura, um cenário fantástico, mas um circuito fraco. Torciam para a chuva. Ela não veio, mas veio Nelsinho errando sozinho e destruindo sua Renault no muro. Incidente, inclusive, que foi o principal fator para a vitória de Alonso lá. Muito se especulou sobre a possibilidade da equipe ter planejado isso. Eu não acredito. É muita viagem. Nelsinho foi mal e Alonso teve muita sorte. Acho que a F1 caminha na direção errada quando se preocupa em impressionar pelo cenário e não pela competição em si. A preocupação de quem organiza deveria estar em criar circuitos que permitissem ultrapassagens. Outra questão que me incomoda é a falta de respeito com quem compra os ingressos e vai ao circuito. A direção da F1 já deu diversas mostras de que a preocupação está com os europeus que assistem a F1 em suas TVs de LCD ou Plasma no aconchego de sua casa. Palhaçada.

- Quanto ao GP do Japão, o maior protagonista foi sem dúvida Hamilton. Mais uma vez deu sinais de sua inesperiência e afobação. Largou em uma posição extremamente privilegia por ser pole e Massa apenas o 5º. Hamilton e McLaren deveriam ter em mente que não precisavam vencer e nem mostrarem domínio. Bastava chegar na frente de Massa. Pois o inglês com seu ímpeto de dominador não aceitou perder posição para Raikkonen na largada e partiu para cima. Quando percebeu que tinha a primeira curva logo a frente fritou tudo. Teve de usar a grama para contornar a curva e gerou a maior confusão para todo mundo. Ali Kubica e Alonso, nesta ordem, pularam para a frente. Hamilton conseguiu alinhar logo atrás.

- Algo que havia passado despercebido a mim na largada foi a movimentação de Kovalainen. Só prestei atenção quando revi as imagens com um alerta do Ivan Capelli. Observem que é ele quem provoca a maior parte do tumulto muda completamente seu traçado para atacar às Ferraris. Ele vinha por dentro da curva e vai fazer ela lá por fora, Jogando o carro para cima de Raikkonen e atrapalhando também a Massa que vinha logo atrás.

- Outro ponto crítico que só vi depois de terminada a corrida foi a queda de Hamilton da 3ª para a 6ª posição ainda na primeira volta. Isso não apareceu na TV, na cobertura ao vivo. Logo depois de cair para 3º, Hamilton parte para cima de Alonso. Este, por sua vez, fecha a porta e Hamilton vai para a grama de novo. Lance muito parecido com o que houve no Brasil ano passado.

- Depois de todas estas lambanças, aí sim justifica-se Hamilton partir para cima. Massa agora está a sua frente, imediatamente a frente. Hamilton mais leve, tem mais velocidade. Na segunda volta, força a barra e Massa faz uma curva bem aberta permitindo a ultrapassagem de Hamilton.

- Acontece que a próxima curva vinha logo em seguida e era para o lado de Massa. O brasileiro, este não tem nada a perder por estar atrás na tabela, é abusado e tenta retomar a posição de forma bem agressiva atacando a zebra. O resultado é bem conhecido, aquela cena com a Ferrari (de Massa) e a McLaren (de Hamilton) alinhadas em sentidos opostos. Massa dá sorte de nada acontecer a seu carro e de seguir em frente. Hamilton, por sua vez, fica ali com o carro virado para o lado contrário e tendo de esperar para que todos os carros passem. Quando consegue voltar a correr já é o último.

- Logo em seguida vêm as punições para ambos (Hamilton, pela largada, e Massa pelo incidente com Hamilton). As punições foram justas? Bem, isso tem que visto por dois aspectos: esportivo e segurança. Hamilton colocou praticamente a todos os pilotos em risco no momento da largado com sua atitude. No âmbito esportivo, não vejo grande problema. Foi abusado desnecessariamente diante de sua posição na tabelas, mas não vi grande deslealdade como as vistas em diversos outros momentos. Quanto a Massa, do ponto de vista esportivo foi desleal ao retomar a posição tocando no carro do adversário e o fazendo cair de 5º para a última posição. Do ponto de vista de segurança vejo como algo menor. Já que as velocidades estavam bem reduzidas e estavam praticamente "isolados" naquele momento. Acho que estas punições foram justas, mas estranho a forma como estão punindo com rigor este ano. Bem diferente de outras situações. Vejo também uma grande preocupação em equilibrar o número de punições para um lado e outro, dentre aqueles que disputam o título.

