segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Hamilton venceu o mundial com ultapasagem na última curva

Ontem sim, empregava bem o "haja coração" do Galvão Bueno. A corrida foi complicada pela chuva no início e no final. Era emocionante pela decisão do mundial. Mas no geral foi bem chatinha. Houve alguma emoção no início, mas logo ficou naquela lenga lenga de sempre sem emoção.

Até que São Pedro decidiu aparecer no final. Inicialmente com uma chuvinha fraca, mas que foi aumentando. A três voltas do final Hamilton mantinha-se campeão com uma 5ª posição, o mínimo que precisava no caso de vitória de Massa. Eis que Vettel pressiona e com uma certa ajuda de kubica, retardatário, consegue ultrapassagem. Faltando pouco mais de 2 voltas para o final, Massa lidera com tranqüilidade e Hamilton é 6º. Opa ... se terminar assim, Massa é campeão mundial. Interlagos vira uma loucura. A torcidade delira e o Brasil inteiro também, imagino. A sua frente, Hamilton tem 5 carros em condições semelhantes de pneu e a chuva apertando. A exceção fica por conta de Glock, o 4º, este decidiu manter o pneu para pista seca. Glock conclui a penúltima volta com uma vantagem de 15 s perante Hamilton. Mas com um pneu para pista seca já detonado e a chuva aumentando, a situação complica bastante. Fica difícil de manter o carro na pista. Massa cruza a linha de chegada conquistando a vitória. Naquele momento era campeão, mas Hamilton não poderia passar ninguém. Glock fica em situação cada vez mais complicada e daí na última curva Vettel e Hamilton o ultrapassam. Glock termina a 6s de Hamilton na 6º posição.

Foi um final de semana incrível para Massa com a conquista da pole, melhor volta e vitória. Não poderia se esperar mais do brasileiro, que tentava descontar 7 pontos no mundial para ficar com o título. Deve-se levar em consideração as condições da corrida ontem. Mesmo com a chuva no início e no final e as conseqüentes mudanças de condições na pista, Massa manteve o ritmo forte e a liderança na corrida só foi perdida momentaneamente nas paradas de boxe. Seu ritmo era forte inclusive com pista molhada. Não cometeu erros e quando parecia acabado, a pouco mais de 2 voltas para o final, o imponderável aconteceu. Criou-se a situação em que Massa seria o campeão. Pena que na última curva, Hamilton conseguiu retomar a 5ª posição.

Os títulos de manchetes dos jornais e de post em blogs manipulam os fatos e fazem crê que o título esteve na mão de Massa durante boa parte da corrida ontem. Isso não condiz com a verdade. O que realmente aconteceu foi que em 68 das 71 voltas Hamilton fez uma corrida fria e inteligente. Fez o que deveria fazer para conquistar o título. Acontece que o imponderável aconteceu no final e criou-se uma situação favorável a Massa. Deixando de existir tal situação apenas na curva final para Hamilton.

Para estas 3 voltas final chamo a atenção para 2 fatos. Primeiro a atuação de Kubica na ultrapassagem de Vettel. Ainda não revi a cena, mas fiquei impressionado com a atitude do polonês e a falta de punição e comentários pela crítica especializada. Kubica era retardatário e fez uma ultrapassagem em Hamilton. O atrapalhou e Vettel aproveitou o momento. Momentos antes ainda, kubica tinha aproveitado o momento em que Hamilton o dava uma volta para realizar ultrapassagem em outro carro que abria para a passagem de Hamilton. O outro fato é a decisão da Toyota em não trocar os pneus no final. Supreendeu a McLaren e foi fator determinante para a criação da situação em que Massa teria o título.

A situação pode até ter criado uma certa sensação de frustração para Massa, sua família e a todos os torcedores. Mas a conquista de Hamilton era o esperado. Hamilton conquistou o título merecidamente pela regularidade no ano. Massa e a Ferrari perderam o título, não ontem, mas pelos erros no decorrer do ano. No final, o brasileiro deixou uma boa impressão. Lança-se, mais do que nunca, como forte candidato a título e torna-se cada vez mais um ídolo nacional.

Destaque ontem para o bom desempenho de Alonso e Vettel. As Toyotas também mandaram muito bem no final do semana, mas no final tomaram algumas decisões erradas e o resultado não refletiu este bom desempenho.

BMW e Kubica foi quem ficou no final da temporada e principalmente ontem.

No mundial de pilotos, Hamilton venceu com apenas 1 ponto de vantagem para Massa. Raikkonen conseguiu igualar os 75 pontos de Kubica e tomou a 3ª posição do polonês no mundial por ter mais vitórias. Alonso conseguiu tirar a 5ª posição de Heidfeld, espetacular. Kovalainen, uma das grandes decepções no ano, ficou apenas com a 7ª posição. Vettel surpreendeu a todos e ficou com a 8ª. Piquet terminou na 12ª posição com 19 pontos e Barrichello terminou em 14º com 11.

No mundial de construtores, a Ferrari foi a campeã, seguida por McLaren e BMW. Com uma impressionante recuperação, a Renault foi a 4ª, impondo uma expressiva vantagem de 24 pontos para a Toyota. Outra surpresa no ano foi a Toro Rosso, que cresceu demais no segundo semestre com o novo carro. Desbancou a equipe principal da Red Bull e terminou o ano na 6ª posição com 39 pontos, 10 a mais que a Red Bull (7ª). Completando a tabela, aparecem em seguida Williams, Honda e Force India. Esta última não pontuou.

Esquecendo um pouco a tabela, o mundial terminou com McLaren e Ferrari com os melhores carros e um certo equilíbrio. BMW caiu de desempenho, sendo superada por Renault e Toro Rosso, nesta ordem. Toyota deve altos e baixos no decorrer do ano. Williams no início chegou a impressionar, mas logo mostrou que estava fraca. Red Bull caiu de produção durante o ano. Honda e Force India não fizeram lá muita coisa.

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