domingo, 6 de abril de 2008

Ferrari confirma domínio

Na corrida de hoje a Ferrari confirmou seu domínio na pista do Bahrein e conquista dobradinha. Felipe Massa com a corrida na mão desde a largada, superando Kubica, venceu com facilidade e sobra. Pode-se dizer que venceu de ponta a ponta. Raikkonen, apesar de não conquistar a vitória, assumiu a ponta da tabela de pilotos.

A McLaren, por sua vez, fez uma corrida apenas discreta com Kovalainen, chegando em 5º, e desastrosa com Hamilton. O piloto inglês destruiu o carro na sexta, no final do dia de treinos livres, conquistou apenas uma 3ª posição no grid, largou mal e caiu para 10º. Numa tentativa desesperada de recuperação colidiu com Nelsinho e quebrou o bico, caindo para o final da classificação. Cruzou a linha de chegada apenas em 13º, não pontuando.

O grande destaque do dia ficou por conta da BMW, que conquistou o seu 3º pódio em 3 etapas (2º seguido de Kubica) e um 4º lugar com Heidfeld. A equipe inclusive, depois desta 3º etapa, figura na ponta da tabela de construtores e Heidfeld aprece em 2º no de pilotos. BMW vem dando mostras de que se aproxima perigosamente de Ferrari e McLaren. Diria até que neste momento está um pouco a frente da McLaren e próxima da Ferrari. Kubica hoje foi facilmente superado por Massa e Raikkonen ainda na primeira volta, mas passou toda a corrida na cola de Raikkonen. Chegou a apenas 1.6 s de Raikkonen.

Destaco ainda o desempenho de Jarno Trulli, que vem fazendo boas apresentações neste ano. Trulli foi 6º hoje e aparece em 7º na tabela. É o primeiro piloto não Ferrari, McLaren ou BMW na lista. Completando a zona de pontuação ainda aparecem Webber e Rosberg.

Rubinho enfrentou problemas durante o final de semana e terminou apenas em 11º, a apenas 0.7 s de Fernando Alonso. Nelsinho chegou a dar um rodada no toque de Hamilton no começo da corrida e abandonou com problemas no câmbio, que começaram a atormetá-lo antes mesmo da largada. Talvez devido aos problemas com o carro, tenha feito uma corrida apenas mediana.

O mundial de pilotos ficou assim:

1 - Raikkonen (Ferrari) 19 pontos
2 - Heidfeld (BMW) 16 pontos
3 - Hamilton (McLaren) 14 pontos
4 - Kubica (BMW) 14 pontos
5 - Kovalainen (McLaren) 14 pontos
6 - Massa (Ferrari) 10 pontos
7 - Trulli (Toyota) 8 pontos
8 - Rosberg (Williams) 7 pontos

Já o mundial de construtores fica assim:

1 - BMW 30 pontos
2 - Ferrari 29 pontos
3 - McLaren 28 pontos
4 - Williams 10 pontos
5 - Toyota 8 pontos
6 - Renault 6 pontos
7 - Red Bull 4 pontos
8 - Toro Rosso 2 pontos

No momento vejo um campeonato com Ferrari, BMW e McLaren, nesta ordem, bem à frente das demais. Seguida por Toyota, Red Bull, Renault e Williams, nesta ordem. Red Bull poderia estar a frente da Toyota, mas sua dupla de pilotos atrapalha. Poderia colocar a Honda ali disputando com a Renault, mas apesar de achar que tem carro para isso não está sabendo converter isso em pontos, por erros hora dos pilotos, hora da equipe. Toro Rosso, apesar da dupla extraordionária, não tem um carro bom. Lembrando que ainda corre com um carro (modificado) do ano passado.

No contexto da disputa de pilotos, continuo achando que Raikkonen mantém favoritismo. Massa não tem conseguido acompanhá-lo e a McLaren apesar de ter um carro bom, parece ter enfrentado problemas com acerto. Não acredito que os pilotos da BMW entrem na briga pelo título. Como a própria equipe fala, eles no momento brigam por pódio e pela primeira vitória. Para o título de pilotos é preciso conquistar vitórias regular mente para pensar em título.

Lembrando que a F1 volta em 3 semanas (dia 27/04) em Barcelona (Espanha), iniciando a fase européia. Todas as equipes devem apresentar evoluções no carro lá.

Nenhum comentário: