sábado, 13 de setembro de 2008

Treino complicado e Vettel e Toro Rosso surpreendem

Como já era esperado, pelas previsões meteorológicas, o treino classificatório foi debaixo de chuva. Nestas condições, os resultados normalmente surpreendem. Foi o que aconteceu.

Viu-se uma Red Bull muito forte, conquistando 3 postos dentre os 4 primeiros e com direito a pole-position. Vettel conquistou sua primeira pole-position e a primeira da Toro Rosso. É um grande resultado, mesmo com as regras atuais para a classificação. Espero que tenha um bom desempenho amanhã também. Vettel tem se mostrado um piloto muito bom e que promete ser um forte oponente no futuro, caso possua um carro que o permita lutar por vitórias. Para ano que vem terá uma pequena evolução. Sairá da Toro Rosso para a equipe principal da Red Bull.

O companheiro de Vettel na Toro Rosso, Bourdais, parece mesmo ter se achado, depois de um primeiro semestre muito fraco tem mostrado um boa forma desde o GP da Bélgica (o anterior) e conquistou o 4º posto no grid para o GP da Itália. Webber da Red Bull alinha em 3º. Coulthard foi o único piloto da Red Bull que foi mal e ficou no Q2. Sairá amanhã da 13ª posição.

Quem surpreendeu também foi Kovalainen, pelo ótimo desempenho no treino classificatório, em condições bastante adversas. Marcou o melhor tempo do treino já no Q1. No Q2 ficou atrás apenas de Vettel e por muito pouco. No Q3 conquistou a segunda posição na primeira fila do grid.

Surpreendeu também o péssimo resultado conquistado por Hamilton e Raikkonen. O inglês da McLaren larga apenas na 15ª posição e Raikkonen largará uma posição a frente. Tiveram asar em não conseguir marcar um bom tempo no início do Q2 e depois ficou impossível. Quem se salvou por muito pouco no Q2 foi Massa. O brasileiro foi o único, dentre aqueles que estavam na faixa de corte, que conseguiu fazer uma volta boa o suficiente para garantir sua vaga no Q1 quando a situação da pista piorou.

Massa largará na 6ª posição. Terá à sua frente, na mesma fila, Rosberg (Williams) e na fila detrás terá Trulli (Toyota) e Alonso (Renault). Glock (Toyota) e Heidfeld (BMW) completam os 10 primeiros. Kubica (BMW), terceiro no mundial, largará apenas na 11ª posição.

Os outros brasileiros na prova foram muito mal. Rubens Barrichello, que costuma correr muito bem na chuva, é apenas o 16º. Explicou que houve algum problema de comunicação com a equipe e não conseguiu fazer com que dessem mais asa dianteira. Nelsinho (Renault) largará logo atrás.

A corrida promete fortes emoções. Hamilton (líder) e Raikkonen (4º) forçaram tanto quanto puderem por melhores posições. Vale lembrar também que, os grandes protagonistas no último GP (Bélgica), largaram lado a lado. Massa, por sua vez, também tentará conquistar o máximo de pontos que puder e aproveitar a oportunidade ao máximo para retomar a liderança no mundial e, quem sabe, até abrir alguma vantagem. Terá de ser agressivo ao mesmo tempo que cuidadoso, para não jogar fora a vantagem que terá amanhã.

Para completar o cenário, há chances de chuva para amanhã no horário da corrida. O site weather.com aponta 60% de possibilidade de chuva.

Nenhum comentário: