domingo, 31 de agosto de 2008

Di Grassi vence mais uma e Bruno mantém vice-liderança

Giorgio Pantano liderava a primeira bateria quando abandonou por pane seca nos últimos metros. Bruno Senna também enfrentou problemas com pane seca bem no finalzinho da prova. Conseguiu concluir a etapa quase parando, mas caiu de uma 4ª posição (com a pane seca de Pantano) para a 9ª. Caso tivesse chegado na 4ª posição teria diminuído a diferença para o líder. Estaria a apenas 4 pontos ao final da primeira bateria. Talvez tenha perdido aí sua última grande chance de vencer este mundial. Outro azar foi terminar em 9ª. Caso tivesse chegado em 8º, largaria em 1º na segunda bateria. O brasileiro Lucas Di Grassi foi o 4º, enquanto seu companheiro de equipe, Petrov, venceu a primeira bateria.

Di Grassi venceu a segunda bateria depois dos líderes (Luca Filippi e Romain Grosjean) colidirem. Foi a segunda vitória do brasileiro na temporada. A primeira foi na Hungria (1ª bateria). Di Grassi já é o 3º no mundial com 51 pontos, lembrando que o brasileiro foi vice na temporada anterior e deixou de disputar as 3 primeiras etapas desta temporada. Ele não correria a GP2 este ano. Seria epnas piloto reserva da Renault, mas devido às restrições na F1 decidiu voltar a correr na GP2 para manter a forma e tentar chamar a atenção das equipes da F1 e quem sabe ser um piloto titular da categoria ano que vem. Pantano cruzou a linha de chegada em 3º na segunda bateria e abriu a diferença para o vice-líder. Senna abandonou na 8ª volta, quando estava em 4º (Pantano era 6º). Rodou sozinho e abandonou. Pantano agora tem 13 pontos de vantagem perante Bruno Senna. Nesta bateria, o brasileiro Diego Nunes largou em 10º, ganhou 5 posições e conquistou seus primeiros pontos na categoria.

São 10 etapas no total com 2 baterias cada. Só faltam 2, Bélgica (Spa) e Itália (Monza). Giorgio Pantano lidera o mundial com 71 pontos. Bruno Senna é vice-líder com 58. Lucas Di Grassi é o 3º com 51, enquanto que Romain Grosjean é o 4º no mundial com 42 pontos.

Segue comentários de Bruno Senna ao final da da primeira bateria em Valência na Espanha.

"Por um lado, foi ruim, porque não consegui aproveitar um problema com o Pantano; por outro, foi bom, já que em condições normais ele ampliaria a vantagem na classificação em mais quatro pontos".

"Na verdade, acho que só dá para lamentar a perda da oitava posição por muito pouco. Com o sistema de grid invertido da categoria, eu largaria na pole amanhã e teria uma enorme chance de grudar nele no campeonato."

"Saímos com 115 litros de gasolina, ou seja, com combustível até a boca. E o consumo costuma ser crítico na maioria dos circuitos. Sempre terminamos a corrida com o tanque quase vazio".

"O que complicou aqui é que a volta de saída dos boxes para alinhamento no grid é muito longa, muito maior que nas outras pistas."

"Hoje, por exemplo, ganhei três posições na primeira volta e depois preferi ficar na minha. O carro está bom. Com algumas pequenas mudanças no acerto, acho que vai dar para terminar bem".

Di Grassi comemora ter chegado em líderes; ouça

Nenhum comentário: