domingo, 9 de novembro de 2008

A F1 em 2008

Esta foi uma temporada de muitas surpresas e de uma grande disputa, que culminou com a decisão apenas na última etapa da temporada e nos últimos metros. No final, deu Hamilton no mundial de pilotos, como era esperado pela larga vantagem (7 pontos) de que dispunha para a etapa brasileira. No mundial de construtores a McLaren ainda tinha chances, mas também remotas, e deu Ferrari no final. Esta final foi, também sem sombra de dúvida, uma das mais emocionantes no automobilismo e no esporte em geral. Provavelmente a mais emocionante na F1.

Parabéns a Hamilton e McLaren pela conquista no mundial de pilotos. Parabéns a Ferrari pela conquista no mundial de construtores.

Ferrari conquistou o mundial de construtores por dispor da melhor dupla. Na mundial de pilotos, Hamilton saiu um pouco na frente dos rivais ferraristas, por dispôr totalmente da equipe para ele. É um grande piloto, sem dúvidas, mas já não o considero todo o fenômeno que alardeavam no início. Pode quebrar recordes na F1? Certamente. É talentoso, muito jovem e dispõe de todo o apoio da poderosa McLaren. Como pontos negativos para o atual campeão: orgulho (demonstrado durante o ano) e jogo sujo. Apesar de considerar que Hamilton recebeu punições rigorosas demais, em outros agiu com deslealdade em ultrapassagens e nem sequer cogitou-se punição.

Hamilton foi o campeão por seu talento, confiabilidade do carro e menor número de erros. Massa perdeu o título em grande parte aos seus erros (principalmente no início do ano) e aos da equipe, além dos problemas de confiabilidade do carro. Ferrari dispunha de um melhor carro no início, mas a McLaren parece que evoluiu melhor ao longo do ano. No geral a Ferrari dispunha de um melhor carro, mas McLaren não ficava muito atrás. Em condições de chuva, McLaren pulava a frente devido a problemas de aquecimento de pneu da Ferrari. O engraçado é que o problema de aquecimento de pneu da equipe italiana resultava do ótimo carro de que dispunha do ponto de vista de engenharia. Em pista seca e principalmente em temperaturas mais altas ficava evidente o baixo consumo de pneus da Ferrari e aí levava grande vantagem, mas se a temperatura da pista baixava vinham os problemas.

Se Felipe Massa foi colocado em dúvida no início da temporada, depois de ser lançado como favorito ou final pré-temporada, ao longo do ano recuperou-se. Demonstrou grande evolução como piloto, tanto na pista como fora dela, em suas declarações e atitudes. O GP Brasil veio para coroar o seu ano. Se não veio o título, ganhou seu segundo GP Brasil (em 3 anos de Ferrari) com grande estilo e domínio. Mostrou também que o improvável título no Brasil não era tão irreal assim. A festa da torcida em Interlagos foi demais. Não tenho lembranças das conquistas de Senna no Brasil, mas naquele domingo deu para se ter uma pequena noção de como foi.

Para uma melhor visão de como foi o campeonato, seguem gráficos com a evolução da pontuação de pilotos e equipes.





No mundial de pilotos foi muito boa a disputa entre Hamilton, Massa, Raikkonen e Kubica na primeira metade, revesando-se na liderança. Grande destaque para Kubica. Destaque também para a forte recuperação de Massa depois de não terminar as duas primeiras etapas.

Se Kubica dispunha de equipamento inferior a Hamilton e aos ferraristas, compensava com regularidade. O polonês conquistou sua primeira pole (e primeira da BMW) no Bahrein (3ª etapa) e sua primeira vitória (1ª da BMW) no Canadá (7ª etapa). Ao final daquela etapa, Kubica não só havia conquistado a vitória, mas também a liderança do mundial. A BMW, por sua vez, conseguiu sua primeira vitória e dobradinha na F1, além de pular para o segundo posto no mundial desbancando a McLaren, que só recuperou o posto ao final da 11ª etapa (Hungria). Infelizmente a BMW caiu bastante de produção depois do Canadá e minou qualquer chance de Kubica disputar o mundial de pilotos. De qualquer forma, Kubica conseguiu chegar até a 17ª (penúltima) etapa com chances matemáticas de conquistar o título. Na minha humilde opinião, levando em consideração as diferenças de equipamentos, Kubica deu um verdadeiro coro em Raikkonen, Massa e Hamilton. Foi impressionante o seu ritmo forte e baixo índice de erros mesmo em condições difíceis de pista.

