terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ross Brawn volta a F1

Depois de 10 anos na Ferrari e um ano sabático, Ross Brawn volta a F1. Ross Brawn ficou bastante conhecido por sua parceria com Michael Schumacher na conquista do bicampeonato (1994 e 1995) e depois os cinco títulos na Ferrari (2000-2004). Neste período ganhou fama de grande estrategista de corrida, mas Ross Brawn é muito mais que estrategista. Na Ferrari ele era o responsável por avaliar os testes nos modelos e apontar com precisão onde e como os projetitas deveriam evoluir. Ele tem um profundo conhecimento técnico.

Agora, depois de um 2007 de descanso, Brawn anuncia seu retorno e surpreendemente este retorno não é para a Ferrari. Brawn assume agora uma função de direção técnica na Honda. Terá como desafio liderar o desenvolvimento dos carros da Honda.

É importante observar as reações da equipe Honda durante este ano desastroso. A equipe dá sinais de estar bastante disposta a retomar o caminho certo. Além de Ross Brawn, neste ano contratou o projetista Jorg Zander e o especialista em aerodinâmica Louic Bigois. Zander já trabalhou para Williams e BMW e foi o responsável pelo projeto do carro da BMW desta temporada, a grande surpresa da temporada. Bigois foi o responsável pela aerodinâmica dos carros da Williams deste ano, que apresentou um grande desempenho se considerarmos as limitações financeiras da equipe.

Acredito que durante a temporada 2008 já poderemos observar um grande avanço da Honda e em 2009 teremos uma equipe dando trabalho às líderes.

Nenhum comentário: