domingo, 28 de outubro de 2007

[F1] Pós-GP Brasil

Quem esperava ver um momento histórico em Interlagos, foi o que viu. Provavelmente não da forma que todos esperavam, mas foi histórico para a F1 e para o esporte em geral. Raikkonen chegou ao Brasil em 3º no mundial, 7 pontos atrás do Líder - Hamilton. Vale lembrar que a diferença era de 17 pontos faltando 2 GPs. Mesmo assim, contrariando qualquer perspectiva e sua grande fama de azarão, saiu de lá com o título. Hamilton, que de muitos conquistou grande admiração, largou em 2º, fez uma má largada, já passou pela reta oposta em 4º atrás de Massa, Raikkonen e Alonso. Depois disso ainda tentou ultrapassar Alonso ao final da reta, terminou saindo e caindo para 8º. Até aí Hamilton ainda mantinha fortes chances de conseguir se recuperar e manter-se na liderança do mundial, mas logo depois cometeu outro erro. Hamilton simplesmente apertou um botão no volante que coloca o carro em neutro e caiu ainda mais. Quando conseguiu acelerar novamente, estava em 18º. Sobre esta polêmica se Hamilton errou ou não dêem uma olhada em "Ponto final" e "Mais um pouco de luz". Explicam bem a situação.

Alonso seguia em 3º com Massa (1º) e Raikkonen (2º) na frente. Alonso, que tinha 3 pontos de vantagem para Raikkonen garantia até aí o título. Para tanto só precisava que Massa e Raikkonen mantivessem suas posições e Hamilton não poderia chegar em posição melhor que 8º. Hamilton então, depois de início cheio de problemas, começa uma forte corrida de recuperação. Foi conquistando posição a posição com toda a qualidade que já vimos no decorrer desta temporada. Mais a frente, entre os 3 primeiros, as posições se mantinham. Lá em Interlagos era só festa com o domínio do brasileiro Felipe Massa. Começam as paradas e, ao final da rodada, os 3 se mantinham como estavam. As Ferraris abrem cada vez mais distância para Alonso e Massa em ritmo bem menor abre para Raikkonen. Massa chega a cometer pequeno erro na junção, mas nem assim perde o primeiro posto.

Logo em seguida começam as paradas de boxe. Massa entra. Raikkonen ainda permanece na pista por 2 voltas e andando muito rápido. Quando Raikkonen sai do boxe, desta vez, está na frente de Massa. Ali o título praticamente está decido. Se Raikkonen e Massa mantiverem as posições até o final, a única coisa que não pode acontecer é Hamilton terminar em 5º ou melhor. Não há muito mais o que fazer. Raikkonen vence, Massa faz a dobradinha para a Ferrari e Alonso chega em 3º. Hamilton mesmo com forte recuperação só consegue chegar em 7º. Entre eles ficaram Rosberg, que em grande apresentação conquistou seu melhor resultado na F1, Kubica e Heidfeld. Ficou visível a decepção de Massa ao final da corrida por não conquistar sua segunda vitória no Brasil, mas ficou muito claro também que o domínio do final de semana foi de Massa e que Raikkonen venceu por um jogo de equipe. Dêem uma olhada em "A história de um favor". Ficou visível também a felicidade de Alonso ao subir ao pódio. Pois apesar de não ter conquistado o título, Hamilton também não o conquistou.

O jogo de equipe da Ferrari no GP Brasil dá brecha para a torcida começar a fazer comparações de Massa com Rubinho em sua passagem pela Ferrari, mas eu não enchergo a coisa deste jeito. Acredito que Massa continua forte na Ferrari e que tenha oportunidades para ser campeão nas próximas temporadas. Mas para isso Massa precisa começar forte a temporada e cometer menos erros que cometeu este ano. Concordo quando ele coloca a culpa na Ferrari e na confiabilidade do carro para não ter chegado ao Brasil com chances de conquista do título, mas Massa precisa também refletir bastante sobre seus erros e buscar crescer com tudo o que houve este ano. Massa mostrou-se muito forte nas qualificações e em condições normais de corrida, mas ainda tem muito a evoluir em condições de corrida adversas. Acredito que é aí que o Massa tem perdido espaço para seu companheiro de equipe. Raikkonen, quando não larga na pole, mostra-se mais combativo e consegue melhorar sua qualificação fazendo ultrapassagens no início da corrida ou durante as paradas de boxe. Já Massa o que normalmente faz é manter sua posição.

Seguem gráficos com a evolução dos mundiais de pilotos e construtores para os 6 melhores de cada mundial. McLaren não aparece no gráfico devido a punição que recebeu da FIA, caso contrário seria a 1ª no mundial de construtores.





Terminamos com Raikkonen líder do mundial com 110 pontos e Hamilton e Alonso empatados com 109 pontos. Hamilton fica em 2º por critério de desempate por ter mesmo número de 1ºs e maior número de 2ºs lugares. A Ferrari, que já tinha conquistado o mundial de construtores com a penalização para a McLaren, conquistou também o mundial de pilotos e assim tivemos, ao meu ver, um final de mundial muito disputado e justo. Se os pilotos da McLaren não foram punidos pela FIA, foram punidos de forma mais dura na pista ao perder um campeonato que parecia decidido se não para Hamilton seria para Alonso. A Ferrari por sua vez vinha num ano bastante complicado devido a esta ser uma temporada de transição com a saída de Schumacher e Ross Brawn, principalmente. Raikkonen, finalmente, depois de dois vice-campeonatos, em 2003 perdendo para Schumacher e em 2005 perdendo para Alonso, conquista seu título e ainda faz história na Ferrari tornando-se o terceiro piloto a vencer em sua temporada de estréia. Os outros dois foram Juan Manuel Fangio da Argentina em 1956 e Jody Scheckter da África do Sul em 1979.

Mesmo com perda do título, que parecia vencido, Hamilton ainda faz história tornando o melhor estreante na F1, além de primeiro piloto negro. Hamilton conquistou no decorrer da temporada 4 vitórias, 6 poles, 2 voltas mais rápida e 1 hat trick (pole, vitória e volta mais rápida). E um detalhe bastante interessante, que um amigo me chamou a atenção, Hamilton poderia ter sido campeão se simplesmente a McLaren não tivesse interferido no resultado do 1º GP (Austrália). Hamilton era 2º e Alonso era 3º naquela ocasião quando a equipe decidiu inverter as posições durante as paradas de boxe. Se não fosse isso Hamilton teria 111 pontos, Raikkonen 110 e Alonso teria 107. Depois o espanhol ainda vem dizer que a equipe privilegia Hamilton.

Os grandes destaques do ano ficaram pelo grande crescimento da BMW, que assumiu o posto de terceira força na F1 e ficou em 2º no mundial devido a desclassificação da McLaren. Lembrando que ano passado consquistou apenas 36 pontos e ocupava o 5º lugar. Destaque também para o péssimo desempenho das equipes japonesas, principalmente a Honda, que caiu da 4ª colocação (86 pontos) ano passado para 8ª colocação (6 pontos) neste ano. Ficou inclusive atrás da Toro Rosso (equipe B da Red Bull). Dentre os pilotos, destaque para Heidfeld (5º com 61 pontos) e Kubica (6º com 39 pontos) e principalmente para Kovalainen (7º com 30 pontos), Rosberg (9º com 20 pontos) e Vettel (14º com 6 pontos). Lembrando que Kovalainen teve uma estréia vergonhosa, foi critica inclusive por seu chefe (Briatore) e depois recuperou-se muito bem, terminando a frente de seu companheito, o veterano Fisichella (8º com 21 pontos). Rosberg enfrentou uma série de problemas com o fraco carro da Williams durante o ano, mas mesmo assim terminou atrás apenas dos pilotos da Ferrari, McLaren, BMW e Renault, que possuíam carros muito superiores. Vettel correu apenas 8 etapas, conquistou 1 ponto com a BMW numa corriada que substituiu o acidentado Kubica e as outras 7 pela fraca Toro Rosso, conquistando uma 4º posição na China depois de sofrer acidente quando estava na 3ª colocação no Japão. Além claro da vitória completa da Ferrari em um ano de transição, a 1ª conquista de um mundial de F1 pelo Raikkonen em seu ano de estréia na Ferrari e o forte desempenho de Hamilton no ano de estréia na F1.

Classificação

PilotoEquipeGPsVPPolesVRPontos
1RäikkönenFerrari1761236110
2HamiltonMcLaren1741262109
3AlonsoMcLaren1741223109
4MassaFerrari173106694
5 HeidfeldBMW17020061
6KubicaBMW16000039
7KovalainenRenault17010030
8FisichellaRenault17000021
9RosbergWilliams17000020
10CoulthardRed Bull17000014
11WurzWilliams16010013
12WebberRed Bull17010010
13TrulliToyota1700008
14VettelBMW / Toro Rosso800006
15ButtonHonda1700006
16SchumacherToyota1700005
17SatoSuper Aguri1700004
18LiuzziToro Rosso1700003
19SutilSpyker1700001
20BarrichelloHonda1700000
21SpeedToro Rosso1000000
22NakajimaWilliams100000
23DavidsonSuper Aguri1700000
24YamamotoSpyker700000
25AlbersSpyker900000
26WinkelhockSpyker100000


EquipePontos
1Ferrari204
2BMW101
3Renault51
4Williams33
5Red Bull24
6Toyota13
7Toro Rosso8
8Honda6
9Super Aguri4
10Spyker1
11McLaren-

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