- Depois disso, a corrida ficou bem centrada na disputa das 3 primeiras posições entre Kubica, Alonso e Raikkonen. Fora isso o que mais chamou a atenção foi o desempenho de Massa no decorrer do restante da prova. Massa impôs um forte ritmo para chegar a zona de pontuação. Uma vez que Hamilton muito provavelmente não pontuaria, qualquer pontinho seria um grande resultado. Massa fazia volta mais rápida em cima de volta mais rápida. Fez diversas ultrapassagens, sendo a mais ousada a que fez sobre Webber no final da reta de largada, quando praticamente foi espremido no muro pelo australiano.

- Fora isso, Massa, ainda envolveu-se em mais um incidente. Desta vez com Bourdais, quando este saía dos boxes e Massa vinha muito rápido por ter pouquíssimo combustível. Bourdais saiu e não mudou de direção ou reduziu o ritmo. Massa forçou para tentar tomar a posição e terminaram por se tocar. Bourdais seguiu como se nada tivesse acontecido. Massa deu uma meia rodada, mas voltou em seguida. Como foi no final da prova, a decisão ficou para depois. Bourdais foi punido com o acrescimo de 25s. Assim, Massa que terminou em 8º ganhou mais uma posição e um ponto. Esta punição eu não achei justa. Se alguém deveria levar punição, este era Massa. Por mim, não seria punição nem para um lado e nem para outro.

- Outro destaque nesta prova foi Nelsinho, que largou em 12º e chegou em 4º, na frente das Toyotas. É importante salientar que a Renault briga diretamente com a Toyota pela 4ª posição no mundial. Nelsinho ainda chegou a disputar a 3ª posição com Raikkonen, mas deu uma escapada e decidiu garantir a 4ª posição.

- Se inicialmente a disputa ficou entre Kubica e Alonso pela primeira posição. Com Alonso assumindo a primeira posição com uma parada rápida na primeira rodada de reabastecimento e troca de pneus. Depois disso impôs o ritmo forte para não perder a posição para Kubica. No final a disputa foi entre Kubica e Raikkonen pela 2ª posição, como Nelsinho também incomodando um pouco até dar uma escapada. Apesar de Raikkonen ter um carro melhor, Kubica defendeu-se muito bem e manteve-se em 2º.

- Depois de 16 etapas de um total de 18, apenas 3 pilotos brigam pelo título: Hamilton (McLaren, 84 pontos), Massa (Ferrari, 79 pontos) e Kubica (BMW, 72 pontos). O título está completamente em aberto e qualquer um dois 3 têm chances reais de conquista. Claro que Hamilton tem alguma folga nos pontos, mas esta não é uma garantia de nada. Massa vem em grande fase, está apresentando ritmo forte de corrida e pouquíssimos erros. Se a Ferrari ajudar não cometendo erros, tem grandes chances. Kubica por sua vez é o mais regular. Tem um carro inferior, mas pode ser beneficiado por incidentes envolvendo Massa e Hamilton.

- Na disputa pelo título, Kovalainen e Raikkonen têm papéis de destaque, mas ambos vêm em uma má fase. Ajuda maior pode vir de Alonso, que apesar de preferir Kubica campeão, diz que vai tentar ajudar a Massa na conquista. Não falo em Heidfeld, para ajudar Kubica, porque este nem sequer é mais citado de tanto que está apagado nas corridas.

- Do jeito que vão as coisas, vejo grande possibilidade de Alonso terminar a temporada na 5ª posição da tabela. É atualmente o 7º com 48 pontos. A sua frente há Kovalainen com 51 e Heidfeld com 56. Chegar em Raikkonen já seria mais complicado. O finlandês soma 63 pontos e espero que ainda some alguns pontos dos 20 que restam.

- Vettel e a Toro Rosso é que têm me impressionado. Vettel soma 30 pontos e é o 8º na tabela. A Toro Rosso soma 34 e é a 6ª. a frente da irmã rica Red Bull (29), da tradicional Williams (26) e da poderosa Honda (14). Detalhe: a Toro Rosso até pouco tempo atrás era chamada Minardi. Lembram algo desta equipe?

- No mundial de construtores, Ferrari retomou o primeiro posto depois de cair com o incidente de Cingapura. Soma 142 pontos e está 7 a frente da McLaren. BMW vem 14 atrás da equipe italiana.

- Renault, por sua vez, dá fortes sinais de que cumprirá a meta de terminar no 4º postos. Soma 66 pontos e já abriu 16 pontos para a Toyota.

- O próximo GP é o da China, neste final de semana. Brasil encerra a temporada, no dia 2 de Novembro.

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