segunda-feira, 28 de abril de 2008

Domínio completo da Ferrari na Espanha

A equipe italiana vem a cada GP mostrando mais força. Depois de uma etapa de abertura desastrosa com o abandono dos dois monopostos, a equipe acumulou 3 vitórias consecutivas e nas duas últimas com dobradinha. Na Malásia só não foi outra dobradinha pelo erro de Massa, que o deixou preso na brita. Ao final do 4º GP a Ferrari assume a liderança e abre 12 pontos de vantagem para a 2º no mundial (BMW) e 13 para a 3º (McLaren).

A grande surpresa do final de semana ficou por conta do bom desempenho da equipe Renault no treino classificatório. Foi a única equipe - fora Ferrari, BMW e McLaren - a colocar os dois carros no Q3. Além deles, chegaram ao Q3, Trulli da Toyota e Webber da Red Bull. A equipe Renault alinhou Alonso na 2º posição e Nelsinho na 10º no grid de largada. Mesmo levando em conta que a Renault de Alonso tinha menos combustível que os carros de Ferrari, BMW e McLaren, foi um grande avanço. Só para se ter idéia, Alonso parou na 16ª volta, enquanto que a primeira Ferrari a parar (de Massa), só parou na 19ª volta. Depois da primeira rodada de paradas, Alonso que perdeu a 2ª posição para Massa na largada, caiu para 5º. Alonso provavelmente terminaria aí se não fosse a quebra de seu motor. Quanto a seu companheiro, o brasileiro Nelsinho Piquet, mateve sua posição na largada. Depois de uma escapa e caiu para o final do grid. Na ânsia de recuperar o terreno perdido, Nelsinho colidiu com Bourdais (Toro Rosso) numa tentativa de ultrapassagem.

Raikkonen, por sua vez, não teve a mínima dificuldade em vencer de ponta-a-ponta praticamente. Só não foi mais fácil devido às 2 entradas do safety car. A primeira aconteceu logo no início devido a um choque entre a Force India de Sutil e a Toro Rosso de Vettel. Aparentemente Sutil forçou demais numa curva e rodou. Vettel não conseguiu desviar e colidiu com o carro da Force India. A segunda entrada ocorreu durante a primeira rodada de paradas, devido a um fortíssimo acidente com Heikki Kovalainen (McLaren). Aproximava-se o momento de Heikki parar. Seu pneu dianteiro esquerdo estourou e ele virou passageiro de seu próprio carro. Colidiu a aproximadamente 200 km/h com um ângulo de quase 90° contra uma barreira de proteção de pneus.

Houve um certo desespero por parte da equipe responsável pelo atendimento inicial porque a cabeça do piloto ficou embaixo de pneus e da manta que recobre a barreira. Quando os fiscais puxaram o carro, a viseira do capacete estava manchada de vermelho. Só depois percebeu-se que a mancha tinha sido gerada pelo contato com a manta da barreira. O piloto não sofreu lesões de maior seriedade. A única preocupação fica por conta da forte desaceleração.

Massa fez uma boa largada, ultrapassou Alonso ainda na reta e chegou a ameaçar Raikkonen, mas não conseguiu ultrapassá-lo e depois apenas manteve sua posição sem voltar a ameçar a o companheiro. Hamilton também fez uma boa largada e ultrapassou Kubica ainda na reta. Depois chegou a andar próximo a Massa, mas sua ameaça não durou muito. Raikkonen, Massa, Hamilton e Kubica não trocaram mais de posição até o término do GP.

Completaram a zona de pontuação Webber, Button, Nakajima e Trulli. Button marcou os primeiros pontos para a Honda no ano e Nakajima (Williams) volta a pontuar depois de zerar na Malásia e no Barhein. Webber e Trulli mantiveram o bom desenpenho no ano e pelo 3º GP consecutivo marcam pontos. A Honda apresentou melhoras claras em seu desempenho, mas não tanto quanto a Renault. Button marcou 3 pontos e Barrichelo abandou quando estava em 6º, depois de colidir com Fisichella nos boxes.

A corrida foi um tanto que chata, praticamente sem ultrapassagem. Só lembro de uma para falar a verdade. Foi de Heidfeld (BMW) sob Fisichella (Force India). Heidfeld que, por sinal, teve um final de semana para esquecer. Largou apenas em 9º e deu azar de ter de entrar nos boxes fechado. Teve de pagar 10s de penalização.

Pela evolução do campeonato depois destas 4 etapas de um total de 18, a equipe desponta como favorita ao título e com larga vantagem. As únicas que podem pensar em lutar com a Ferrari, BMW e McLaren, parecem estar em um mesmo nível e um tanto que distantes da equipe italiana. Segue a classificação no mundial.

1 - Ferrari - 47 pontos
2 - BMW - 35
3 - McLaren - 34
4 - Williams - 12
5 - Toyota - 9
6 - Red Bull - 8
7 - Renault - 6
8 - Honda - 3
9 - Toro Rosso - 2

Acredito que o campenato deva evoluir para uma distanciação da Ferrari. Uma briga intensa entre BMW e McLaren pela 2ª posição. Queda da Williams para 7º, talvez 8º a depender da Honda. Acredito que Renault irá superar Toyota e Red Bull. Estas últimas, por sua vez, devem continuar a briga intensa que vêm travando.

No mundial de pilotos, parece que o título fica mesmo entre Raikkonen e Massa. Confirmando-se isso, Raikkonen já conquistou uma vantagem considerável no campeonato. Está na ponta da tabela com 29 pontos. Tem 9 pontos de vantagem para o 2º colocado (Hamilton) e 11 pontos de vantagem para Massa (4º). Segue a classificação no mundial.

01 - K. Raikkonen - 29 pontos
02 - L. Hamilton - 20
03 - R. Kubica - 19
04 - F. Massa - 18
05 - N. Heidfeld - 16
06 - H. Kovalainen - 14
07 - J. Trulli - 9
08 - M. Webber - 8
09 - N. Rosberg -7
10 - F. Alonso - 6

Acredito que o campeonato deva evoluir para uma distanciação de Raikkonen e Massa nas duas primeiras posições. Muito provavelmente com Raikkonen abrindo cada vez mais para Massa. Hamilton e Kubica devem promover uma briga mais intensa pela 3ª posição e Kovalainen e Heidfeld tentando alcançá-los. Estou curioso para ver a briga interna McLaren e um tanto que decepcionado com o desempenho de Heldfeld ao mesmo tempo que surpreso com o crescimento de Kubica. Acredito que logo logo Alonso assume a 7ª posição e deve terminar aí.

O próximo GP é na Turquia em duas semanas.

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