Olhando para o gráfico, fica evidente a extrema perda de rendimento de Raikkonen na segunda metade da temporada. O finlandês cai tanto de produção que perde o terceiro posto para Kubica ao final da 13ª etapa (das 18) e só o recupera na última etapa, quando empata em pontos mas supera Kubica em número de vitórias.

Coloco Alonso, Kubica, Massa, Vettel e Hamilton como os grandes destaque do ano entre os pilotos. Já Raikkonen e Kovalainen entram no hall das decepções.

No gráfico dá para ver bem o espantoso crescimento de rendimento da Renault com Alonso na segunda metade da temporada, chegando a duas surpreendentes vitórias em 2008. Alonso terminou em 5º a frente de pilotos como Heidfeld (BMW) e Kovalainen (McLaren).

Vettel foi outro que, juntamente com a Toro Rosso surpreendeu no ano. Conquistando sua primeira vitória (Monza), assim como a da equipe que outro dia era a Minardi. Terminou o ano em 8º, ficando atrás apenas de Ferrari, McLaren, BMW e Alonso.

Quanto a Raikkonen, depois da conquista do tiulo no ano de estréia na Ferrari, esparava-se no mínimo bons rendimentos e uma forte disputa pelo bicampeonato. Na primeira metade tudo bem, mas depois desandou. Tomara que dê a volta por cima no ano que vem.

Mas minha maior decepção mesmo foi o Kovalainen. Eu não esperava que ele superasse Hamilton, até pelo protecionismo da equipe quanto ao inglês, mas o finlandês passou despercebido durante toda a temporada. Venceu sua primeira e única corrida devido a quebra de Massa na Hungria e terminou apenas em 7º. Estou ansioso pelo que mostrará ano que vem, mas minhas espectativas diminuíram bastante.

Quanto aos brasileiros Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, o primeiro teve seu ponto alto na molhada Silverstone e o segundo apesar do segundo lugar na Alemanha, foi muito inconstante, abandonando diversas etapas. Piquet terminou em 12º com 19 pontos (Alonso foi o 5º com 61) enquanto Barrichello foi o 14º com 11 pontos (Button foi o 18º com 3). Na minha avaliação Barrichello teve uma boa temporada, se levarmos em consideração o carro de que dispunha, e Nelsinho foi apenas regular. Para o ano que vem, apenas Nelsinho está confirmado e continuará na Renault com Alonso como companheiro. Já Rubens Barrichello ainda não tem contrato e nem uma decisão de sua equipe (Honda). O mais provável é que Rubens deixe a F1.

No mundial de construtores, Ferrari chegou a ser ameaçada pela McLaren, mas no geral dominou todo o ano. Já a McLaren, teve uma disputa mais intensa com a BMW pelo segundo posto. Grande destaque para o crescimento no rendimento da Renault e Toro Rosso na segunda metade da temporada. Com a queda de redimento da BMW, Renault terminou o ano como a 3ª força na F1 e se mantiver a crescente, ano que vem pode colocar Alonso na disputa pelo mundial. Toro Rosso cresceu, mas em um nível menor. Em alguns momentos superava a BMW, mas em outros era superada.

Estou bastante ansioso pelo mundial do ano que vem. Mudanças devem ocorrer nas relações de força entre as equipes, pois as alterações nos carros serão grandes. Para o ano que vem, parece que a Ferrari é que corre contra o atraso, principalmente no que se refere ao KERS (sistema de recuperação de energia cinética). Não fosse ele, diria que tudo continuaria na mesma. Mas com o KERS as coisas podem se complicar e Renault ou BMW, quem sabe, pularem na frente das rivais. Falo nestas duas pelo pontencial que já mostraram neste ano. Vale lembrar que além do KERS, há profundas alterações na aerodinâmica dos carros e volta dos pneus lisos.

Quanto a futuro, não necessariamente 2009, estou ansioso para ver como a F1 erá evoluir com as mudanças no carro. Será que finalmente teremos ultrapassagens? Torcendo para as reduções nos custos da F1 não desfigurarem a categpria. Sonhando com a possibilidade de Massa tornar-se campeão. Na expectativa pela evolução da carreira de Hamilton, Kubica, Vettel, Alonso, Lucas Di Grassi, Bruno Senna, ...

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