domingo, 29 de março de 2009

Comentários sobre a Austrália

- Ao final da primeira etapa, de um total de 17, a Brawn mostra ser a favorita em disparada ao título. Button foi impecável nos momentos decisivos e conquistou a pole e uma vitória de ponta-a-ponta. Rubinho abusou dos erros, mas também mostrou competência e teve muita sorte. Ross Brawn é muito bom. Incrível como assumiu a desmotivada Honda e, enfrentando todos os problemas financeiros, faz uma dobradinha logo na corrida de estréia de sua equipe. Os japoneses da Honda devem estar se perguntando onde estavam com a cabeça quando decidiram colocar Fry para liderar a equipe e o mantiveram por tanto tempo.

- Brawn, Toyota e Williams disputam um campeonato a parte.

- No campeonato B (das outras 7 equipes) Red Bull, BWM e Ferrari dispõem dos melhores carros.

- Ferrari, porém, precisa solucionar os problemas de confiabilidade e precisa também de melhores tomadas de decisão durante as corridas. Massa largou em 6º e com uma boa largada pulou para 3º. Fazia uma corrida boa até entrar para a 2ª parada, muito cedo. Ainda teve de abandonar devido a problemas no carro com a direção hidráulica. Depois explicou que a estratégia era para 3 paradas, mas que o momento da entrada do Safety Car o prejudicou. Raikkonen parece que continua no mesmo ritmo do ano passado. Fez uma corrida apagada. Errou no final, danificou o carro e também teve de abandonar.

- Vettel (Red Bull) e Kubica (BMW) faziam uma corrida fantástica até o momento que colidiram, quando faltavam 3 voltas para o final. Pelos treinos eu não imagina que RB e BMW estivessem nesta forma para a primeira corrida. Impressionante. Quanto ao acidente acho que foi um lance de corrida. Não era nada para punição. Vettel com os pneus moles destruídos não tinha como segurar Kubica nas 3 voltas que restavam. Kubica por sua vez já planejava disputar a vitória com Button, que também tinha pneus moles destruídos. Kubica forçou e Vettel poderia ter facilitado de uma vez. Kubica só tinha chances de chegar em Button no final por causa do 1º Safety Car. Não fosse isso o Button estaria com uma vantagem muito boa.

- Na minha opnião Hamilton e McLaren conseguiram o resultado mais impressionante na corrida da Austrália. Largou em 18º e chegou em 3º com o problemático carro de que dispõe. Se as equipes do "campeonato B" têm muito a evoluir, McLaren tem ainda muito mais. Estou curioso para ver sua evolução e o trabalho de Hamilton e Kovalainen.

- Fernando Alonso foi outro que teve um ótimo desempenho. A Renault parece também ter sérios problemas quanto ao carro e o problema não é motor. Alonso penou para chegar em 5º. Já Vettel com o mesmo motor e o carro projetado por Adrian Newey chegou até a 3 voltas do final da corrida mantendo a 3ª posição, quando colidiu com Kubica. Nelsinho fazia uma boa corrida, dianta das possibilidades, até a saído do Safety Car. Acho que, na ânsia por mostrar resultado, forçou a barra para cima do Rosberg e com os freios frios perdeu o controle do carro na entrada da curva.

- Eu esperava por mais falhas mecânicas. Acho que apenas com o Massa. Não lembro de mais nenhum. Com tantas mudanças introduzidas, era esparado que houvesse mais problemas.

- A Brawn é impressionante pela velocidade, consistência, confiabilidade e ainda por cima é um verdadeiro tanque. Como é que o Rubinho conseguiu terminar em 2º? Logo na largada danificou a asa dianteira e o tal do difusor. Poucas voltas depois continuou num bom ritmo e chegou a perder mais um pedaço da asa dianteira em um toque com Raikkonen. Em sua primeira parada trocou a asa dianteira, mas foi até o final com a parte traseira danificada.

- Acho que as mudanças introduzidas surtiram o efeito desejado. Tivemos bons pegas e ultrapassagens.

- A FIA não pára de fazer lambança. Tenta mudar regra faltando 2 semanas para o início do campeonato, voltou atrás em seguinda e mostrou que não iria aceitar a proposta da FOTA para não demonstrar fraqueza, ou sei lá o que. Idiotice. Depois não tomou uma decisão rápida quanto aos difusores e só vai avaliar a situação depois de duas etapas. Isso tem um bom potencial de merd... Podem chegar a conclusão de que era inválido. Daí elimina os resultados de Brawn, Toyota e Williams? O principal problema quanto ao difusor, pelo que entendi, foi a forma como a FIA conduziu a coisa. Parece ser legal pela leitura das regras como está, mas já li que equipes como Renault e Red Bull há algum tempo tinha consultado a FIA sobre a possibilidade de fazer algo parecido e a FIA disse ser ilegal. Dois pesos e duas medidas? Outra coisa é, isso não está indo contra a proposta das ultrapassagens e a perda de pressão aerodinâmica? Imagino que isso foi o que levou a declaração de ilegalidade para Renault e RB na época. Se estava mal escrito e já havia percebido era mais fácil chamar logo todo mundo para conversar. Explicaria a situação e faria um acordo. O que não dá é deixar a coisa rolar solta e depois tentar tapar o sol com a peneira.

- Para mim errou também na punição para Vettel em 10 posições no GP da Malásia pelo incidente hoje e na multa de US$ 50.000,00 para Vettel, também, por ter tentado continuar com o carro bem destruído. O correto teria sido dar uma bandeira preta e aí se ele não parasse sim multá-lo. A punição para Trulli em 25s por uma ultrapassagem indevida eu não vi o lance, mas deve estar certo, imagino. Com todas estas lambanças começo a ficar preocupado com o futuro da F1. Cada vez mais está se perdendo o controle e cada vez mais fica escancarado que para a FIA e FOM a F1 nada é mais que um bom negócio. A única coisa boa que tenho visto nesta lenga-lenga toda é que as equipes estão mais unidas. Acho que isso será o pontapé inicial para as coisas voltarem para os eixos.

- O mundial de pilotos por enquanto fica assim.

1. Button (Brawn) - 10 pontos
2. Barrichello (Brawn) - 8 pontos
3. Hamilton (McLaren) - 6 pontos
4. Glock (Toyota) - 5 pontos
5. Alonso (Renault) - 4 pontos
6. Rosberg (Williams) - 3 pontos
7. Buemi (Toro Rosso) - 2 pontos
8. Bourdais (Toro Rosso) - 1 ponto

- E o mundial de construtores fica assim.

1. Brawn - 18 pontos
2. McLaren - 6 pontos
3. Toyota - 5 pontos
4. Renault - 4 pontos
5. Williams - 3 pontos
6. Toro Rosso - 3 pontos

- O ano promete. Pena que provavelmente voltará a ocorrer intervenções dos engravatados nos resultados. Eles estão gostando demais da brincadeira.

- Daqui a 1 semana tem GP da Malásia.

Nenhum comentário: