domingo, 14 de setembro de 2008

GP histórico com Vettel e Toro Rosso na frente

- Como não poderia deixar de ser, o GP italiano desta temporada fica marcado pela primeira pole e primeira vitória do jovem piloto alemão Sebastian Vettel, assim como de sua equipe, a pequena Toro Rosso.



- Vettel manteve um ritmo forte durante toda a corrida, desde o início com pista molhada até o final com pista seca. Impressionante a diferença de 12,5 s ao final da corrida para a McLaren de Heikki Kovalainen.



- Vettel tornou-se recordista em três quesitos este final de semana, ao se tornar o piloto mais jovem a conquistar um pódio, a conquistar uma pole e a conquistar uma corrida. O primeiro dos recordes pertencia a Button (Honda) e os outros dois a Alonso (Renault). Ele tem 21 anos. Será que conquistará o recorde de piloto mais jovem a conquistar um mundial? Tem três anos para isso. Acredito que se tornará campeão, mas não sei se neste curto período. Talento tem bastante, mas é preciso de oportunidade também para isso. O recordista atual neste quesito é o bicampeão pela Renault, Fernando Alonso.

- Vettel assumiu o 9º posto na tabela do mundial de pilotos, com 23 pontos, e pode sonhar até com uma 7ª posição ao final da temporada. Trulli e Alonso estão a sua frente, o primeiro com 3 pontos a mais e o segundo com 5 pontos. Matematicamente é possível chegar até mais longe, mas é algo pouco realista.

- Antiga Minardi, a Toro Rosso conquistou resultado extremamente expressivo hoje e já desponta na 6ª posição da tabela com 1 ponto a mais que equipe principal da Red Bull. A Red Bull e Toro Rosso dispõe de um chassi semelhante, projetado pelo competente Adrian Newey, o responsvel pelos carros vencedores de Williams e McLaren na década passada. A maior diferença entre os carros das duas equipes encontra-se no motor. A Toro Rosso corre com um motor Ferrari e a Red Bull com um motor Renault.



- Red Bull é inclusive a equipe pela qual Vettel correrá ano que vem. Tomara que não tenha sido um passo errado.

- Com o feito, a Toro Rosso tornou-se a primeira equipe não-Ferrari a vencer com um motor Ferrari. No dia anterior tinha feito o mesmo no quesito pole.

- Além de Vettel, Kubica e Hamilton fizeram corridas fantásticas depois de uma qualificação decepcionante. Ambos chegaram 8 posições a frente da qual largaram. Kubica conquistou mais um pódio na temporada com sua 3ª posição.

- Kubica apareceu muito pouco durante as transmissões hoje, mas saiu de uma 11ª posição para a 3ª e, pela ausência de imagens, suponho que com ultrapassagens limpas, diferentemente das do inglês. Com o resultado diminuiu em 3 pontos a diferença para o vice-líder, Massa, que agora é de 13 pontos. Manteve-se na 3ª posição e aumentou para 7 pontos a vantagem perante Raikkonen.

- Hamilton, como não poderia deixar de ser, foi bastante agressivo e partiu para cima logo no início da corrida. Ultrapassou Raikkonen sem grandes dificuldades e continuou a avançar. Só não teve um resultado melhor porque a pista secou e com sua estratégia de 1 parada apostava na chuva prometida pela meteorologia. A chuva não veio e foi obrigado a fazer uma segunda parada, extra de acordo com o planejado. No final chegou em 7º, uma posição atrás de Massa.

- Impressionante também é a forma como Hamilton volta a confundir facilmente agressividade e arrojo com pilantragem. O que foi aquilo nas ultrapassagens sobre Glock e Alonso? A manobra para cima de Glock foi suja e absurda, tão quanto desnecessária. Sobre o incidente com Webber, acho que o piloto da Red Bull é que estava errado. Forçou demais para fazer uma ultrapassagem por fora e quando tocou em Hamilton ainda estava um pouco atrás dele.

- Hamilton que por sinal andou falando muita besteira nas entrevistas de quinta, ainda puto com a punição da etapa anterior (Bélgica). Começou bem quando disse que estava superior a Raikkonen na condição de chuva no final da prova, mas perdeu-se quando disse que faltou "coragem" ao finlândes para guiar e atacar as curvas naquelas condições. Errou também quando criticou os outros pilotos dizendo que é fácil falar quando não se disputa vitórias.

- Foi bastante ironizado com o resultado de ontem na classificação depois das declarações de se tratar de um piloto de "coragem" e muito "foda" na pista molhada. Sua soberba foi tamanha que arriscou um pneu intermediário no Q2 enquanto todos os outros iam com pneu para chuva pesada. Não conseguindo guiar, foi trocar pelo pneu para chuva pesada. Eis então que começa a chover mais pesado e ninguém mais melhora o tempo.

- Com bons desempenhos também aparecem Alonso e Heidfeld, 4º e 5º depois de largarem em 8º e 10º. Alonso assumiu a 7ª posição na tabela do mundial, tomando o posto de Trulli, que agora está com desvantagem de 2 pontos. Heidfeld, que parece que voltou a boa forma, manteve-se na 5ª posição, mas já encosta em Raikkonen, que tem apenas 4 pontos de vantagem.

- Sobre os destaques negativos da prova, não poderia deixar de citar Coulthard, Honda e Raikkonen. Coulthard fez lambança para tudo que é lado e criou diversas variações para o circuito de Monza. Honda voltou a apresentar desempenho muito fraco, mesmo em uma situação em que poderia tirar alguma vantagem. Button foi o 15º e Barrichello o 17º.

- Raikkonen, que tinha recebido uma visita (mais para puxão de orelha) do chefe (Montezemolo) nos treinos de Monza, foi bem nestes treinos e foi fantástico no GP da Bélgica. Lá só errou no final em uma situação extrema e quando brigava pelo tudo ou nada. Nesta semana foi anunciada a sua renovação de contrato, estendendo o compromisso com a Ferrari até 2010. Agora que parecia recuperado, volta a perder desempenho. Classificou-se apenas em 14º e na corrida não passou de 9º, sequer pontuou. Continua na 4ª posição da tabela e vê Hamilton, líder, abrir 21 pontos de vantagem. Restam, agora, apenas 40 pontos em jogo.

- Quanto à Kovalainen e Massa, estes apresentaram desempenho abaixo do esperado, mas também não fizeram besteira e até avançaram no mundial.

- Depois de um forte desempenho ontem na classificação e tendo em vista que na largada teria a frente apenas uma fraca Toro Rosso, cheguei a pensar em uma vitória até que tranqüila do finlandês. Não foi o que vimos. Ficou ali em 2º o tempo todo. Se não foi ameaçado, também não ameaçou em momento algum. Correu o risco, caso viesse a chuva, até de chegar atrás de Hamilton, que havia largado em 15º, com o mesmo carro.

- Vettel, Kovalainen e Kubica formaram o pódio mais jovem da história da F1. Pódio este bastante interessante por reunir os 3 primeiros que venceram a primeira vez na F1 este ano.

- Com a largada com safety-car não foi possível aproveitar muito bem este momento. Quando o safety car saiu na abertura da 3ª volta, manteve a posição e logo partiu para cima de Nico Rosberg. Chegou rápido e fez uma ultrapassagem até surpreendente por sua forma de pilotar na chuva. Juntamente com a equipe decidiu devolver a posição por considerar que correria o risco de punição por cortar chicane, como aconteceu com Hamilton na Bélgica. Achei que foi excesso de zêlo e que ali não houve problema. Perdeu ali um tempo precioso que pode sim ter afetado o resultado final. Os problemas começaram na 1ª rodada paradas nos boxes. Massa foi um dos primeiros a parar e com a chuva quem largou da 11ª para trás estava preparado para 1 parada apenas. Juntando isso ao tempo que perdeu na devolução da posição a Rosberg, saiu dos boxes logo atrás de um pelotão de carros que largaram atrás, logo atrás de seu companheiro. Perdeu ali mais um tempo precioso. Depois disso deu sorte com a segunda parada de Hamilton, forçada pela chuva que não voltou, e se não conseguiu tomar a 5ª posição de Heidfeld e a 4ª de Alonso logo a frente, pelo menos conseguiu segurar o Hamilton nas voltas finais e reduziu para 1 ponto a diferença entre eles.

- Para completar os que potuaram, Webber. Largou em 3º e terminou em 8º. Chegou a disputar com Hamilton pela 7ª posição, mas não conseguiu nada além de um toque de rodas com o inglês e passar reto na chicane.

- Bourdais foi quem deu um baita azar hoje. Largava em 4º e tinha uma boa oportunidade de fazer outra boa apresentação. Não conseguiu largar junto com os outros e ficou para trás. Terminou a frente apenas de Sutil.

- O brasileiro Nelsinho Piquet foi mal. Largou em 17º e chegou em 10º.

- No mundial de pilotos a situação continua aberta, mas cada vez mais e mais apontando para uma disputa restrita a Hamilton e Massa. A diferença entre eles é de apenas 1 ponto neste momento que já foram disputadas 14 etapas e faltam apenas 4 com 40 pontos em jogo. Não há como apontar um favorito entre eles. Hamilton parece ser um piloto mais completo, mas em muitos momentos arrisca desnecessariamente jogar um mundial fora por ganhos mínimos. Massa por sua vez, que sempre foi um piloto rápido em volta lançada, este ano vem mostrando um grande crescimento ao apresentar ritmo forte em corridas inteiras e deixando de cometer erros. Tem conseguido lidar bem com as adversidades e lida melhor com as situações onde tem desempenho inferior. Está certamente em sua melhor fase.

- Kubica vem em 3º com 13 pontos a menos que Massa. Tem chances matemáticas, mas não dispõe ainda de um carro que o permita lutar pelo mundial. Caso confirme o 3º posto será mais um grande resultado no ano.

- Raikkonen está cada vez mais longe da manutenção do título. Com 21 pontos a menos que o líder, quando restam 40 em disputa, está em situação melhor que a do ano passado, é verdade. Tinha 17 pontos a menos quando faltavam apenas 20 em disputa, mas a situação era outra para Raikkonen, que crescia no mundial, e para McLaren de Hamilton e Alonso.

- No mundial de construtores destaque para a aproximação perigosa da McLaren sobre a Ferrari. A equipe italiana ainda está na dianteira, mas parece que não vai ser por muito tempo. Tem apenas 5 pontos de vantagem. Destaque para Renault, que empatou em número de pontos com a Toyota e deve disputar com ela o 4º posto até o final.

- Próximo GP é em Cingapura. A estréia do circuito de rua e a primeira corrida noturna da F1. Tomara que não seja chata como Valência.

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