segunda-feira, 5 de novembro de 2007

[F1] E a novela continua

A McLaren finalmente liberou Alonso de pagar a tal multa que o prendia a equipe até 2009. Assim, por enquanto, só temos uma certeza: Alonso não corre pela McLaren ano que vem. Já a definição da equipe em que correrá ano que vem deve acontecer apenas em Dezembro quando voltar de férias.

Por enquanto apenas muita especulação. Já se falou em Ferrari, BMW, Renault, Williams, Red Bull, Toro Rosso e Toyota. Toro Rosso e Williams é extremamente difícil de acontecer, pela carência de estrutura e recursos. Toyota conta com muito dinheiro, mas ainda não mostrou a que veio. Sobra dinheiro, mas falta organização. Também não acredito muito.

Das que restaram Renault é a mais cotada pela história de Alonso na equipe e pelo interesse de Briatore (chefe da equipe), mas aqui o grande problema estaria no tempo de contrato. Renault deseja um acordo para 3 anos e Alonso só quer acordo para 1 ou, no máximo, 2 anos. Alonso estaria pensando em Ferrari ou BMW para 2009 e Briatore quer um investimento para um maior prazo.

Quanto a Ferrari eu não acredito muito. Para ano que vem a equipe está fechada e para 2009 também não vejo muita esperança para Alonso. Acredito até que Montezemolo tenha pensado em contratar Alonso no decorrer da temporada, mas com o título de Raikkonen e a renovação de Massa até 2010, só vejo esta possibilidade para 2011. BMW seria uma possibilidade para Alonso em 2009, mas não acho que seja muito o perfil da equipe. A BMW tem demonstrado ser conservadora em seus investimentos.

Fora a possibilidade real de acerto com a Renault, vejo, até com maior chances de sucesso, um acordo com a Red Bull. A equipe tem dinheiro para investir, já vem montando uma boa estrutura desde a contratação de Adrian Newey (projetista responsável pela grande ascenção da Williams nos anos 90 e pelos carros de Haikkonen nas conquistas dos mundiais de 1998 e 1999 pela McLaren) e vem se mostrando bastante disposta a dar um grande salto com esta possível contratação de Alonso. Estaria disposta também a contratar Ross Brawn. Acho que esta seria a possibilidade mais interessante para a F1 como um todo. Para Alonso porderia ser até uma parceria de longo prazo.

Quanto a vaga deixada por Alonso na McLaren, os mais cotados são: Nico Rosberg (Williams), Kovalainen (Renault) Vetel (Toro Rosso) e Sutil (Spyker). Todos parecem boas apostas. Rosberg e Kovalainen tiveream neste ano a oportunidade apresentar bons resultados, uma vez que corriam em equipes intermediárias. Já Vetel e Sutil ainda não tiveram grandes chances de mostrarem todo o potencial, mas conquistaram alguns resultados importantes. Pelo que já declarou Hamilton e Ron Dennis a equipe irá procurar alguém para assumir um posto de coadjuvante.

Nenhum comentário: