terça-feira, 26 de agosto de 2008

No novo circuito de Valência Massa domina

Na Hungria Massa fez miséria ao largar em 3º (atrás das 2 McLarens), concluir a primeira curva do GP em 1º e não perder mais esta posição até 3 voltas do final, quando abandonou por quebra de motor. Fez ali, muito provavelmente, seu melhor GP. Pena que o resultado não demonstre isso. Se não vieram os pontos, a conquista veio em forma de respeito. O mundo da F1, sejam pilotos, técnicos, dirigente, imprensa ou expectadores começam a respeitar cada vez mais o piloto brasileiro. Massa por sua vez vai se mostrando ser um piloto em crescimento e maduro. Se era veloz na qualificação, agora está se tornando consistente nas corridas.

No estreante circuito de rua de Valência Massa conquistou a pole, a vitória e ainda marcou a melhor volta na corrida. Apesar do domínio completo, não foi tão tranqüilo quanto parece ser ao se ver o resultado pura e simplesmente. A 12 voltas do final, o motor do carro de Kimi (seu companheiro) estourou e o finlandês abandonou a corrida. Veio a mente do brasileiro as lembranças amargas da etapa anterior quando sofreu o mesmo tipo de revés. O que tranqüilizava um pouco o piloto era o fato de estar na primeira corrida do motor, enquanto que Kimi fazia a segunda corrida com o mesmo motor. Outra preocupação ficou por conta de uma possível punição em um incidente no segundo pit stop de Massa. O piloto fez tudo certinho, porém foi liberado pela equipe ao mesmo tempo em que Sutil passava ao seu lado. Massa e Sutil andaram por algum momento lado a lado no pit lane. No final das contas Massa cruzou a linha de chegada e esperou pela decisão da direção de prova. A punição terminou por ser administrativa, ou seja, uma multa.

Outros destaques positivos da prova ficam por conta de Hamilton - que não conseguindo manter o ritmo de Massa garantiu o segundo posto e a manutenção na ponta da tabela -, Kubica - que voltou a mostrar bom desempenho e retornou ao pódio depois de 5 GPs -, Vettel e Glock. Vettel, que já havia mostrado bom desempenho nos treinos livres, alinhou em 6º e terminou na mesma posição com o fraco carro da Toro Rosso. A equipe por sinal chamou bastante atenção no final de semana ao terminar em 6º e 10º enquanto que a Red Bull (a equipe principal, com mais investimento) terminou apenas em 12º e 17º. Coulthard inclusive foi o último dos pilotos que terminaram o GP. Glock largou em 13º, chegou em 7º e conquistou mais 2 pontos no mundial. Juntando ao fantástico segundo lugar na Hungria e ao 4º no Canadá, o piloto já soma 15 pontos, está em 10º na tabela e facilmente pode chegar a 8º. Alonso e Webber possuem apenas 3 pontos a mais.

Mantendo a constância Trulli (companheiro de Glock na Toyota) chegou em 5º e manteve-se na 7ª posição da tabela com 26 pontos agora. É o primeiro piloto não Ferrari, McLaren ou BMW na classificação do mundial. Rosberg, chegando em 8º, voltou a pontuar depois de 6 provas zeradas. Kovalainen fez uma prova apagada e chegou em 4º. Seu grande momento no final de semana foi a largada, quando ultrapassou o Kimi.

Os brasileiros Nelsinho e Barrichello foram mal. Chegaram em 11º e 16º, respectivamente.

Kimi por sinal vem numa fase complicada. A última vez que venceu foi no GP da Espanha a 4ª etapa. Já foram concluídas 12 das 18 etapas. Enquanto soma 2 vitórias, Hamilton e Massa já possuem 4. No mundial já começa a ficar para para trás está a 13 pontos de Hamilton (líder), e a 7 de Massa. Kimi ainda tem chances de conquistar o bi, mas precisa fazer melhores apresentações para isso. Em Valência, por exemplo, abandonou quando estava em 5º, onde provavelmente iria terminar o GP. No final de semana havia alinhado apenas em 4º. Tinha perdido a posição para Kovalainen na largada e não vinha mantendo um bom ritmo. Na primeira parada, Massa saiu do pit stop na frente de Raikkonen, que ainda iria parar. Raikkonen, sob grande pressão, ainda saiu dos boxes antes do momento. Terminou por perder tempo ao sair com a mangueira de reabastecimento ainda engatada e ainda atropelou um dos mecânicos. O finlandês já começa a ser ameaçado por Kubica, que voltou a apresentar bom desempenho. O polonês está a apenas 2 pontos de Kimi.

Quanto ao circuito em si, decepcionou bastante. O circuito é bonito e veloz, mas não permite ultrapassagens. Salve engano, não houve ultrapassagens em toda a corrida. Esperava mais. Para deixar a corrida mais chata não houve a esperada entrada do safety car, que iria tumultuar um pouco a corrida. Para os torcedores espanhóis a corrida foi ainda pior ao ver Alonso abandonar ainda na primeira volta, quando o japonês Nakajima bateu em seu carro e quebrou a asa traseira.

O mundial de pilotos segue indefinido, mas começa a tormar contornos de uma disputa apertada entre Hamilton e Massa. Kimi tem chances, mas precisa voltar ao seu ritmo habitual rapidamente para isso. Apesar de estar 6 pontos atrás, Massa ganha fôlego com a melhora no desepenho da Ferrari. A preocupação fica por conta da confiabilidade do carro italiano. Como sempre, a chave para o título está nas consistência. O importante é sempre pontuar e, de preferência, chegando no pódio.

No mundial de construtores a McLaren vem tirando a vantagem da Ferrari a passos largos. Faz 4 GPs que a equipe italiana marca menos pontos que a inglesa. A diferença agora é de apenas 8 pontos. BMW está a 25 da Ferrari. Toyota, que vem se formando como 4ª força, tem 55 a menos que a BMW.

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