sexta-feira, 5 de outubro de 2007

[F1] Pós-GP do Japão

No último final de semana tivemos o GP do Japão. Lá tivemos uma das mais agitadas corridas da temporada devido à chuva que não deu trégua na qualificação e nem na corrida.

Chegava a hora da corrida e o tempo não melhorava. A FIA determina que todos os carros devem largar com pneus para chuva pesada. Ferrari, alegando não ter recebido o comunicado da FIA, sai com pneus intermediários. Depois de uma semana de muito bla bla bla deu a entender que a equipe apostou alto numa esperança do tempo melhorar e levar vantagem. Deu-se mal.

Chega a hora da corrida e é decidido largar com safety car. A corrida inicia com péssimas condições de pista e de visibilidade. Com o safety car, nada de ultrapassagens. Logo logo Massa percebe que não vai dar para continuar com os tais pneus intermediários. O brasileiro derrapa, dá um 360, é ultrapassado por Heidfeld neste momento e, achando que poderia retormar a posição ultrapassa Heidfeld. Massa vai ao boxe para trocar os pneus pelos menos que as outras equipes largaram. Raikkonen logo em seguida toma a mesma atitude. Assim as duas Ferraris, que haviam largado na segunda fila já estavam nas duas últimas posições. Logo em seguida Massa é comunicado que foi penalizado pela ultrapassagem indevida em Heidfeld. Se a Ferrari já tinha feito um "bom trabalho" no erro da escolha dos pneus, Massa termina de destruir sua corrida com seu erro.

Só na 19ª volta o safety car finalmente sai da pista. Aí um momento de grande tensão entre Hamilton e Alonso. Alonso só pode tentar uma ultrapassagem ao atravessarem a linha de chegada, mas para isso Alonso tem que chegar junto de Hamilton. Alonso faz um bom trabalho, mas Hamilton, que de bobo não tem nada, faz manobra para impedir Alonso e tem sucesso. A corrida segue com Hamilton na frente e Alonso o acompanhando de perto. Ainda antes de Massa conseguir chegar aos boxes para pagar a penalidade, Massa é acertado por Wurz sem maiores danos para o brasileiro. Vai aos boxes e aí já tem sua corrida bastante comprometida. Depois de toda esta trapalhada no início, Massa decide mostrar serviço. E faz um boa corrida, principalmente pelas condições da pista.

Alonso segue pressionando Hamilton até as paradas no boxe, quando Hamilton conquista uma vantagem confortável de 3 carros os separando. Enquanto isso Raikkonen e Massa buscam recuperação. Os outros carros também fazem suas paradas também e logo Hamilton retoma a 1ª posição e Alonso a 2ª posição. Neste momento Alonso sofre acidente. Uma aquaplanagem e uma colisão. O espanhol nada de grave sofreu. E ali o campeonato provavelmente se decidiu. O safety car retorna a pista e neste momento advinha quem ocupava a 2ª e a 3ª posição? Webber de Red Bull assegurava a 2ª posição e, impressionantemente, Sebastian Vettel com uma Toro Rosso ocupava a 3ª posição. Vettel até ali vinha tendo um final de semana perfeito quando de repente acertou a traseira de Webber, que fica ali mesmo. Vettel apesar de ter sua supensão dianteira esquerda totalmente destruída consegue chegar até os boxes e insiste para os mecânicos darem um jeito. Não há o que fazer. Vettel fica desconsolado.

No final Hamilton assegurou a vitória sem maiores disputas. Kovalainen ainda teve de suportar uma certa pressão do Raikkonen para conquistar a segunda posição. Coulthard e Fisichella chegaram logo atrás. Kubica, que abriu a última volta em 6º, enfrentou uma disputa pra lá de acalorada com Massa para manter a posição. No última curva Massa chegou a frente. O oitavo foi Liuzzi, mas este que conquistava seu primeiro ponto na F1 foi desclassificado por uma ultrapassagem indevida. Assim Sutil, com uma Spyker, herdou a oitava posição e o ponto, conquistando seu primeiro ponto na F1.

Como já deu para notar as grandes e boas surpresas da corrida ficaram por conta de Vettel, Kovalainen e Sutil. Vettel chegou a ser considerado culpado pela colisão com Webber e receber a pena de somar 10 posições no grid para o GP da China, mas hoje a FIA voltou atrás e retirou a pena. Foi levantada a posibilidade de Hamilton ser considerado culpado e punido por este acidente, mas isso não se concretizou. Vi o vídeo diversas vezes e não acho que Hamilton tenha sido culpado. É notório que antes de frear ele sai do traçado para evitar uma colisão. Talvez o erro de Vettel tenha sido manter-se tão próximo de Webber, mas também acho que não.

Com o resultado da corrida, Massa não disputa mais o título. São apenas 20 pontos ainda em jogo. Para Alonso (12 pontos atrás de Hamilton) e Raikkonen (17 pontos atrés de Hamilton) ainda há chances matemáticas, mas é muito difícil que conquistem o título. Por outro lado, Hamilton pode ser campeão já China.

Nenhum comentário: