terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Efeitos da crise econômica

E os efeitos da crise econômica continuam a surgir no automobilismo. Como já li em alguns lugares, acredito que esta crise levará a drásticas mudanças nas competições automobilísticas. Não que o esporte a motor vá desaparecer ou mingüar, mas deverá enfrentar um período complicado e depois volta a crescer. Só que aí num novo cenário, com outra mentalidade. Algo que acho muito bom. Hoje em dia há muita pirotecnia e dinheiro queimado com besteira. As coisas de hoje em diante terá de ser mais racional.

Dentre os mais novos anúncios (depois da saída da Honda da F1), tivemos o anúncio da saída da Suziki e da Subaru do WRC (campeonato de Rali da FIA). Na Nascar a situação também está complicada devido a situação das montadoras americanas.

Na Indy, têm sido feitos movimentos no sentido da redução de custos. Na F1, como todos vimos semana passada, também. Quanto a F1, em específico, acho bacana a preocupação e decisões no sentido da redução, mas não concordo com algumas decisões em especial. Por exemplo, o lance de ter um único projeto de motor. Isso vai contra os preceitos da categoria. Outra coisa que não achei legal foi banir por completo os testes fora GPs. Acho que deveriam manter os testes, só que mudando as regras. Por exemplo, limitando tempo, quilometragem, locais, permitir apenas os testes coletivos, ... Outra coisa que acho é que a idéia do KERS poderia ficar para um outro momento. Começo a achar que isso vai mais atrapalhar que ajudar, pelo menos no primeiro ou os 2 primeiros anos. O equipamento traz mais peso para o carro e pelo que li dará apenas 6 segundos por volta dos cavalinhos a mais. Já li também que não vai ser em todas as pistas que tratá algum ganho. Acho que é algo que deve ser investido pela F1, mas talvez não seja o momento se pensam na redução de custos.

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